Rádio Colmeia

15 novas casas são entregues em Porto União

outubro 09
12:57 2019

Foto: Comunicação Prefeitura de Porto União

No sábado, dia 05 de outubro, a comunidade do Conjunto São Bernardo do Campo teve muitos motivos para comemorar. Foi realizada a entrega de mais um lote de quinze casas populares. O problema que vinha se arrastando desde outubro de 2012 quando os moradores cederam suas casas esperança de terem uma casa de alvenaria em poucos meses, agora, sete anos mais tarde, estão recebendo o que foi prometido. Isso porque o prefeito Eliseu colocou como meta de sua administração sanar esse problema de uma vez por todas devolvendo a dignidade às famílias prejudicadas.

As obras foram anunciadas em 2012 e previam a construção de 150 casas populares em alvenaria. Nem pode ser iniciada no mesmo anto porque era período eleitoral. Mesmo assim trinta famílias deixaram suas casas para ceder espaço às obras com a promessa de que voltariam para um novo lar em poucos meses. As obras iniciaram com a empresa vencedora da licitação e paralisaram pouco tempo depois. Os moradores até entraram com uma ação coletiva contra a empresa na esperança de que as obras fossem retomadas. A Concresul, empresa que venceu a licitação, abandonou a obra e uma nova licitação precisou ser iniciada onde não houve interessados porque os valores já estavam defasados.  Outra licitação foi aberta em 2014 com a empresa Leme Ribas sendo a vencedora que conseguiu finalizar apenas nove casas, paralisando as obras novamente.

As casas que deveriam ter sido concluídas em junho de 2016 se arrastaram até os dias de hoje. Os recursos que haviam sido devolvidos foram readequados para a construção de 43 unidades sendo que destas 18 já foram entregues à população. Foi preciso reduzir a quantidade de casas para adaptar os recursos à realidade financeira do município que tem sua contrapartida da obra.

Contando com o apoio total do deputado Federal Marco Tebaldi junto ao Ministério das Cidades, o prefeito Eliseu Mibach conseguiu a liberação dos recursos para concluir além das casas, várias outras obras para o bairro como pavimentação com passeios atendendo às normas de acessibilidade, regularização fundiária, melhoria da iluminação pública e projeto social.

Além de devolver a dignidade para as famílias que acreditaram no poder público como sempre enfatiza o prefeito, a devolução das casas para seus donos também é uma questão de economia já que o aluguel social que essas pessoas recebem, saem dos cofres municipais mensalmente.

Os beneficiados do penúltimo lote entregue são Pedro Alonso; Terezinha Leite; Admir Alves; Ivani Barbosa; Luisa Aparecida da Mota; Edite Cardoso Thomas; Roseli da Silva; Beatriz Xavier; Lindamir Lopes Martins; Regiane Narciza Padilha; Lindarci Bueno da Silva; Rosa Marilene Weiss; Célia Padilha; Sonia Mara da Silva e Adriana Aparecida Rosa.

Foto: Comunicação Prefeitura de Porto União

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há nenhum comentário no momento, você quer adicionar um?

Escrever comentário

Escrever comentário

Calendário

dezembro 2019
D S T Q Q S S
« nov    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Últimos Cometários

lindas casas muito bem construidas parabens a todos os que estao trabalhando nessa obra,ao nosso...

Parabéns pelo artigo,adorei!...

mas entao, eu vou falar este leve comentario. de inicio te digo parabens pelo excelente...

Colméia no Facebook