31 de maio finaliza o Cadastro Ambiental Rural (CAR) » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

31 de maio finaliza o Cadastro Ambiental Rural (CAR)


8 de março de 2018

Foto: Divulgação

O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Santa Catarina (Fetaesc), José Walter Dresch, em entrevista para a Rádio Colmeia, destacou e lembrou aos agricultores e proprietário de áreas rurais de Santa Catarina, como também para o Sul do Paraná, que no dia 31 de maio de 2018, vence o prazo para se feito o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Ainda segundo o presidente da Fetaesc, a importância do CAR se baseia no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, com delimitação das Áreas de Proteção Permanente (APP), Reserva Legal (RL) e remanescentes de vegetação nativa, com o objetivo de traçar um mapa digital a partir do qual são calculados os valores da área para diagnóstico ambiental. Sendo assim, não substitui o registro do imóvel, sendo um ato meramente declaratório do produtor rural sobre as características ambientais do seu imóvel rural ou posse.

Vale lembrar que o CAR foi uma determinação como prevê o artigo 2º, inciso II, do Decreto n. 7830/12, que institui e regulamenta o Cadastro Ambiental Rural, com texto idêntico ao artigo 29 do Código Florestal.

O Cadastro Ambiental Rural, foi por duas vezes prorrogado pelo Governo Federal, pois segundo as instituições que atuam em prol do homem do campo, o serviço de mapeamento não seria feito com sucesso por falta de tempo hábil e por isso o prazo foi prorrogado para o fim de 2017, e em seguida para o dia 31 de maio de 2018.

José Walter Dresch, presidente da Fetaesc, fala sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e diz que as entidades ligadas as ações do homem do campo em cada cidade tem as informações para fazer o CAR.

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Produção de alho e cebola ainda sente efeito das chuvas de 2023, aponta Boletim Agropecuário de abril

Os preços do alho e da cebola aumentaram gradativamente desde o início deste ano. No mês de março, o preço médio pago ao produtor catarinense de cebola chegou ao maior valor nominal desde novembro de 2019: R$3,82 por quilo. Já o preço do alho, das três faixas levantadas pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), mais que dobrou […]

Porque comemos bolo e assopramos velas nos aniversários?

Entenda de onde veio a tradição que está presente nas festas de aniversário Amigos queridos, boa música, comida gostosa e claro, um bolo para compartilhar e velas para assoprar. No Brasil e em grande parte do mundo, é uma fortíssima tradição ter um bolo feito especialmente para a festa de aniversário com velinhas em cima. […]

Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa

Obras estão expostas na Prefeitura Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa Para festejar os 62 anos da cidade de Matos Costa, a sede da Prefeitura do município, recebeu na noite de segunda-feira, 22 de abril, a 1ª Mostra de Artes Plásticas com obras da Associação dos Artistas Plásticos […]