350 crianças dizem “não as drogas”, em Porto União » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

350 crianças dizem “não as drogas”, em Porto União


5 de julho de 2013

 

Alunos fazendo o juranto do Proerd.  Foto: Marciel Borges

Alunos fazendo o juramento do Proerd.
Foto: Marciel Borges

 

Na noite desta quinta-feira, 4, cerca de 350, criança das escolas de Porto União reafirmarão o compromisso de ficar longe das drogas e violência. O motivo do não foi à formatura do Programa Educacional de Resistência as Drogas (Proerd), por parte da Polícia Militar de Porto União Santa Catarina.

A formatura aconteceu no Cine Teatro Ópera, e contou com a presença de várias famílias e das autoridades locais e do comando da Polícia Militar de Porto União.

Segundo o comandante Tenente Jorge Padilha Dias, o trabalho realizado em sala de aula teve uma duração de seis meses, perfazendo um total de 11 aulas. Os temas trabalhos em sala de aula têm como meta orientar as crianças das consequências negativas do uso de qualquer droga como maconha, cigarro e da bebida alcoólica e também sobre a violência que qualquer pessoa pode sofrer.

O prefeito de Porto União Anízio de Souza destacou o trabalho realizado pelos policiais do Proerd, e relembrou de uma informação repassada pelos veículos de comunicação de um fato de violência de dois filhos contra a mãe na cidade de Bituruna, por causa de dinheiro para comprar drogas. Anízio desejou sucesso para as crianças. “Parabéns a todas as crianças das escolas de Porto União pela sua formatura e tenho certeza que estarão sempre longe das drogas e lutando para que muitas outras crianças fiquem longe deste mau”. Destacou o prefeito.

A Sargento e professora do Proerd, Tatiane Wegrnen,  ressaltou o trabalho com seus alunos. “Foi muito bom trabalhar e repassar tantas informações para vocês meus alunos. Desejo sucesso a cada um de vocês”. Finalizou.

Um dos momentos que as crianças mais esperavam era a chegada do Leão Dare, mascote do Proerd, que fez a festa com todas as crianças e terminado a festa de formatura com muita música.

 

Exemplo para as crianças:

 

Durante a formatura do Proerd, foram passados dois vídeos de duas personalidades que apoiam o trabalho do Proerd, e disseram não as drogas e deixaram sua mensagem para os garotos e garotas. O primeiro a deixar a sua mensagem é o jogador Neymar e o segundo foi o cantor Luan Santana.

 

 

Policiais do Proerd:

 

A Sargento Tatiane Wegrnen, agradecendo aos seus alunos do Proerd. Foto: Marciel Borges

A Sargento Tatiane Wegrnen, agradecendo aos seus alunos do Proerd.
Foto: Marciel Borges

 

Os policiais militares que realizam o trabalho com os alunos da Rede Municipal de Ensino de Porto União, com as orientações do Proerd são: A Sargento Tatiane Wegrnen, Soldado Claudinei José Kziazek e o Soldado Márcio Grabarek.

 

 

 

 

 

O que é o Proerd:

 

O Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education – D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil; conta com três currículos:

 

1- PROERD para Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental,
2- PROERD para 4ª série/5º ano do ensino fundamental,
3-  PROERD para Pais/Responsáveis.

 

O Programa possui como material didático o Livro do Estudante, o Livro dos Pais e o Manual do Instrutor, auxiliando aos respectivos alunos e Policiais PROERD no desenvolvimento das lições.
O Programa consiste em uma ação conjunta entre as Policias Militares, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.
O PROERD é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, que imbuía de sua missão institucional, vem de uma sociedade mais saudável e feliz.

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Produção de alho e cebola ainda sente efeito das chuvas de 2023, aponta Boletim Agropecuário de abril

Os preços do alho e da cebola aumentaram gradativamente desde o início deste ano. No mês de março, o preço médio pago ao produtor catarinense de cebola chegou ao maior valor nominal desde novembro de 2019: R$3,82 por quilo. Já o preço do alho, das três faixas levantadas pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), mais que dobrou […]

Porque comemos bolo e assopramos velas nos aniversários?

Entenda de onde veio a tradição que está presente nas festas de aniversário Amigos queridos, boa música, comida gostosa e claro, um bolo para compartilhar e velas para assoprar. No Brasil e em grande parte do mundo, é uma fortíssima tradição ter um bolo feito especialmente para a festa de aniversário com velinhas em cima. […]

Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa

Obras estão expostas na Prefeitura Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa Para festejar os 62 anos da cidade de Matos Costa, a sede da Prefeitura do município, recebeu na noite de segunda-feira, 22 de abril, a 1ª Mostra de Artes Plásticas com obras da Associação dos Artistas Plásticos […]