5ª Festa da Erva-Mate será nos dias 28 e 29 » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

5ª Festa da Erva-Mate será nos dias 28 e 29


16 de novembro de 2015

A Prefeitura de Cruz Machado promove no próximo final de semana, nos dias 28 e 29 de novembro, na praça Papa Pio XII, a 5ª Festa da Erva-Mate. O evento conta com o apoio da Comissão Organizadora para o Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Cultura da Erva-Mate (Codacem).

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A quinta edição será embelezada pela Rainha Taiane Fries, 1ª Princesa Adriane Baldessar e 2ª Princesa Morgana Gauer. A festividade tem como propósito manter viva a tradição do povo de Cruz Machado, divulgar o potencial da cadeia produtiva da erva-mate no município, desde a semente até o produto final, além de promover uma confraternização entre produtores, industriais e consumidores.

O evento tem início no sábado, 28 de novembro, às 7h, com rodas de chimarrão, 10h, recepção de autoridades e imprensa, 10h30, abertura da praça de alimentação – 12h, almoço, 13h, início das apresentações artísticas, 21h, Show Grupo Fogo de Chão, e às 23h, Show Grupo Sarandeio do Rio Grande. No domingo, 29 de novembro, a programação inicia às 7h, com mais rodas de chimarrão, 9h, 2ª Corrida Rústica da Erva-Mate, 10h30, abertura da praça de alimentação, 10h45, Gravação (Ao Vivo) do Programa Alô Tchê (TV É Paraná), 11h45, apresentações artísticas do CTG Os Birivas, 12h,almoço, 13h, 3º Concurso da Maior Folha de Erva-Mate, 15h, Show Grupo Garotinhas de Ouro e às 17h, Show Grupo Garotos de Ouro. Durante os dois dias do evento haverá Escola do Chimarrão, Exposição de Empresas, Exposição de Pequenos Animais Canil Greissy Kelly (Passo Fundo – RS).

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Para o prefeito de Cruz Machado, Antonio Luis Szaykowski, a 5ª Festa da Erva-Mate possui uma grande importância para agricultura familiar do município. A ideia do evento é que a erva-mate seja cada vez mais reconhecida com fonte de recurso na cidade, que gera uma importante economia para as famílias, comércio, empresas e também ao município. “O cultivo da erva-mate é a grande fonte de renda para a nossa agricultura familiar. Nós vemos os agricultores melhorando as suas residências, seus veículos, tratores, implementos agrícolas e mudado a realidade econômica da nossa região, graças ao cultivo da erva-mate”, acredita.

Segundo dados da Secretaria Municipal da Agricultura, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab) e Departamento de Economia Rural (Deral), somente em 2014 a área de plantação da erva-mate em Cruz Machado foi de seis mil hectares e a produção de 75 mil toneladas. O valor gerado no município, no ano passado, foi de R$ 90.468.000,00. A erva-mate é uma das culturas mais importantes para o desenvolvimento no município. Cruz Machado é conhecido como o maior produtor de erva-mate, em que aproximadamente 3 mil famílias produzem a cultura no município.

 

 

Via comunicação Prefeitura de Cruz Machado.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Maior café do mundo usa 300 kg de pó e água de caminhão pipa; é brasileiro

O maior café do mundo tem dono e é brasileiro. Vem de Brejetuba, interior do Espírito Santo. A cidade é conhecida como a “Capital Estadual do Café Arábica”. Para o preparo da bebida, são necessários mais de 300 quilos de pó de café e 4 mil litros de água quente, bombeados por um cano de […]

Máquinas iniciam trabalhos emergenciais no morro do Dona Mercedes em União da Vitória

O investimento do Governo do Estado é de R$ 31.608.111,24 e se trata de mais uma conquista que vem por meio do trabalho incansável do deputado Hussein Bakri As máquinas e trabalhadores da empresa Engemass já estão mobilizados no morro do Dona Mercedes em União da Vitória. A obra que se inicia nesta quarta-feira, dia […]

Inaugurado primeiro frigorífico de coelhos do Planalto Norte Catarinense

O Planalto Norte saiu na frente e nesta sexta-feira, 12, inaugurou o primeiro frigorífico de coelhos do Estado com registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) emitido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O Frigorífico da Associação dos Pequenos Agricultores Ecológicos e Orgânicos (Apaeco) fica na Colônia […]