Rádio Colmeia

5ª Festa da Erva-Mate supera expectativas de público

dezembro 01
14:52 2015
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Cruz Machado, com o apoio da Comissão Organizadora para o Desenvolvimento e Aperfeiçoamento da Cultura da Erva-Mate (Codacem), realizou nesse final de semana, nos dias 28 e 29 de novembro, na praça Papa Pio XII, a 5ª Festa da Erva-Mate e o 63º aniversário do município de Cruz Machado.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Festa da Erva-Mate tem como propósito manter viva a tradição do povo de Cruz Machado, divulgar o potencial da cadeia produtiva da erva-mate no município e também promover uma confraternização entre produtores, industriais e consumidores. A festividade também tem como objetivo divulgar o produto erva-mate, que a cultura seja cada vez mais reconhecida com fonte de recurso para o município, que gera uma importante economia para as famílias, comércio, empresas e também para o município.

Segundo dados da Secretaria Municipal da Agricultura, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab) e Departamento de Economia Rural (Deral), somente em 2014 a área de plantação da erva-mate em Cruz Machado foi de seis mil hectares e a produção de 75 mil toneladas. O valor gerado no município, no ano passado, foi de R$ 90.468.000,00. A erva-mate é uma das culturas mais importantes para o desenvolvimento no município. Segundo dados prévios levantados, o valor gerando em 2014 e de 2015 deve ultrapassar R$ 200 milhões.

Cruz Machado é conhecido como o maior produtor de erva-mate, em que aproximadamente três mil famílias produzem a cultura no município. A cidade possui ervateiras que classificam, desidratam e moem o produto e a maior parte da produção é enviada para outras cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e também para o Uruguai e Argentina.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

As atividades da 5ª Festa da Erva-Mate tiveram início na sexta-feira, 27, com a realização do 3º Seminário da Erva-Mate, no Centro de Produção Mieczyslaw Otto. O evento abordou como assunto “A Implantação e Manutenção de Ervais”. O encontro foi dividido em três estações, com diferentes assuntos da erva-mate, como implantação, reforma e podas e poda de erva-mate com uso da tesoura elétrica. O evento tem como objetivo apresentar importantes novidades sobre a produção de erva-mate, entre outras temáticas importantes para os produtores de Cruz Machado e região. Com a realização do seminário é possível trazer novos conhecimento e transformar a erva-mate como uma das principais culturas na propriedade dos agricultores. O seminário foi realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Florestas, Codacem, Casa Familiar Rural e Prefeitura de Cruz Machado.

Segundo o secretário de Agricultura, Silmar Kazenoh, a erva-mate possui uma grande importância econômica para Cruz Machado. “Hoje em nosso município, aproximadamente 80% das famílias possuem propriedades com o plantio da erva-mate. Além das festividades, o seminário é um importante momento em que está trazendo novas tecnologias, novas informações para os agricultores, é uma oportunidade de aprimorar os conhecimentos melhorar a qualidade a produção”, comenta Kazenoh.

Dados importantes, com valores expressivos estão destacando município como grande produtor de erva-mate. “É uma renda que fica aqui em nossa cidade e um dinheiro que movimenta o comércio. A festa é importante para a divulgação de um grande destaque da produção de Cruz Machado”, comenta o secretário de Agricultura.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Os prefeitos da Associação dos Municípios Sul Paranaense (Amsulpar) prestigiaram no sábado, 28 de novembro a Festa da Erva-Mate. Também esteve presente o deputado Estadual Hussein Bakri, os meios de comunicação da região, que realizaram transições ao vivo de entrevistas com as autoridades presentes no encontro.

A festividade também foi composta por apresentações de talentosos artistas locais e regionais, com show de gaita, violão e muita música gaúcha que tomou conta do ambiente da festa. Também houve exposições de várias empresas da cidade e região e o Canil Greissy Kelly fez a alegria das crianças e dos visitantes da 5ª Festa da Erva-Mate, com exposição de pequenos animais.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A 5ª Festa da Erva-Mate foi representada pela Rainha Taiane Fries, 1ª Princesa Adriane Baldessar e 2ª Princesa Morgana Gauer. A abertura oficial da festividade aconteceu na noite do sábado, 28, e reuniu a população da cidade, visitantes e turistas. Na abertura esteve presente o prefeito de Cruz Machado, Antonio Luis Szaykowski, vice-prefeito, Edison José Warken, presidente da

Codacem, Vilfrid Kirschner, secretários municipais, vereadores e membros das entidades municipais.

No domingo, 29, a Secretaria Municipal de Esportes promoveu a 2ª Corrida Rústica da Erva-Mate. O evento reuniu 236 atletas de 11 municípios e teve como objetivo estimular a prática de atividades físicas para os cidadãos das diversas faixas etárias, de ambos os sexos, de toda a nossa região e também comemorar os 63 anos de Cruz Machado.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A tarde do domingo foi animada pelas lindas apresentações do CTG Os Birivas, de União da Vitória, e do Grupo Passos Gaúcho, do município de Bituruna. O artista de rua Juan Portillo esteve na  Festa e agradou a todos com a imitação de Charles Chaplin e conquistou admiradores da cidade.

A TV É Paraná esteve presente na 5ª Festa da Erva-Mate. A equipe realizou a gravação do Programa Alô Tchê, que divulga a cultura sulista de forma simples e genuína. A atração é comandada pelo Othoniel Taborda e deve ser vinculadas nas próximas semanas.

O 3º Concurso da Maior Folha da Erva-Mate recebeu a participação de 122 agricultores. A terceira maior folha com 27,5 cm foi do produtor Daniel Waligura, a segunda maior é de Inácio Werus, com 28,2 cm, e a grande campeã com 28,4 cm foi da Empresa Capimar Industrial.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os dois dias foram animados pelos shows do Fogo de Chão, Sarandeio do Rio Grande, Garotinhas de Ouro e Garotos de Ouro. Os visitantes também aproveitaram para visitar o ônibus da Escola do Chimarrão. A visitação era composta por explicações de aspectos históricos e medicinais sobre a erva-mate, passo a passo do preparo de 36 tipos de chimarrão e também dicas e truques para o preparo da tradicional bebida, com cuidados coma erva-mate e água quente.

Para o prefeito de Cruz Machado, Antonio Luis Szaykowski, as ações promovidas durante a 5ª Festa da Erva-Mate possuem com uma grande importância para agricultura familiar do município. A ideia do evento é que a erva-mate seja cada vez mais reconhecida com fonte de recurso na cidade, que gera uma importante economia para as famílias, comércio, empresas e também para o município. “A Festa da Erva-Mate superou todas as expectativas e definitivamente carimbamos o município de Cruz Machado como o maior produtor de erva-mate do Brasil e também carimbamos a festa regional e principalmente construímos de forma coletiva a identidade para o município”, acredita.

Via comunicação Prefeitura de Cruz Machado.

Share

Sobre o Autor

marciel

marciel

Marciel Borges é jornalista graduado pelo Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), onde atualmente faz pós-graduação em MBA Gestão de Produção Criativa em Comunicação. Marciel atuou em emissoras de rádio Comunitária da região e na área da internet, onde pode adquirir conhecimento. No ano de 2012, realizou o seu trabalho de conclusão de Curso (TCC) contanto a História da Rádio Colmeia, sendo convidado para fazer parte do jornalismo digital da emissora.

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há nenhum comentário no momento, você quer adicionar um?

Escrever comentário

Escrever comentário

Calendário

junho 2018
DSTQQSS
« maio  
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Últimos Cometários

Excelente serviço da POLÍCIA CIVIL de Porto União, mostrando que o serviço de investigação...

Se houver pessoas serias na policia da regiao este crime sera solucionado rapidamente. Queremos uma...

Realmente nosso Pais ta sendo uma vergonha eu apoio obviamente os caminhoneiro pelos direito deles...

Colméia no Facebook