A recuperação da Maria Fumaça 310 da nossa Etnia » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

A recuperação da Maria Fumaça 310 da nossa Etnia


17 de janeiro de 2020

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O sonho dos ferroviários e da população de Porto União (SC) e União da Vitória (PR), se tornou realidade na tarde desta quinta-feira, 16 de janeiro de 2020, quando foi retirada da praça do Contestado a Maria Fumaça 310, que está indo para a cidade de Rio Neguinho, para a sua recuperação.

O trabalho de retirada da Maria Fumaça 310 teve início às 13h30, e com a presença da comunidade e claro dos ferroviários que fizeram questão de se reunir e lembrando-se dos bons tempos de trabalho no trecho Rio Grande do Sul, passando por Santa Catarina, Paraná até cidade de São Paulo. Mesmo com chuva os trabalhos não foram parados e por volta das 17h, a Maria Fumaça 310, já estava sobre o caminhão que levou a máquina às 5h da manhã desta sexta-feira, 17 de janeiro para Rio Neguinho.

Durante todo o percurso da praça do Contestado até a frente da loja Havan, muitas pessoas pararam para ver a Maria Fumaça e fazer um vídeo ou foto. O empresário Élio Weber, falou sobre este trabalho de recuperação da Maria Fumaça e quais serão os próximos passos. Confira:

 

 

Durante a retirada do Maria Fumaça o prefeito de União da Vitória, Hilton Santin Roveda e o vice-prefeito e secretário Municipal de Cultura Bachir Abbas, também acompanhou a retirado do trem. Abbas fala da importância da recuperação e da união dos empresários. Confira:

 

 

A reportagem da Rádio Colmeia conversou com o ferroviário aposentado Luiz Jorge Uliniki, falou sobre a emoção de ver a Maria Fumaça 310, indo para a sua recuperação e lembrou-se do tempo que fez um amplo curso para poder conduzir a 310. Confira a conversa.

 

 

O projeto de recuperação da Maria Fumaça 310 teve início no ano de 2019, com a primeira etapa da retirada dos vagões da Estação União, que já estão sendo recuperados. Em seguida no mês de dezembro, foi para a manutenção e recuperação a parte de carga da Maria Fumaça e agora em 2020, foi à vez da locomotiva.

O projeto é denominado “Grupo Trem das Etnias” e é todo coordenado por 30 empresários de Porto União e União da Vitória. A expectativa da volta da Maria Fumaça e os passeios devem ser feito no final de 2021.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Uma resposta para “A recuperação da Maria Fumaça 310 da nossa Etnia”

  1. Li disse:

    E como vai ficar a Estação Ferroviária? Já que União da Vitória reformou a mesma desconsiderando a História.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Governador Ratinho Junior autoriza estudo para fusão da Uniuv com a Unespar

Em articulação do deputado Hussein Bakri, o governador Ratinho Junior e o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, autorizaram a realização de estudos técnicos para a estadualização da Uniuv por meio de uma fusão com a Unespar. Até o meio do ano, esse levantamento vai apontar quais dos 14 cursos serão absorvidos, […]

Semana Santa: Cidasc orienta sobre compra de pescados

Com a chegada da Semana Santa, período tradicional do aumento do consumo de pescados, a atenção na hora da compra se torna fundamental para garantir a segurança alimentar A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), por meio do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Deinp), coordena as ações de […]

PRF inicia Operação Semana Santa 2024

No ano passado, nas rodovias federais de SC, foram registrados 105 acidentes nos quatro dias de feriadão da Semana Santa A Polícia Rodoviária Federal inicia a partir da zero hora desta quinta-feira dia 28/03, em todo o Brasil, a Operação Semana Santa 2024. A mobilização termina no domingo, dia 31 de março, às 23h59min.  O […]