Acadêmicos da Uniuv debatem sobre Fake News em Foco » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Acadêmicos da Uniuv debatem sobre Fake News em Foco


22 de junho de 2018

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (Uniuv), realizou na noite de terça-feira, 19 de junho, na sala de evento da instituição um amplo debate sobre as Fake News.

O debate reuniu acadêmicos dos Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, além da comunidade. A pauta teve como debatedores o professor e jornalista da Uniuv Lucio Passos, professora e Jornalista Angela Maria Farah e a professora e advogada Miriam Kmit, que juntos falaram sobre as falsas notícias divulgadas nas redes sociais e como a sociedade cai nestas Fake News. Já a advogada destacou as penalidades que podem ocorrer com as pessoas que criam nas Fake News como quem compartilha e enfatizou como uma pessoa pode entrar na justiça ao ser vítima de Fake News.

 

 

O debate foi uma ideia de dois acadêmicos que são bolsistas do Curso de Jornalismo que apresentaram tal projeto para a coordenação e prontamente foram aceitos para ser feito o debate.

Está atividade faz com que os futuros profissionais da comunicação, tenham uma ampla visão do mercado que ele vão atuar e que ao mesmo tempo que muitos jornalistas que estudaram quatro ou cinco anos e são preparados para exercer a sua atividade em levar a informação correta com texto, foto, vídeo, muitas vezes são prejudicadas pelo fato de uma pessoa ou grupo que criam falsas informações, sem apuração, sem entrevista e pessoas sem credibilidade que fale sobre tal tema a ser destacado na reportagem.

Além da fala das notícias falsas foi destacado a informação de Fake da publicidade que muitas vezes trazer informação para o consumidor e na verdade ao chegar no supermercado não tem um produto como oferecido no comercial, sendo necessário acionar o Procon.

Ao final do debate o espaço foi abeto para todos os presentes fazerem a suas perguntas e ter uma ampla conversa com os debatedores e o público presente.

O Jornalista e vice-reitor da Uniuv Lucio Passos, falou sobre a importância deste debate dentro do ambiente de formação universitário e ao mesmo tempo mostrar como as Fake News, é prejudicial no que se refere dar uma informação correta a sociedade. Lucio destacou em primeira mão para a reportagem da Rádio Colmeia, que tal projeto será levado para as escolas de União da Vitória e região que tiver interesse em trabalhar com os jovens sobre a Fake News.

 

 

O próximo debate promovido pelo Curso de Comunicação da Uniuv, será os direitos Humanos, com data e horário a ser definido.

Debatedores, junto com os dois acadêmicos bolsistas do curso de comunicação
Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Maior café do mundo usa 300 kg de pó e água de caminhão pipa; é brasileiro

O maior café do mundo tem dono e é brasileiro. Vem de Brejetuba, interior do Espírito Santo. A cidade é conhecida como a “Capital Estadual do Café Arábica”. Para o preparo da bebida, são necessários mais de 300 quilos de pó de café e 4 mil litros de água quente, bombeados por um cano de […]

Máquinas iniciam trabalhos emergenciais no morro do Dona Mercedes em União da Vitória

O investimento do Governo do Estado é de R$ 31.608.111,24 e se trata de mais uma conquista que vem por meio do trabalho incansável do deputado Hussein Bakri As máquinas e trabalhadores da empresa Engemass já estão mobilizados no morro do Dona Mercedes em União da Vitória. A obra que se inicia nesta quarta-feira, dia […]

Inaugurado primeiro frigorífico de coelhos do Planalto Norte Catarinense

O Planalto Norte saiu na frente e nesta sexta-feira, 12, inaugurou o primeiro frigorífico de coelhos do Estado com registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) emitido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O Frigorífico da Associação dos Pequenos Agricultores Ecológicos e Orgânicos (Apaeco) fica na Colônia […]