Administração de Porto União mantém situação de luto até terça-feira » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Administração de Porto União mantém situação de luto até terça-feira


17 de março de 2015

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O momento é de dor e também de muita solidariedade. Porto União e União da Vitória, as Gêmeas do Iguaçu, passam por uma situação que ficará marcada para sempre. Desta vez, não se trata de uma enchente, que há menos de um ano foi motivo de muita agonia para muitas famílias. Agora o acidente envolvendo pessoas das duas cidades, ocorrido no final da tarde de sábado, 14, na Serra da Dona Francisca, em Joinville, motiva mais uma vez com que as forças sejam renovadas para seguir em frente.

Das pelo menos 59 pessoas a bordo do ônibus que seguia rumo a Guaratuba, 51 faleceram nesse acidente, enquanto outras permanecem em hospitais. A recepção dos corpos e liberação aos familiares aconteceu no quartel da Polícia de União da Vitória, por volta das 21h de domingo, 16, a maioria deles em um veículo particular disponibilizado, enquanto outros foram trazidos por funerárias particulares.

Durante o período em que se aguardava a liberação dos corpos uma força tarefa foi montada nas prefeituras das duas cidades, com auxílio da Defesa Civil e outras organizações parceiras e voluntárias. Uma reunião aconteceu na manhã de domingo reunindo as administrações de Porto União e de União da Vitória para definir as equipes para atuar durante o dia. Equipes multidisciplinares foram formadas para atender as famílias com assistentes sociais, psicólogos e enfermeiros estiveram a disposição também durante os velórios. O atendimento seguiu em forma de plantão para realizar todo o cadastro das famílias e verificar as condições para prestar as últimas homenagens às vítimas.

Locais para velório coletivo foram disponibilizados nos dois municípios, mas alguns familiares preferiram realizar o velório de forma particular em locais específicos. Em Porto União, doze pessoas foram veladas no salão da igreja do bairro Santa Rosa, local limpo e preparado um dia antes por funcionários da Prefeitura e colaboradores da igreja. Outras três na capela do bairro São Pedro.

O enterro dos corpos, realizado durante a manhã de segunda-feira, movimentou da mesma forma uma grande equipe. Caminhões de bombeiros, viaturas policiais, ambulâncias, carros funerários e ônibus auxiliaram no translado de vítimas e familiares até os locais de sepultamento.

A Administração Municipal, em nome do Prefeito Anízio de Souza e do Vice-Prefeito Aloísio Salvatti, agradecem a todos os funcionários, voluntários, imprensa, órgãos de segurança pública e demais parceiros que auxiliaram sem medir esforços neste momento tão delicado.

A Administração agradece também a população de Porto União e União da Vitória que, entendendo a necessidade do momento, colocaram jazigos a disposição para o enterro das vítimas desta enorme tragédia.

“Com certeza foi um momento muito triste para todos os moradores das nossas cidades. Mesmo aqueles que não possuíam ligação com nenhuma das 51 vítimas desse acidente, estiveram disponíveis para ajudar seja com ações concretas ou por meio de orações. Mais uma vez pudemos sentir o quanto há solidariedade e compaixão da nossa população. Não há palavras que resumem a eterna gratidão”, afirma o prefeito Anízio.

Tanto o prefeito Anízio como o vice-prefeito Salvatti estiveram prestando todo apoio às famílias desde a noite de sábado, realizando o contato com equipes que faziam o atendimento no local do acidente. No domingo pela manhã o prefeito Anízio decretou três dias de luto oficial, em condolências a situação verificada nas cidades.

 

Vítimas sepultadas em Porto União

 

Camile Araújo Sieves – Cemitério Santa Marta

Luiz Cesar Araújo – Cemitério Santa Marta

Rejane de Fátima Araújo – Cemitério Santa Marta

Osvaldir Sieves – Cemitério Santa Marta

Wesley Araujo Sieves – Cemitério Santa Marta

Ricardo Araújo – Cemitério Santa Marta

Renan Araújo – Cemitério Santa Marta

Marcia Regiane Ramos – Cemitério Municipal

Mariza Pinto – Cemitério Municipal

Thiago Roberto Barbosa – Cemitério Municipal

Selma Carolina Schneider – Cemitério São Pedro

Lariana Regina Vieira – Cemitério São Pedro

Sônia Regina Vieira – Cemitério São Pedro

Alan P. Schneider – Cemitério São Pedro

Alex de Lima Zenere  – Cemitério São Pedro

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Maior café do mundo usa 300 kg de pó e água de caminhão pipa; é brasileiro

O maior café do mundo tem dono e é brasileiro. Vem de Brejetuba, interior do Espírito Santo. A cidade é conhecida como a “Capital Estadual do Café Arábica”. Para o preparo da bebida, são necessários mais de 300 quilos de pó de café e 4 mil litros de água quente, bombeados por um cano de […]

Máquinas iniciam trabalhos emergenciais no morro do Dona Mercedes em União da Vitória

O investimento do Governo do Estado é de R$ 31.608.111,24 e se trata de mais uma conquista que vem por meio do trabalho incansável do deputado Hussein Bakri As máquinas e trabalhadores da empresa Engemass já estão mobilizados no morro do Dona Mercedes em União da Vitória. A obra que se inicia nesta quarta-feira, dia […]

Inaugurado primeiro frigorífico de coelhos do Planalto Norte Catarinense

O Planalto Norte saiu na frente e nesta sexta-feira, 12, inaugurou o primeiro frigorífico de coelhos do Estado com registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) emitido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O Frigorífico da Associação dos Pequenos Agricultores Ecológicos e Orgânicos (Apaeco) fica na Colônia […]