Rádio Colmeia

Prefeitura inaugura amanhã a praça do Capitão Kirk

setembro 11
13:01 2015
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No final da tarde de quarta-feira, 9, o prefeito de Porto União, Anízio de Souza, e o vice-prefeito Aloisio Salvatti estiveram acompanhando as finalizações na praça Ricardo João Kirk, que será inaugurada neste sábado, 12, às 10h. A cerimônia fará parte das comemorações dos 98 anos de Porto União.

O espaço foi construído especialmente para abrigar a réplica do avião utilizado pelo capitão, durante a Guerra do Contestado, representando o primeiro acidente com aeronave em missão militar das Américas, em 1815. Com esse fato, Ricardo João Kirk recebe o título de patrono da Aviação do Exército.

“Foi uma ideia apresentada para o executivo e a abraçamos, pois devemos manter a nossa história viva”, falou o vice-prefeito.

A construção da praça conta com uma grande parceria: Prefeitura de Porto União, 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado e Universidade do Contestado – Campus Porto União. Além disso, muitos colaboradores voluntários dedicaram mais de um ano em prol da realização desse sonho.

“A praça ficará em um local estratégico, pois quem chega ou sai de Porto União terá acesso ao local e ficando ao lado do 5º Be terá a segurança necessária. Foi uma ideia muito boa a construção dessa réplica e da praça, pois conta um pouco da história da Guerra do Contestado, da qual fazemos parte”, afirmou Anízio.

 

A réplica do avião

 

A ideia da construção do avião teve início em 2012 pelos professores da UnC, Aluizio Witiuk e Marcelo Boldori (diretor do campus Porto União), que inicialmente pensaram em construir uma pequena réplica, para ser levada no desfile de 7 de setembro em 2015, ano que marca o centenário do acidente.

Após algumas reuniões foi definido o tamanho real do avião em 11 x 6,5 metros, sendo que essa réplica seria colocada inicialmente na praça do Contestado, construída em 2012, na divisa de Porto União e União da Vitória.

A ideia da construção da réplica foi apresentada ao 5º BE, ainda sob o comando do Coronel Edilson de Oliveira, e às Prefeituras dos dois municípios em 2013, pois a história é ligada ao Exército Brasileiro. Com a transferência do Coronel Edilson e a chegada do Coronel Franco Azevedo o trabalho foi transferido para ele que abraçou a ideia e junto com a sua esposa, Nanci, auxiliou na construção do avião.

O projeto na ocasião foi discutido com engenheiros e técnicos e chegou ao conhecimento do professor Roberto Pedro Bom, que já possuía uma pequena réplica do avião do modelo Morane Saulnier Parasol em sua residência. Ele, com acesso as plantas originais de engenharia do avião e com seus conhecimentos técnicos encabeçou a coordenação da construção do avião.

Com ajuda de muitos colaboradores e com recursos oriundos de diversos parceiros a réplica do avião está sendo finalizada e será instalada na praça no dia 8 de setembro.

 

A praça

 

Anízio de Souza deixou a equipe da Prefeitura de Porto União a disposição, realizando o projeto da construção de uma nova praça para abrigar a réplica e o busto do Capitão Kirk. O terreno é do 5º BE e fica em frente ao Batalhão, contando com o espaço necessário para receber um pouco da história de vida do capitão Kirk, incluindo fatos sobre o dia histórico que o vitimou.

A Prefeitura efetivou serviços da Secretaria de Obras, de Planejamento, de Urbanismo e de Iluminação Pública, realizando um investimento de aproximadamente 60 mil reais, somando tubulação, aterro, iluminação, plantio de grama e flores, pavimentação em paver, postes e as placas. Além da equipe do Executivo, trabalharam na confecção do novo espaço algumas equipes do 5º BE.

 

Via comunicação Prefeitura de Porto União.

Tags
Share

Sobre o Autor

marciel

marciel

Marciel Borges é jornalista graduado pelo Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), onde atualmente faz pós-graduação em MBA Gestão de Produção Criativa em Comunicação. Marciel atuou em emissoras de rádio Comunitária da região e na área da internet, onde pode adquirir conhecimento. No ano de 2012, realizou o seu trabalho de conclusão de Curso (TCC) contanto a História da Rádio Colmeia, sendo convidado para fazer parte do jornalismo digital da emissora.

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há nenhum comentário no momento, você quer adicionar um?

Escrever comentário

Escrever comentário

Calendário

outubro 2018
D S T Q Q S S
« set    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Últimos Cometários

Mauro M. Aqui é de Joinville - SC. Aqui na cidade algumas ruas precisam,...

Mauro M. Aqui é de joinville -SC. AS ruas aqui precisam de asfalto novo....

Acho muito importante estas acoes para preservar o pouco q ainda temos...

Colméia no Facebook