Rádio Colmeia

Alimentação saudável é tema nas escolas de União da Vitória

abril 30
16:04 2018

Foto: Comunicação Prefeitura de União da Vitória

Uma alimentação saudável é essencial para o bem-estar em todas as etapas da vida. Mas durante a infância, uma dieta balanceada tem um papel fundamental no desenvolvimento e crescimento. Pensando nisso a Secretaria de Saúde de União da Vitória criou um programa de incentivo à alimentação saudável, combate a obesidade infantil e controle de vacinação.

Uma equipe formada por diversos profissionais da saúde estiveram em 17 escolas do município levando orientações e alertas sobre a importância de uma dieta balanceada e de como é importante incentivar bons hábitos e de se exercitar regularmente.  As visitas aconteceram durante toda essa semana de 23 a 27 de abril. O grupo de teatro fazendo a “Prevenção com Arte (PREVART)” inicia suas visitas com orientações por meio de teatro explicativo de fantoches, o que garante que as crianças prestem atenção ao que está sendo ensinado. “O intuito é levar as informações de prevenção e promoção a saúde de uma forma lúdica”, explica a agente de saúde Marlene Laskowski.   Em seguida é feito uma palestra pela equipe de saúde e Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), é feito a pesagem das crianças e em seguida elas são convidadas a ir ver uma mesa com diversos alimentos saudáveis.  Nesse momento também é feito pelos agentes de saúde a conferencia da caderneta de vacinação. Durante essa semana cerca de 2.431 alunos participaram do projeto.

Foto: Comunicação Prefeitura de União da Vitória

O maior objetivo do grupo é conscientizar as crianças de que elas precisam de uma nutrição adequada para que alcancem o seu desenvolvimento ideal. No Brasil 30% das crianças entre dois e seis anos tem sobrepeso ou já são obesas. A obesidade pode desencadear doenças como o diabetes tipo II e até pode adiantar a puberdade. Uma alimentação saudável e balanceada somada a prática de atividades físicas, são de total importância para manter a criança distante destes riscos.

O projeto desenvolvido pelo Prevart, NASF e enfermeiros, está sendo acompanhado de perto pela secretária de Saúde Paula Quaglio Krzyzanowski, e pela coordenadora de enfermagem Ester Muller. Na visita a escola Clementina Lona Costa, e o prefeito Hilton Santin Roveda acompanhou as crianças e aproveitou para ressaltar a importância desse trabalho.

 5 dicas para uma boa alimentação infantil

Foto: Comunicação Prefeitura de União da Vitória

1 – Comer frutas e verduras, alimentos como abóbora, laranja, manga e cenoura são ótimas fontes de vitamina A, e devem ser incluídos na dieta diária das crianças.

 

2 – Ovo, o consumo do ovo garante uma boa quantidade de vitamina A e D, além de ser rico em proteínas. Além disso, o ovo é um aliado da saúde vascular e fornece minerais como o ferro, zinco e potássio para o organismo.

 

3-  Beba leite, ele é um forte aliado contra a osteoporose e importante fonte de cálcio. Ele ainda fornece boa quantidade de vitamina D.

 

4- Peixes, em especial os de água salgada. Além de fornecer ômega 3, que é uma gordura boa, ele ajuda a controlar os níveis de colesterol. Os peixes são fontes de vitamina D.

 

5 – Bons hábitos, se exercitar regularmente e tomar sol nas horas recomendadas ajudam também na busca de uma vida mais saudável. Favorecendo a produção de calciferol (vitamina D) e auxiliando na circulação.

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há nenhum comentário no momento, você quer adicionar um?

Escrever comentário

Escrever comentário

Calendário

junho 2018
DSTQQSS
« maio  
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Últimos Cometários

Exatamente o que eu procurava, muito obrigada!!!!...

Exatamente o que eu procurava, obrigada!!!...

Excelente serviço da POLÍCIA CIVIL de Porto União, mostrando que o serviço de investigação...

Colméia no Facebook