Alunos do Cemei professora Eneida Fagundes aprendem montar sanduíche » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Alunos do Cemei professora Eneida Fagundes aprendem montar sanduíche


25 de abril de 2013

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

Como montar um sanduíche e quais os benefícios de cada ingrediente na alimentação. Essas informações foram repassadas aos alunos do Centro de Educação Infantil (Cemei) professora Eneida Fagundes, localizado no distrito de São Cristóvão, em União da Vitória, na semana passada, pelos acadêmicos do 7º período do curso de Nutrição das Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu (Uniguaçu). A atividade de preparo de sanduíches, nesse caso, decorados, fez parte do cronograma de estágios dos acadêmicos.

Os sanduíches foram preparados na sala de aula de cada turma, do Maternal I e II e Jardim I e II, com a ajuda das professoras e seus auxiliares. E os ingredientes utilizados foram pão fatiado, queijo, tomate, cenoura ralada, alface e para a decoração, a “carinha” do sanduíche, foi usado milho, cenoura e pepino.  Para a montagem, foi distribuído, em um prato, um pouco de cada ingrediente, onde cada criança foi montando o seu, conforme instruções no quadro.

Além da aula expositiva, com material em EVA, sobre como montar um sanduíche e os benefícios de cada ingrediente na alimentação, os acadêmicos destacaram a importância da higienização, como o uso da touca durante o preparo dos alimentos.

Os acadêmicos contam que, todos os alunos participaram da montagem dos sanduíches, e que, os do Maternal I e II, inicialmente, ficaram com “dó” de comer.  Já as crianças do Jardim I e II participaram ativamente da atividade respondendo às perguntas sobre os alimentos saudáveis e ajudando na escolha dos ingredientes.

Para os acadêmicos, o objetivo da atividade foi alcançado, uma vez que, de forma criativa, incentivaram o consumo de alimentos saudáveis na dieta das crianças, sendo que, até então, muitas recusavam-se a comer a salada nas refeições.

Os nutricionistas da secretaria municipal de Educação, Tiago Sejanoski e Cristiana Maier, avaliam como positiva a realização de atividades como essa. Eles observam que, essa introdução alimentar permite que, de forma lúdica, as crianças experimentem muitos alimentos, principalmente, verduras e legumes, e a partir daí, aprovam o paladar e passam a consumi-los.

 

Treinamento para merendeiras

 

Em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Uniguaçu, no próximo mês será oferecido um treinamento para as merendeiras das escolas municipais e dos Cemeis. As responsáveis pelas refeições dos alunos obterão conhecimentos teóricos e práticos sobre a manipulação dos alimentos.

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Maior café do mundo usa 300 kg de pó e água de caminhão pipa; é brasileiro

O maior café do mundo tem dono e é brasileiro. Vem de Brejetuba, interior do Espírito Santo. A cidade é conhecida como a “Capital Estadual do Café Arábica”. Para o preparo da bebida, são necessários mais de 300 quilos de pó de café e 4 mil litros de água quente, bombeados por um cano de […]

Máquinas iniciam trabalhos emergenciais no morro do Dona Mercedes em União da Vitória

O investimento do Governo do Estado é de R$ 31.608.111,24 e se trata de mais uma conquista que vem por meio do trabalho incansável do deputado Hussein Bakri As máquinas e trabalhadores da empresa Engemass já estão mobilizados no morro do Dona Mercedes em União da Vitória. A obra que se inicia nesta quarta-feira, dia […]

Inaugurado primeiro frigorífico de coelhos do Planalto Norte Catarinense

O Planalto Norte saiu na frente e nesta sexta-feira, 12, inaugurou o primeiro frigorífico de coelhos do Estado com registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) emitido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O Frigorífico da Associação dos Pequenos Agricultores Ecológicos e Orgânicos (Apaeco) fica na Colônia […]