Alunos fazem passeata em prol de uma educação melhor » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Alunos fazem passeata em prol de uma educação melhor


7 de março de 2013

 

Foto: Marciel Borges

Foto: Marciel Borges

Na manhã desta quarta-feira, 6, vários alunos da rede estadual de ensino de União da Vitória, se reuniram na Praça Coronel Amazonas, no centro de União da Vitória para pedir atenção dos governantes em prol de uma educação melhor dentro de sala de aula.

A passeata foi organizada pela União Nacional dos Estudantes (UNE) local e regional para a mobilização dos alunos em pedir que os recursos para área da educação sejam aumentados.

Segundo o presidente da UNE em União da Vitória, Nelson Ronaldo Pedroso, a mobilização aconteceu em várias cidades do Brasil. Em pauta na mobilização dos estudantes estão o aumento de 10% do repasse dos recursos do Produto Interno Bruto (PIB), 100% dos repasses do Pré Sal, 50% das vagas em faculdades públicas e o livre acesso no transporte público. “Esses são alguns dos pedidos colocados em pauta nas passeatas realizadas em todo o país em especial em União da Vitória” diz o presidente.

O percurso realizado pelos alunos seguiu pelas principais vias de União da Vitória, como a avenida Manoel Ribas e a rua Professora Amazília. Duas paradas foram realizadas, uma em frente a prefeito de União da Vitória onde os alunos fizeram o seu grito de “guerra”, para o puder público local. Após sair da frente da prefeitura a próxima parada foi na frente do Núcleo Regional de Educação (NRE) de União da Vitória, que corresponde a área de atuação da Amsulpar (Associação dos Municípios do Sul do Paraná). Ali os estudantes foram recepcionados pelo chefe do núcleo professor Adilson Machado, que se comprometeu a levar ao Secretario de Educação do Paraná Flávio Arns, e ao Governador Beto Richa as reivindicações dos alunos.

 

Lembre de uma mobilização da UNE local

 

Uma das mobilizações realizadas pela União Nacional dos Estudantes (UNE), em União da Vitória, foi em 2011, onde os acadêmicos da Fundação Municipal Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), foram para as ruas principais de União da Vitória e Porto União solicitar ao governo local, estadual e federal para que a Uniuv se tornasse uma instituição federal.

Na época somente os vereadores de Porto União conversaram com aos acadêmicos que solicitavam a federalização da Uniuv.

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Governador Ratinho Junior autoriza estudo para fusão da Uniuv com a Unespar

Em articulação do deputado Hussein Bakri, o governador Ratinho Junior e o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, autorizaram a realização de estudos técnicos para a estadualização da Uniuv por meio de uma fusão com a Unespar. Até o meio do ano, esse levantamento vai apontar quais dos 14 cursos serão absorvidos, […]

Semana Santa: Cidasc orienta sobre compra de pescados

Com a chegada da Semana Santa, período tradicional do aumento do consumo de pescados, a atenção na hora da compra se torna fundamental para garantir a segurança alimentar A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), por meio do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Deinp), coordena as ações de […]

PRF inicia Operação Semana Santa 2024

No ano passado, nas rodovias federais de SC, foram registrados 105 acidentes nos quatro dias de feriadão da Semana Santa A Polícia Rodoviária Federal inicia a partir da zero hora desta quinta-feira dia 28/03, em todo o Brasil, a Operação Semana Santa 2024. A mobilização termina no domingo, dia 31 de março, às 23h59min.  O […]