Amsulpar realiza última reunião de 2015

Escute a rádio

Amsulpar realiza última reunião de 2015


17 de dezembro de 2015

Dos nove prefeitos da região Sul do Paraná, somente quatro estiveram na sede da Amsulpar, para a última reunião de 2015.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O presidente da Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar), prefeito de Cruz Machado, Antônio Luiz Szaykowski, realizou na manhã desta quarta-feira, 16 de dezembro, a última reunião de 2015, sobre as ações da Amsulpar.

Na pauta, segundo o presidente, estavam sendo discutidos os fechados das contas do ano, assim como  das ações feitas neste ano e principalmente sobre o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvale).

Pauta 01:

O primeiro assunto discutido na manhã com os prefeitos de Cruz Machado, Antônio Luiz Szaykowski, de Bituruna ,Claudinei de Paula Castilho, Paula Freitas, Mauro Feliz dos Santos e de Porto Vitória, Marisa de Fátima Ilkiu de Souza, foi a apresentação de um projeto de parceria com o Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (Uniuv), para a disponibilidade dos cursos ajudarem nos trabalhos da Amsulpar.

Todos os prefeitos ficaram satisfeitos com o projeto apresentado pelo reitor, Alysson Fratz e pelo vice-reitor, Lúcio Passos, sobre a possibilidade da parceria entre Amsulpar e Uniuv.

Pauta 02:

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

A segunda reunião dos prefeitos foi sobre uma parceria também com o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), aonde um importante projeto entre Crea e Prefeituras podem ser realizado em 2016, no que se diz respeito a habitação no Sul do Paraná e por que não utilizar também a parceria entre a Uniuv, com os cursos de Engenharia.

Segundo os prefeitos a ideia do CREA, é fazer uma parceria para a construção de casas mais simples no que se diz respeito a material de fácil construção (blocos) e mais rápida a entrega para moradia. Todos os prefeitos ficaram felizes com o projeto e o prefeito da cidade de Bituruna, Claudinei de Pula Castilho, destacou que na cidade biturunense tem um projeto de construção de casas rápidas feitos de compensado. Destacando que o projeto de casa rápidas em Bituruna foi ma projeto do então prefeito, Rodrigo Rossoni.

Pauta 03:

O assunto mais preocupante na reunião dos prefeitos foi sobre a situação econômica do Cisvale, pois com o baixo repasse de recursos e também do não pagamento dos valores de cada mês a situação está a cada dia pior.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Na reunião, foi decidido enviar uma carta para os prefeitos que não estiveram na reunião, para informar os débitos que cada cidade tem que fazer para o pagamento, se  não haver o pagamento será necessário fazer cortes no transporte e agendamentos de consultas e exames.

Outro assunto de muita importância na saúde regional, foi sobre uma UTI Móvel para o atendimento rápido e de qualidade para a comunidade.

“Estiver em Curitiba nesta semana, aonde em conversa com o secretário do Estado da Saúde, Michele Caputo Neto,a reunião pode ser uma UTI Móvel a ser pago pelo Governo do Paraná, mas este projeto deve ser apresentado no inicio de 2016”, Disse o presidente da Amsulpar.

Ao final da reunião o presidente da Amsulpar deu como finalizado os trabalhos de 2015.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Produção de alho e cebola ainda sente efeito das chuvas de 2023, aponta Boletim Agropecuário de abril

Os preços do alho e da cebola aumentaram gradativamente desde o início deste ano. No mês de março, o preço médio pago ao produtor catarinense de cebola chegou ao maior valor nominal desde novembro de 2019: R$3,82 por quilo. Já o preço do alho, das três faixas levantadas pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), mais que dobrou […]

Porque comemos bolo e assopramos velas nos aniversários?

Entenda de onde veio a tradição que está presente nas festas de aniversário Amigos queridos, boa música, comida gostosa e claro, um bolo para compartilhar e velas para assoprar. No Brasil e em grande parte do mundo, é uma fortíssima tradição ter um bolo feito especialmente para a festa de aniversário com velinhas em cima. […]

Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa

Obras estão expostas na Prefeitura Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa Para festejar os 62 anos da cidade de Matos Costa, a sede da Prefeitura do município, recebeu na noite de segunda-feira, 22 de abril, a 1ª Mostra de Artes Plásticas com obras da Associação dos Artistas Plásticos […]