Amsulpar tem território regional homologado na esfera Federal » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Amsulpar tem território regional homologado na esfera Federal


16 de março de 2013

 

Os prefeitos da Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar) se reuniram no final da manhã de sexta-feira, 15 para tratar de assuntos relacionados à Entidade e seus serviços. O novo delegado Chefe da 4ª SDP, André Vilella, fez a sua apresentação, o representante da Unicentro teve um espaço para falar sobre cursos à distancia e o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisvale) apresentou um resumo da ações realizadas pelo sistema e projeções de novas diretrizes. Contudo, o evento principal foi a fala sobre o Território Vale do Iguaçu.

A reorganização do território é primordial aos dez municípios, tanto para firmar as conquistas já recebidas quanto para ser ferramenta na busca de recursos por parte dos prefeitos. Ainda foi feito o sorteio da ordem de serviços que serão executados pela Patrulha do Campo e escolhida a diretoria do Consórcio que irá coordenar os trabalhos. O prefeito de Paula Freitas, Mauro Feliz dos Santos, foi escolhido para presidir o Consórcio. São João do Triunfo foi sorteado e será o primeiro município a receber a patrulha.

 

Território Vale do Iguaçu

 

A organização do Território teve início em 2008 com participação de 3.800 pessoas em 350 eventos com comunidades rurais, lideranças e demais conselhos. Com a participação de 15 instituições foi formado um Conselho Gestor. Agora é necessário montar um novo Conselho. Outra questão importante é acompanhar os projetos que já estão em andamento. Para avançar as políticas públicas é importante que as administrações fortaleçam os Conselhos Municipais do Desenvolvimento Rural (CMDR). Na sequência, será necessário reestruturar o Conselho Gestor e organizar um fórum territorial. Provisoriamente, essas ações ficaram definidas para final de abril e início de maio, antes disso cada prefeitura fará a reestruturação das equipes municipais que atuaram nesse trabalho.

O presidente da Amsulpar e prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, sugeriu a realização do evento em seu município. Bem como, deixou clara a parceria com a Amsulpar. “Nós todos sabemos a importância disso”, disse. Pedro Ivo agendou uma conversa com o conselho gestor para os próximos dias. Será feita uma comissão, com participação do prefeito, para organizar esse evento. Enquanto isso os municípios organizam sua questão interna.

O Território possui um estudo, gerado a partir da sua organização, onde aponta os eixos prioritários que merecem atenção na região: organização da produção, comercialização e agroindústria; bovinocultura de leite; fruticultura, apoio à produção agrícola e diversificação da produção. Outra ação que teve êxito foi conseguir recurso para construir a Casa Familiar Rural no distrito de São Domingos, em União da Vitória. As próximas metas projetadas são: o Prorural para capacitar os agricultores, projetos para fortalecer as associações e trabalhar a regularização fundiária. Numa próxima reunião a responsável pelo desenvolvimento do Território, Terezinha Wengien Monte, apontará mais detalhes sobre as ações planejadas e seus respectivos benefícios aos municípios.

 

Cisvale

 

Toda a questão do Cisvale será analisada numa reunião específica com os prefeitos, nos próximos dias. Vários assuntos precisam ser tratados, como o concurso público, projetos futuros, a questão financeira como um todo e demais ações do Consórcio. Os prefeitos entendem que precisam de uma agenda específica para debater esse assunto. Pedro Ivo indica uma reunião, com presença dos prefeitos e secretários de Saúde dos municípios, para que o Cisvale faça um resumo de todas as suas atividades e ações, existentes e planejadas, dentro do Consórcio.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Produção de alho e cebola ainda sente efeito das chuvas de 2023, aponta Boletim Agropecuário de abril

Os preços do alho e da cebola aumentaram gradativamente desde o início deste ano. No mês de março, o preço médio pago ao produtor catarinense de cebola chegou ao maior valor nominal desde novembro de 2019: R$3,82 por quilo. Já o preço do alho, das três faixas levantadas pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), mais que dobrou […]

Porque comemos bolo e assopramos velas nos aniversários?

Entenda de onde veio a tradição que está presente nas festas de aniversário Amigos queridos, boa música, comida gostosa e claro, um bolo para compartilhar e velas para assoprar. No Brasil e em grande parte do mundo, é uma fortíssima tradição ter um bolo feito especialmente para a festa de aniversário com velinhas em cima. […]

Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa

Obras estão expostas na Prefeitura Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa Para festejar os 62 anos da cidade de Matos Costa, a sede da Prefeitura do município, recebeu na noite de segunda-feira, 22 de abril, a 1ª Mostra de Artes Plásticas com obras da Associação dos Artistas Plásticos […]