Rádio Colmeia

Anízio de Souza recebe Prêmio Prefeito Amigo da Criança

junho 23
16:26 2016

O Prêmio é concedido pela Fundação Abrinq aos administradores que cumpriram metas pré-estabelecidas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O prefeito Anízio de Souza, ao lado do secretário de Educação, Bento Trindade Junior, recebeu nesta quarta-feira, 22, em Brasília, na Câmara dos Deputados, o Prêmio Prefeito Amigo da Criança. O Prêmio é concedido pela Fundação Abrinq, no último ano de cada mandato municipal, para os administradores que se destacaram no cumprimento de ações de saúde, educação e assistência social em favor da criança e do adolescente.

Nessa quinta edição do prêmio, 1542 prefeitos de todo País foram inscritos para receber o prêmio da gestão de 2013 a 2016, sendo que apenas 102 conseguiram alcançar as metas estabelecidas. O objetivo do programa é incentivar os prefeitos a garantir que seja cumprido o direito das crianças e dos adolescentes. Ao aderir à iniciativa, os municípios passam a ser acompanhados e fiscalizados, quanto às melhorias nos indicadores sociais que medem a qualidade de vida dos menores.
Para o secretário Bento, um dos articuladores do Programa no município, esse trabalho ser reconhecido pela fundação Abrinq pela segunda vez, mostra que os investimentos e diretrizes do trabalho em prol da criança e do adolescente estão no caminho certo. “Temos que parabenizar o Prefeito Anízio e toda a equipe e secretarias que possibilitaram a melhoria da vida de nossas crianças e adolescentes. Quero fazer um agradecimento especial aqui a Maria Cecília da secretaria de educação, que trabalhou muito para o envio dos dados e a coleta dessas informações”, enalteceu Bento. Ele ainda afirma que o trabalho em conjunto de todas as secretarias do município ajudou a obter e alcançar todas as metas estipuladas.

O prefeito destacou o trabalho feito pela administração municipal. “Quero agradecer aos nossos secretários e funcionários, em especial a secretaria de educação que direcionou o caminho para que se conquistasse pela segunda vez esse prêmio. Orgulho-me muito de fazer parte desse momento em oferecer melhor qualidade de vida para as nossas crianças e jovens. Não é um prêmio do prefeito, e sim do município e dos munícipes”, completou Anízio. Os vereadores Christian Martins e Maria Aldair de Carvalho que cumpriam agenda em Brasília acompanharam a premiação.

 

O Programa:

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

Com o intuito de contribuir no fortalecimento das políticas púbicas que garantam esses direitos nos municípios brasileiros, a Fundação, por meio do Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), articula e mobiliza prefeitos para a implantação e implementação destas políticas, afim de conquistar a melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes, bem como de suas famílias. Consequentemente, o poder público ganha visibilidade e transparência dos investimentos realizados. Nesta 5ª edição do Programa, o convite é para que governantes comprometidos com a prioridade absoluta, fundamentada no artigo 227 da Constituição Federal, realizem seus diagnósticos. Ao conhecerem melhor a realidade dos seus municípios, poderão traçar metas e definir prioridades, desenvolvendo a política de forma planejada, participativa, intersetorial e duradoura. O Guia Prefeito Amigo da Criança 2013-2016 orienta a participação dos gestores municipais, para que, se possível, familiarizem-se com o funcionamento do Programa, os compromissos do prefeito, os indicadores e resultados esperados das gestões e o Orçamento Criança e Adolescente.

O PPAC tem por objetivo mobilizar e apoiar tecnicamente os municípios para a implementação de políticas e ações que resultem em avanços na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Orienta-se, portanto, no sentido de estimular os gestores municipais a criar as condições necessárias para a efetivação do Sistema de Garantia de Direitos.

Criado em 1996, o Programa cobre, em cada edição, um período de quatro anos, correspondente a uma gestão municipal. Mudanças metodológicas ocorreram ao longo de sua existência, sem desvio dos objetivos. As alterações decorreram da própria experiência; da intenção de aprimorar o diálogo com os municípios e, ao mesmo tempo, facilitar-lhes a participação, ampliando o número de gestores envolvidos; e do alinhamento com diretrizes do governo federal e com prioridades norteadoras das ações da própria Fundação Abrinq.

Ao longo da gestão, o Programa oferece subsídios técnicos e recomendações (reunidas em relatórios), bem como promove seminários que possibilitam o diálogo, a troca de experiências e a disseminação de conhecimentos úteis à construção ou à consolidação de políticas públicas voltadas à infância e à adolescência. Ao final da gestão, são avaliados os resultados obtidos pelo município. Esse processo, denominado avaliação técnica, busca, portanto, aferir os avanços nas linhas de ação propostas, a partir de comparação com a situação inicial (ponto de partida) e levando em conta os resultados e metas estabelecidas pelo município. As pontuações atribuídas consideram tanto diferentes graus de avanço, como situações eventualmente favoráveis, já no ponto de partida. O processo leva em conta ainda diferenciais, ou seja, aspectos que, somados aos critérios gerais, expressam institucionalidade da política, aprimoramento dos mecanismos de participação e ampliação da destinação orçamentária.

 

 

Via comunicação Prefeitura de Porto União.

Tags
Share

Sobre o Autor

marciel

marciel

Marciel Borges é jornalista graduado pelo Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), onde atualmente faz pós-graduação em MBA Gestão de Produção Criativa em Comunicação. Marciel atuou em emissoras de rádio Comunitária da região e na área da internet, onde pode adquirir conhecimento. No ano de 2012, realizou o seu trabalho de conclusão de Curso (TCC) contanto a História da Rádio Colmeia, sendo convidado para fazer parte do jornalismo digital da emissora.

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há nenhum comentário no momento, você quer adicionar um?

Escrever comentário

Escrever comentário

Calendário

abril 2018
DSTQQSS
« mar  
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930 

Últimos Cometários

Por que fazer uma obra dessa que não vai ser eficaz, qualquer leigo no assunto...

Por que fazer uma obra dessa que não vai ser eficaz, qualquer leigo no assunto...

Até que enfim, o povo foi feito de palhaço por assistente social e prefeito da...

Colméia no Facebook