“Um aro azul com fundo branco” marca o Dia Mundial do Diabetes » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

“Um aro azul com fundo branco” marca o Dia Mundial do Diabetes


14 de novembro de 2013

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Dia 14 de novembro é marcado por este símbolo que visa chamar atenção para o Diabetes, doença que afeta mais de 10 milhões de brasileiros. Fugir do sedentarismo, evitar o estresse e cuidar da alimentação são atitudes que podem evitar a progressão do problema. O médico endocrinologista da Fundação Municipal de Saúde (Fusa) de União da Vitória, Teófilo Mamcarz, orienta ações preventivas e detalha a doença.

 

O que é Diabetes?

 

“De uma forma simplificada é o excesso de açúcar no sangue”, explica Teófilo. A glicose, transformada pelo organismo (aparelho digestivo), é transportada pelo sangue para fornecer energia às células. A ausência de insulina, por deficiência ou produção insuficiente, não permite que o organismo assimile esse açúcar e eleva a taxa dele no sangue, gerando a hiperglicemia: diabete. “A insulina é o facilitador, sem ela acarreta nesses prejuízos”, acrescenta o endocrinologista.

 

Quantidade aceitável:

 

Até 99 miligramas (mg) em cada 100 ml de sangue é normal, de 100 a 126 mg é uma situação de carece de um exame de sangue mais detalhado, sendo entendimento clinicamente como pré-diabetes .

 

Sintomas:

 

Muita sede, lábios secos, franqueza, excesso de urina e cansaço, demora para cicatrizar ferimentos e alterações sexuais podem ser sinal da doença. “Em função desses sintomas o ideal é fazer o exame”, explica Teófilo. “Para detectar o nível de açúcar”, acrescenta. Sendo indicado aglicemia capilar ou HGT (Hemoglicoteste) em jejum.

 

Superação:

 

“Melhorar os hábitos alimentares”, salienta o endocrinologista, tirando os carboidratos refinados, açúcares e doces, restringindo o consumo dessas guloseimas. Outra medida indicada é programar caminhadas e exercícios físicos, evitando o sedentarismo. “Se movimentar um pouco mais e evitar o estresse no trabalho”, completa. Essas ações podem reverter o quadro e evitar o avanço do diabete, especialmente para pessoas com taxa de glicose detectada entre 100 e 126 mg por 100 ml de sangue.

 

Combate:

 

“Esse dia 14 foi estabelecido como Dia de Combate ao Diabetes”, conta Teófilo. Com ações de esclarecimentos, vida mais saudável e orientações sobre a doença, realizadas pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, ambas representadas em União da Vitória pela regional de Santa Catarina.

 

Símbolo:

 

“Um aro azul com o fundo branco, para chamar atenção”, justifica o médico endocrinologista. Vários locais e monumentos são decorados com esse arco azul, da mesma forma que o outubro rosa ou o novembro azul, para caracterizar o diabetes e chamar o foco da atenção para a doença que pode ser combatida, com mais eficiência, ainda, sendo detectada em estágio inicial.

 

Mais informações:

 

http://www.diamundialdodiabetes.org.br ou www.sbemsc.org.br

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Paraná Bom de Bola começa nesta sexta e abre o calendário de jogos oficiais do Paraná

Começa nesta sexta-feira (26) a fase regional da 4ª edição do Paraná Bom de Bola, evento que abre o calendário 2024 dos Jogos Oficiais organizados pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Esporte (SEES). A partir deste fim de semana, têm início as competições que ocorrem ao longo do ano: Jogos de Aventura […]

Com apoio de cão, PM apreende 2 toneladas de maconha em caminhão em Iguaraçu

Uma operação conduzida por policiais militares do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) resultou na apreensão de um caminhão que transportava arroz carregado também com drogas na cidade de Iguaraçu, na terça-feira (23). Os militares realizavam abordagens de rotina na rodovia quando abordaram esse veículo e um cão de faro indicou a presença de ilícitos. Foram […]

Governador Jorginho Mello anuncia data para início da dragagem do Rio Itajaí-Açu para mitigar enchentes no Vale

O governador Jorginho Mello anunciou na manhã desta segunda-feira, 22, a data para o início da tão aguardada dragagem do rio Itajaí-Açu, no Alto Vale de Santa Catarina. A medida é crucial para minimizar os impactos das enchentes na região que é uma das mais atingidas por cheias no estado e de forma recorrente. Um […]