Rádio Colmeia

Baile do Centenário de São Miguel da Serra foi sucesso

maio 23
17:43 2019

Foto: Comunicação Prefeitura de Porto União

No último sábado, dia 18, São Miguel da Serra deu início oficialmente às comemorações de seu Centenário. A chegada dos primeiros migrantes vindos do Rio Grande do Sul é celebrada pela comunidade no dia 19 de maio, e por isso, é a data que escolheram para abrir oficialmente o ano das comemorações.

São Miguel da Serra é um distrito de Porto União que fica cerca de 25 km do centro, acessível pela SC 135, que também dá acesso às cidades de Matos Costa e Caçador. Sua colonização é em grande parte formada por descendentes de alemães, embora, também tenha sido atrativa para famílias italianas e ucranianas.

É mais do que um distrito de Porto União, todo ele é um ponto turístico. Isso porque possui o Museu Rural Leovegildo Dalmas, com uma roda d’agua quase centenário e uma igreja feita de pedras chamada de São Miguel Arcanjo, além das construções típicas e belezas naturais.

Foto: Comunicação Prefeitura de Porto União

A comunidade teve que se desenvolver praticamente sozinha no início da colonização, já que não se podia contar com o apoio do poder público naquela época e as necessidades eram urgentes, precisaram fazer estradas, casas, pontes, igreja, escola, clube, maternidade, poços e até usinas para energia elétrica por conta. Para relatar essas histórias de superação e cooperativismo, surgiu a ideia de fazer um livro que registrasse a cultura e as tradições dos primeiros. Esse foi um dos atrativos do Baile do Centenário, o lançamento do livro Histórias de São Miguel da Serra.

Outro ponto alto da noite foi a eleição da rainha do Centenário. Sete candidatas se apresentaram para um corpo de jurados técnicos que elegeram a Rainha Gabriely Mirowski, Primeira Princesa Michelly Faerber e segunda princesa Franciele Wilhelms.

Também foi apresentado o Hino ao Centenário de São Miguel da Serra, com letra e melodia de Vanderlei Werle, arranjos de Henrique Faerber e vozes do Grupo de Canto São Miguel Arcanjo.

O próximo evento do distrito está agendado para dia 26 de maio e ficará sob a responsabilidade da diretoria da Igreja de Pedra. A Festa da Comunidade inicia às 10h com a Santa Missa, almoço tradicional e tarde dançante animada por João Luiz Correia.

Foto: Comunicação Prefeitura de Porto União

No dia 02 de junho está programada a Caminhada na Natureza com saídas a partir de 8h30 da igreja. Um trajeto de nove km por diversos locais históricos, apresentações artísticas e encenações teatrais. Para quem gosta de um bom café rural ou almoço típico, poderá aproveitar mais essa atração. A tarde será animada por músicas tradicionais germânicas para quem ainda tiver fôlego de dançar. Haverá feira de produtos artesanais e coloniais em todos os eventos evidenciando o capricho e o cuidado com as tradições do local.

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há nenhum comentário no momento, você quer adicionar um?

Escrever comentário

Escrever comentário

Calendário

outubro 2019
D S T Q Q S S
« set    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Últimos Cometários

GRUPO ECO&ECO ANALISARÁ POTENCIAL TURÍSTICO DE GENERAL CARNEIRO ...

fico bem legal a escola....

São as informações que eu procurava sobre dentista. Obrigada...

Colméia no Facebook