Bombeiros e Militares de UVA e PU realizam campanha de doação de sangue » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Bombeiros e Militares de UVA e PU realizam campanha de doação de sangue


1 de março de 2019

Foto: Policia Ambiental

Aconteceu no início da tarde dessa sexta – feira, 1º de março, no Banco de Sangue de União da Vitória, uma doação coletiva de membros da área de segurança pública das cidades irmãs, União da Vitória (PR) e Porto União (SC).

Cabo Ricardo da Policia Militar Ambiental, comentou em entrevista ao repórter Tiago Amaral da Rádio Colmeia, que a iniciativa dessa ação envolvendo militares e batalhões das cidades, se iniciou devido a um colega, Sargento da Reserva Remunerada Ambiental, precisar de doações durante a semana.

Os policiais se reuniram e doaram sangue para o colega, entretanto, em conversa com funcionários do Banco de Sangue, obtiveram a informação de que durante esses recessos de carnaval, as doações diminuem e é necessário manter sangue e plaqueta em estoque.

Pensando no bem que fariam a diversas pessoas, foi feita uma reunião entre membros do 27º Batalhão de Policia Militar de União da Vitória, Corpo de Bombeiros e Policiais Militares das duas cidades, juntamente com Policiais Ambientais do 2º Batalhão, representados pelo 2º agrupamento de Porto União, em que entraram no consenso de realizarem doações de sangue.

Cabo Ricardo destacou que foi uma ação entre amigos, instituições, havendo dois focos. “O primeiro foco é doar sangue e abastecer as reservas, e nosso segundo, é utilizar os militares para que sejam exemplos, mais do que já são para a sociedade, fazendo com que mais pessoas venham até o banco de sangue e façam suas doações de forma periódica”.

É importante ressalvar que uma doação de cerca de 450 ml, equivale a uma bolsa de sangue que pode ajudar a salvar até três vidas, e para doar é fácil:

Precisar ter a idade de 16 a 69 anos ( menores de 18 precisam ter autorização dos responsáveis, e pessoas de 60 a 69, precisam ter feito doação antes de completar os 60 anos) ; pesar no mínimo 50 kg ; estar bem alimentado e evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação (após almoço aguarde duas horas); ter dormido pelo menos seis horas nas ultimas 24h e apresentar um documento de identificação com foto ( Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte entre outros).

A frequência máxima é de quatro doações anuais para o homem e de três doações anuais para a mulher. O intervalo mínimo deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Inaugurado primeiro frigorífico de coelhos do Planalto Norte Catarinense

O Planalto Norte saiu na frente e nesta sexta-feira, 12, inaugurou o primeiro frigorífico de coelhos do Estado com registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) emitido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O Frigorífico da Associação dos Pequenos Agricultores Ecológicos e Orgânicos (Apaeco) fica na Colônia […]

Está chegando a 3ª Caminhada Intermunicipal “Caminho da Erva Mate”

A caminhada acontece entre União da Vitória e Porto Vitória Uma caminhada que reúne o que há de mais bonito e aprazível: O ambiente preservado de uma floresta, o rio Iguaçu, a força econômica da erva-mate que se revigora distribuindo riqueza e o Parque Histórico Iguassu, local icônico onde acontecerá a largada. A equipe organizadora […]

Associação Arte do Porto entrega nesta quinta o Troféu Valor Cultural

O prêmio é um reconhecimento ao excelente trabalho dos artesãos do município, que batalham pela manutenção de técnicas manuais e étnicas Na noite desta próxima quinta-feira, 18 de abril de 2024, as 19h30min, acontece na Sala de Eventos do Armazém 1, na Estação União em frente à Praça Hercílio Luz, a entrega do Troféu Valor […]