Casa Abrigo está em nova sede em União da Vitória » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Casa Abrigo está em nova sede em União da Vitória


7 de outubro de 2013

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Emoção e agradecimentos. Esses foram os sentimentos que marcaram a inauguração das novas instalações da Casa Abrigo de União da Vitória, no final da tarde de quinta-feira, 03. A entidade, antes localizada em frente à Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI), foi transferida para a rua Dom Pedro II, esquina com a rua Dr. Cruz Machado, número 433. A Casa Abrigo atende crianças de ambos os sexos, até 12 anos, e meninas com até 18 anos. Atualmente, 14 crianças estão acolhidas na instituição.

A responsabilidade pelo funcionamento da Casa Abrigo é dividida entre a Prefeitura, por meio de sua Secretaria de Assistência Social, e a Associação da Criança e do Adolescente de União da Vitória (Acauva).

Na cerimônia de inauguração da entidade, a secretária de Assistência Social, Mônica Andrea Barcelos do Amaral, lembrou das dificuldades enfrentadas para encontrar um local adequado para acolher as crianças e adolescentes, que são retirados do convívio familiar, quando há risco à integridade física e psíquica dos mesmos.

Ela ainda enalteceu o trabalho de cada profissional que atua na área, e agradeceu a todas as pessoas que colaboraram para preparar a casa para receber as crianças e adolescentes. O apoio e as parcerias firmadas com o Poder Judiciário e Ministério Público para resolver as questões referentes ao setor também foram destacadas pela secretária.

E, o agradecimento especial foi ao prefeito, Pedro Ivo Ilkiv, por entender que este é um setor que necessita de atenção especial, e desta forma, apoiar as ações realizadas pela Secretaria.

O juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude, Carlos Eduardo Mattioli Kockanny, ressaltou o comprometimento do prefeito e da secretária com a causa, ao lembra que, mesmo antes de assumir o comando da Prefeitura, Pedro Ivo e Mônica o procuraram para informar que, o atendimento a essas crianças e adolescentes seria prioridade da atual administração municipal.

Para o magistrado, além das ações efetivas desenvolvidas pela administração em beneficio deste setor, o comprometimento do prefeito com a causa também é comprovado no dia-a-dia, uma vez que ele conhece a história e sabe o nome de cada um dos acolhidos. “Vocês estão de parabéns! Estão efetivamente atuando em prol das crianças e adolescentes”, concluiu Carlos Eduardo.

O pronunciamento de Pedro Ivo foi também foi carregado de emoção. Como em outras ocasiões, falar de crianças e adolescentes acolhidos na Casa Abrigo e na Casa Lar o emociona muito, já que, ele conhece os problemas enfrentados por cada um deles.

Em seu discurso, o prefeito também destacou a capacidade técnica dos profissionais que atuam nesta área, e as parcerias firmadas com o Poder Judiciário e o Ministério Público. “Este é um setor que nós não podemos economizar investimentos”, defende Pedro Ivo.

E, em nome de todos os acolhidos da entidade, uma das crianças agradeceu ao prefeito e a secretária, pelo carinho como são tratados.

Além do prefeito, da secretária de Assistência Social e do juiz da Vara da Infância e Juventude, a cerimônia de inauguração contou com a participação do vice-prefeito, Jair Brugnago, vereadores, Luilson Schwartz e Valdecir José Ratko, presidente da Acauva, Claudia Novacki, secretários e demais funcionários municipais, conselheiras tutelares, representes do Serviço Auxiliar da Infância e Juventude do Fórum da Comarca de União da Vitória e demais convidados.

 

Casa Lar:

 

Com a mudança da Casa Abrigo, a Casa Lar, que estava situada no Distrito de São Cristóvão, foi transferida para o imóvel em frente à APMI.

A exemplo da Casa Abrigo, o acolhimento na Casa Lar também é uma medida excepcional, aplicada apenas nas situações de risco à integridade física e psíquica das crianças e adolescentes.

Na Casa Lar são acolhidos apenas meninos, de 12 a 18 anos. E, hoje três adolescentes moram lá.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Uma resposta para “Casa Abrigo está em nova sede em União da Vitória”

  1. Sidney Moraes disse:

    Estou procurando uma pessoa que está desaparecida. Maria Aparecida de Moura. Preciso que me ajudem a localizar. Soube que ela foi vista nessa cidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Governador Ratinho Junior autoriza estudo para fusão da Uniuv com a Unespar

Em articulação do deputado Hussein Bakri, o governador Ratinho Junior e o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, autorizaram a realização de estudos técnicos para a estadualização da Uniuv por meio de uma fusão com a Unespar. Até o meio do ano, esse levantamento vai apontar quais dos 14 cursos serão absorvidos, […]

Semana Santa: Cidasc orienta sobre compra de pescados

Com a chegada da Semana Santa, período tradicional do aumento do consumo de pescados, a atenção na hora da compra se torna fundamental para garantir a segurança alimentar A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), por meio do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Deinp), coordena as ações de […]

PRF inicia Operação Semana Santa 2024

No ano passado, nas rodovias federais de SC, foram registrados 105 acidentes nos quatro dias de feriadão da Semana Santa A Polícia Rodoviária Federal inicia a partir da zero hora desta quinta-feira dia 28/03, em todo o Brasil, a Operação Semana Santa 2024. A mobilização termina no domingo, dia 31 de março, às 23h59min.  O […]