Rádio Colmeia

Causos e cantoria na rota do rio Iguaçu em Cruz Machado

novembro 25
10:25 2017

Foto: Divulgação

O espetáculo Histórias à Brasileira – Causos e Cantoria para Crianças está em circulação pelas escolas públicas do interior do Paraná.A rota inclui oito pequenas cidades, com menos de 20 mil habitantes, que estão no curso do Rio Iguaçu: Porto Amazonas, Porto Vitória, Bituruna, Balsa Nova, Mangueirinha, Cruz Machado, Rio Bonito do Iguaçu e Nova Prata do Iguaçu. As apresentações serão realizadas gratuitamente para alunos do ensino fundamental, ao todo, até dezembro, serão 50 apresentações. Em Cruz Machado, o evento cultural, será no Espaço do Barracão das Artes.

Construído especialmente para o espaço da escola, o espetáculo com estética caipira apresenta uma trama de contos e causos embalados por música de viola e por conversas improvisadas com a plateia. A música é executada ao vivo e, além da viola, tem violão e percussão.

O projeto já recebeu vários prêmios e passou por diversas cidades: Curitiba, Brasília, Recife, Salvador e também pelos municípios do Vale do Ribeira (PR).

O repertório escolhido inclui grandes autores de contos da tradição oral brasileira como Ana Maria Machado, Figueiredo Pimentel, Ricardo Azevedo, Monteiro Lobato e Câmara Cascudo. O objetivo principal do projeto é estimular o gosto pela leitura, promovendo a difusão da produção literária brasileira. E também, incentivar o gosto pelo folclore nacional, a partir da valorização da nossa literatura oral. “Nossa forma de atuação e dramaturgia são inspiradas em um folclore vivo, que ainda é praticado em várias regiões do país. São músicas e histórias que através de seus símbolos e metáforas falam à alma, destacando o saber e o poder da cultura popular. Histórias à Brasileira busca reproduzir a voz viva do caboclo, do contador de causos que vai enredando o ouvinte até conduzi-lo ao desfecho surpreendente, com humor e criatividade”, conta Vinícius Mazzon, responsável pelo projeto.

Foto: Divulgação

“Descer o Iguaçu reflete o desejo de aprofundarmo-nos no interior do estado, levando os resultados de nossas pesquisas. É uma grande oportunidade para conhecer a cultura popular vivida às margens desse grande rio”, comemoraMazzon. “A oralidade em nosso país é muito rica e exuberante e, em cada região se expressa de forma muito própria. Nosso folclore é um patrimônio cultural e deve chegar até as crianças brasileiras, suas legítimas herdeiras”, acrescenta.

O projeto foi viabilizado com o incentivo da COPEL – Companhia Paranaense de Energia por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura.

 

Ficha Técnica:

 

Vinícius Mazzon: Direção e Narração

Júnior Bier: Viola Caipira

Fábio Mazzon: Percussão e Efeitos

Produção: Travessia – Arte e Educação

 

Confira as datas das próximas apresentações:

 

Cruz Machado: 27 e 28/11

Mangueirinha: 30/11 e 01/12

Rio Bonito do Iguaçu: 04 e 05/12

Nova Prata do Iguaçu: 07 e 08/12

 

Vídeos do projeto:

https://youtu.be/BtqesGsU6L8

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há nenhum comentário no momento, você quer adicionar um?

Escrever comentário

Escrever comentário

Calendário

outubro 2018
D S T Q Q S S
« set    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Últimos Cometários

Mauro M. Aqui é de Joinville - SC. Aqui na cidade algumas ruas precisam,...

Mauro M. Aqui é de joinville -SC. AS ruas aqui precisam de asfalto novo....

Acho muito importante estas acoes para preservar o pouco q ainda temos...

Colméia no Facebook