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Cejusc faz audiência sobre Evasão Escolar


1 de julho de 2019

Foto: Comunicação Cejusc

O “Projeto de Combate à Evasão Escolar” da Vara da Infância e Juventude e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de União da Vitória, realizaram atividades no dia 25 de junho em três momentos distintos, acompanhados do Núcleo Regional de Educação, em prol do retorno e permanência aos bancos escolares.

Pela tarde, no Auditório do Colégio Estadual Túlio de França, foi realizado uma Audiência Pública pelo “Projeto de Combate à Evasão Escolar”, em que familiares e adolescentes foram atendidos pela equipe do Fórum, sendo orientados diretamente de forma individual pelo Juiz de Direito, Carlos Eduardo Mattioli,  com o intuito de agilizarem os encaminhamentos que melhor atendem às especificidades de cada estudante em situação de abandono escolar, assim como de seu núcleo familiar, sendo a maior parte das causas detectadas como de extrema gravidade.

No período vespertino, o Colégio Estadual Barão do Cerro Azul de Cruz Machado recebeu o grupo de orientação do “Projeto Escolar de Pais e Mães,” o qual propicia às famílias com situações de Evasão Escolar, um espaço para reflexões, socialização de experiências e orientações com o objetivo de incentivar e auxiliar a desempenhar o seu papel na superação da Evasão Escolar, além de os orientar em relação a outros desafios da educação familiar, trazidos pelo próprio grupo de familiares. A condução dos trabalhos foi realizada pela equipe de Psicologia do Serviço Auxiliar do Fórum da Infância e Juventude (SAIJ).

A noite, no Centro Educacional de Jovens e Adultos (CEEBJA) de União da Vitória, aconteceu a Audiência Pública de Evasão Escolar destinada ao público de familiares, adolescentes e jovens que frequentam esta modalidade de ensino público, que por algum motivo, abandonaram a escola em uma determinada fase da vida, apresentando assim, formas de intervenções diferenciadas das realizadas com as escolas regulares.

Os alunos e familiares puderam conversar e receber orientações com o Juiz e segundo a Pedagoga Solange Alves Pereira, “o formato busca encontrar caminhos e construir novos percursos para a continuidade dos estudos, na medida em que a escola representa, muitas vezes, a única possibilidade de acesso ao saber sistematizado e, consequentemente, ao exercício da cidadania plena”. O magistrado divulgou ainda uma parceria do Cejusc com o CEEBJA para o desenvolvimento de atividades e oficinas que serão iniciadas no segundo semestre do ano letivo.

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