Cemei presta homenagem ao dia de Monteiro Lobato

Escute a rádio

Cemei presta homenagem ao dia de Monteiro Lobato


3 de maio de 2016

Para comemorar o dia de Monteiro Lobato, que foi em 18 de abril, o Cemei (Centro de Educação Infantil Leonice Martins Hirsch), fez uma programação toda especial para os pequeninos.

Foto: Cemei Leonice Martins Hirsch

Foto: Cemei Leonice Martins Hirsch

Pensando no futuro de muitos alunos que fazem parte do Centro de Educação Infantil Leonice Martins Hirsch, localizado no bairro São Braz, em União da Vitória, a equipe de professores e direção, colocaram em prática uma atividade toda especial para os pequeninos, do Berçário Maternal Jardim I e Jardim II. Para as crianças conhecerem uma das personalidades que fez e faz história até os dias atuais, a equipe decidiu fazer uma justa homenagem a Monteiro Lobato, mas quem ganhou a festa mesmo foram os alunos.

Para levar a informação de bons contos de Monteiro Lobato, Ziraldo e tantos outros escritores brasileiros, a equipe trabalhou com várias salas de aula como cenário das grandes lendas. Num dos espaços a história foi contada com a utilização de fantoches e fez com que a criançada risse muito de cada momento. Já em outra sala os alunos se vestiram com as roupas dos personagens do Sitio do Pica- pau Amarelo e ouviram a professoras conta uma das histórias deste Sitio. Para fazer com que a imaginação fosse além dos livros, teve aula no gramado do Cemei, aonde a aventura e a emoção de cada palavra da professora fossem de muita atenção para saber o enredo da história.

Bem, mas teve aluno que não ficou só no escutar ou no ver as histórias contadas, mas sim teve a coragem de pegar o livro e ler ou tentar dar o primeiro passo para a formação das letras e saber o enredo do conto.

O que podemos dizer é que a educação no Cemei Leonice Martins Hirsch, a educação é feita com muito amor e carinho para cada aluno e acima de tudo estão mostrando para cada ser que no Brasil tivemos e temos grandes escritores que fazer o melhor em cada época para contar a magia da história infantil.

 

Biografia de Monteiro Lobato:

Foto: Cemei Leonice Martins Hirsch

Foto: Cemei Leonice Martins Hirsch

Responsável pela criação de inesquecíveis histórias começou o seu trabalho literário na área de contos infantis em 1917. A primeira história que escreveu foi “A menina do Narizinho Arrebitado”, lançada no natal de 1920 que fez o maior sucesso. Depois disso nasceram outros episódios, o principal deles é “O Sítio do Pica-pau Amarelo”, cujos personagens Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Narizinho, Tia Anastácia e Emília são conhecidos culturalmente até hoje.

Lobato estava insatisfeito com as traduções feitas dos livros europeus para crianças, por isso começou a criar personagens bem brasileiros, dando destaque aos costumes e às lendas do folclore nacional, como exemplo podemos citar o famoso Saci-Pererê. Em suas obras o autor ainda misturava a mitologia grega, os quadrinhos e o cinema.

O escritor é considerado pioneiro na literatura paradidática, aquela que se aprende brincando, por transmitir ideias e conhecimento em livros que falam de história, geografia e matemática.

Além da herança literária que nos deixou, Monteiro Lobato marcou na vida intelectual do país com importantes frases, tais como: “Um país se faz com homens e livros”, “Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê”, “Assim como é de cedo que se torce o pepino, também é trabalhando a criança que se consegue boa safra de adultos”, quanta sabedoria!

 

Obras de Monteiro Lobato

Foto: Cemei Leonice Martins Hirsch

Foto: Cemei Leonice Martins Hirsch

Idéias de Jeca Tatu, conto, 1918
Urupês, conto, 1918
Cidades Mortas, conto, 1920
Negrinha, conto, 1920
O Saci, literatura infantil, 1921
Fábulas de Narizinho, literatura infantil, 1921
Narizinho Arrebitado, literatura infantil, 1921
O Marquês de Rabicó, literatura infantil, 1922
O Macaco que se fez Homem, romance, 1923
Mundo da Lua, romance, 1923
Caçadas de Hans Staden, literatura infantil, 1927
Peter Pan, literatura infantil, 1930
Reinações de Narizinho, literatura infantil, 1931
Viagem ao Céu, literatura infantil, 1931
Caçadas de Pedrinho, 1933
Emília no País da Gramática, literatura infantil, 1934
História das Invenções, literatura infantil, 1935
Memórias da Emília, literatura infantil, 1936
Histórias de Tia Nastacia, literatura infantil, 1937
Serões de Dona Benta, literatura infantil, 1937
O Pica-pau Amarelo, literatura infantil, 1939

 

Fábulas de Monteiro Lobato

 

Foto: Cemei Leonice Martins Hirsch

Foto: Cemei Leonice Martins Hirsch

O Cavalo e o Burro
A Coruja e a Águia
O Lobo e o Cordeiro
O Corvo e o Pavão
A Formiga Má
A Garça Velha
As Duas Cachorras
O Jaboti e a Peúva
O Macaco e o Coelho
O Rabo do Macaco
Os Dois Burrinhos
Os Dois Ladrões
A caçada da Onça

 

Jeca Tatu

Foto: Cemei Leonice Martins Hirsch

Foto: Cemei Leonice Martins Hirsch

 

É no livro “Urupês”, que Monteiro Lobato retrata a imagem do caipira brasileiro, onde destaca a pobreza e a ignorância do caboclo, que o tornava incapaz de auxiliar na agricultura. O Jeca Tatu é um flagrante do homem e da paisagem do interior. O personagem se tornou um símbolo nacionalista utilizado por Rui Barbosa em sua campanha presidencial de 1918. Na quarta edição do livro, Lobato pede desculpas ao homem do interior.

 

Fonte: http://blogs.odiario.com/odiarionaescola/2012/04/17/quem-foi-monteiro-lobato/

Foto: Cemei Leonice Martins Hirsch

Foto: Cemei Leonice Martins Hirsch

Foto: Cemei Leonice Martins Hirsch

Foto: Cemei Leonice Martins Hirsch

Foto: Cemei Leonice Martins Hirsch

Foto: Cemei Leonice Martins Hirsch

Foto: Cemei Leonice Martins Hirsch

Foto: Cemei Leonice Martins Hirsch

Foto: Cemei Leonice Martins Hirsch

Foto: Cemei Leonice Martins Hirsch

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Governador Ratinho Junior autoriza estudo para fusão da Uniuv com a Unespar

Em articulação do deputado Hussein Bakri, o governador Ratinho Junior e o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, autorizaram a realização de estudos técnicos para a estadualização da Uniuv por meio de uma fusão com a Unespar. Até o meio do ano, esse levantamento vai apontar quais dos 14 cursos serão absorvidos, […]

Semana Santa: Cidasc orienta sobre compra de pescados

Com a chegada da Semana Santa, período tradicional do aumento do consumo de pescados, a atenção na hora da compra se torna fundamental para garantir a segurança alimentar A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), por meio do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Deinp), coordena as ações de […]

PRF inicia Operação Semana Santa 2024

No ano passado, nas rodovias federais de SC, foram registrados 105 acidentes nos quatro dias de feriadão da Semana Santa A Polícia Rodoviária Federal inicia a partir da zero hora desta quinta-feira dia 28/03, em todo o Brasil, a Operação Semana Santa 2024. A mobilização termina no domingo, dia 31 de março, às 23h59min.  O […]