Cruz Machado terá unidades de referência no cultivo de erva-mate » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Cruz Machado terá unidades de referência no cultivo de erva-mate


28 de maio de 2015

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O município de Cruz Machado está desenvolvendo ações para a construção de três unidades de referência no cultivo de erva-mate. O trabalho é uma parceria entre a Prefeitura de Cruz Machado, Secretaria Municipal de Agricultura e Cooperativa Coopafi. A empresa Baldo também faz parte da parceria e está oferecendo suporte de técnicos especializados na produção e cultivo de erva-mate. A criação das unidades de referência tem como objetivo melhorar a qualidade da produção, analisar períodos e técnicas de poda e a forma correta para realizar os procedimentos de produção.

As propriedades selecionadas para receberem as unidades de referência são: do agricultor Eugênio Kovalczik, na Linha dos Couros; do produtor Lauro Naumiuk, na comunidade Linha Palmital; e do agricultor Osmar Kseniuk, na 6ª Vicinal Vitória. São três plantações com aplicação de técnicas diferenciadas. Na Linha dos Couros a plantação é de erva-mate nativa, com sombras e ao sol aberto; na comunidade Palmital a erva-mate é toda plantada e sombreada; na comunidade Vitória a erva-mate é plantada e ao céu aberto.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As equipes e técnicos da Secretaria de Agricultura, Cooperativa Coopafi e da Empresa Baldo realizaram uma primeira visita nas propriedades selecionadas, para a escolha da área em que serão trabalhadas as análises de cultivo de erva-mate. Nesse primeiro momento também foi realizada a coleta de terra para análise de solo e estudo da necessidade específica de adubação.

Nas áreas de plantio de erva-mate serão realizadas podas de acordo os procedimentos já realizados pelos produtores e também a poda através de um novo sistema, para que possam ser comparadas as técnicas na prática. Também serão aplicados novos sistemas de adubação. Essas três unidades de referência também servirão para a realização de dias de campo sobre o cultivo de erva-mate em Cruz Machado, em que os produtores receberam novas informações, conhecimentos e técnicas que poderão ser executadas em suas propriedades.

Um técnico da Cooperativa Coopafi realizará treinamentos na Empresa Baldo e ficará responsável por todo o suporte e o acompanhamento nas unidades de referência no município. A empresa também oferecerá suporte e assistência técnica em todas as etapas do projeto.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A criação das unidades de referência tem como objetivo apresentar aos produtores cruzmachadenses novas técnicas e soluções para a realidade da produção de erva-mate. Quando manejada e cultiva de forma correta a erva-mate gera mais produtividade e consequentemente mais lucro. A aplicação das novas técnicas não terá custo nenhum para o produtor. A Prefeitura de Cruz Machado estará acompanhando os processos por meio da Secretaria de Agricultura, e também estará trabalhando em obras de melhorias aos acessos das propriedades.

O município de Cruz Machado é reconhecido nacionalmente como o maior produtor de erva-mate do Brasil. Segundo dados da Secretaria Municipal da Agricultura, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (Seab) e Departamento de Economia Rural (Deral), somente em 2013 a área de plantação da erva-mate foi de 4.500 hectares e a produção de 70 mil toneladas. O valor gerado no município no ano passado foi de R$ 73.056.200,00. Além da facilidade de manejo, o preço tem incentivado o investimento na cultura. A cidade possui ervateiras que classificam, desidratam e moem o produto. A maior parte da produção é enviada para outras cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e também para o Uruguai e Argentina.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

 

Via comunicação Prefeitura de Cruz Machado.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Produção de alho e cebola ainda sente efeito das chuvas de 2023, aponta Boletim Agropecuário de abril

Os preços do alho e da cebola aumentaram gradativamente desde o início deste ano. No mês de março, o preço médio pago ao produtor catarinense de cebola chegou ao maior valor nominal desde novembro de 2019: R$3,82 por quilo. Já o preço do alho, das três faixas levantadas pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), mais que dobrou […]

Porque comemos bolo e assopramos velas nos aniversários?

Entenda de onde veio a tradição que está presente nas festas de aniversário Amigos queridos, boa música, comida gostosa e claro, um bolo para compartilhar e velas para assoprar. No Brasil e em grande parte do mundo, é uma fortíssima tradição ter um bolo feito especialmente para a festa de aniversário com velinhas em cima. […]

Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa

Obras estão expostas na Prefeitura Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa Para festejar os 62 anos da cidade de Matos Costa, a sede da Prefeitura do município, recebeu na noite de segunda-feira, 22 de abril, a 1ª Mostra de Artes Plásticas com obras da Associação dos Artistas Plásticos […]