Projeto Planetário Móbile é realizado em Bituruna » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Projeto Planetário Móbile é realizado em Bituruna


27 de agosto de 2014

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Bituruna por meio da Secretaria de Educação e Cultura esta promovendo para os alunos da rede municipal a participação no Projeto Planetário, o equipamento esta montado na quadra de esportes Nelson Porfírio da Luz no bairro Vila Mariana onde as crianças estão visitando.

Na segunda-feira, 26, a Secretária de Educação e Cultura juntamente com a equipe da educação esteve visitando o Projeto Planetário Móbile e puderam conferir as apresentações junto as crianças.

 

Experiência

 

Desde 1999, o Projeto Móbile se dedica exclusivamente a ensinar astronomia e valores humanos, levando o planetário às escolas em todo Brasil.

 

Metodologia

 

No Móbile, os alunos aprendem astronomia de forma natural: navegando pelo universo. Educação é coisa séria, mas precisa ser também divertida e envolvente. Nenhuma situação acontece por acaso, todos os conteúdos foram cuidadosamente contextualizados. O objetivo é que o aluno experimente lições ricas em sentido e significado.
Por trás do espetáculo, existe um trabalho pedagógico responsável e comprometido com os valores da nova educação. As apresentações são permeadas de temas transversais que podem ser explorados em discussões posteriores, em sala de aula. A inserção desses temas enriquece o trabalho, resultando em soluções criativas no processo ensino-aprendizagem.

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Responsabilidade e comprometimento

 

O professor Irineu Gomes Varella, diretor do Planetário Municipal de São Paulo de 1980 a 2002, desenvolveu um roteiro especialmente para o Planetário Móbile.
Os temas de Educação Ambiental foram elaborados pela Professora Assucena Tupiassú, coordenadora de cursos no Departamento de Parques e Áreas Verdes (DEPAVE) da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo (SVMA).

 

Apresentações

 

A linguagem e os conteúdos foram elaborados de acordo com as várias faixas etárias, acompanhando as etapas do desenvolvimento cognitivo. Os programas compreendem todas as séries, desde a educação infantil até o ensino médio, e também são próprios para feiras de ciências e culturais, aniversários e outras comemorações da escola.

 

Preocupação com o meio ambiente

 

Durante a narrativa, várias passagens se inter-relacionam com temas de educação ambiental. Ao serem questionados sobre o que aprenderam no planetário, os alunos sempre falam sobre as maravilhas dos planetas e principalmente sobre a importância de cuidar da Terra, pois ela é o único planeta habitável no Sistema Solar.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Maior café do mundo usa 300 kg de pó e água de caminhão pipa; é brasileiro

O maior café do mundo tem dono e é brasileiro. Vem de Brejetuba, interior do Espírito Santo. A cidade é conhecida como a “Capital Estadual do Café Arábica”. Para o preparo da bebida, são necessários mais de 300 quilos de pó de café e 4 mil litros de água quente, bombeados por um cano de […]

Máquinas iniciam trabalhos emergenciais no morro do Dona Mercedes em União da Vitória

O investimento do Governo do Estado é de R$ 31.608.111,24 e se trata de mais uma conquista que vem por meio do trabalho incansável do deputado Hussein Bakri As máquinas e trabalhadores da empresa Engemass já estão mobilizados no morro do Dona Mercedes em União da Vitória. A obra que se inicia nesta quarta-feira, dia […]

Inaugurado primeiro frigorífico de coelhos do Planalto Norte Catarinense

O Planalto Norte saiu na frente e nesta sexta-feira, 12, inaugurou o primeiro frigorífico de coelhos do Estado com registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) emitido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O Frigorífico da Associação dos Pequenos Agricultores Ecológicos e Orgânicos (Apaeco) fica na Colônia […]