Cinco vereadores votam contra a multa da sacola laranja

Escute a rádio

Cinco vereadores votam contra a multa da sacola


4 de maio de 2016

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Na noite de segunda-feira, 2 de maio, os vereadores de União da Vitória, votaram no projeto de Lei n° 26/2016, que “Dispõe sobre a seleção de resíduos sólidos urbanos em sacolas plásticas distribuídas por estabelecimentos comerciais, institui sobre a padronização e especificação das sacolas e dá outras providencias”. Em um resumo geral, a Lei da sacola laranja.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

A sessão da Câmara de Vereadores da cidade de União da Vitória, foi realizada na noite de segunda-feira, 2 de maio. Teve em pauta, o tema mais discutido em rodas de chimarrão, entre alunos e em especial, entre os defensores do meio ambiente. Os 13 vereadores colocaram em discussão e votação final o projeto de lei nº 26/2016, que coloca em vigor a lei da sacola laranja em União da Vitória.

O projeto em si, tem como objetivo, que os mercados da cidade ao fazer a entrega das compras ao consumidor, coloquem os produtos em sacolas da cor laranja, que servira para que o trabalho da coleta de lixo reciclável no município tenha sucesso.

Na atual administração foi criado a Coopertrage, que é uma associação em que as pessoas fazem o trabalho da coleta de lixo reciclável em União da Vitória, e no final da tarde, um caminhão da entidade faz a coleta do material que é enviado para um deposito de separação. No inicio, a Prefeitura teve a parceria de empresas que doaram sacolas da cor laranja, mas com o passar do tempo, a doação dos sacos não foi mais feito e o projeto teve sua decadência no objetivo de recolher material reciclável.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Na sessão de segunda-feira, os vereadores discutiram o novo projeto. As empresas passariam a distribuir sacolas laranja, e o morador deverá colocar todo o material reciclável neste saco. Até ai tudo bem, mas o que chama a atenção do projeto de Lei, é que quem não colocar vai ser multado no valor de R$50,00 até R$ 500,000.

Dos 13 vereadores de União da Vitória, sete votaram a favor do projeto, e da multa ao morador que não usar a sacola laranja. Cinco vereadores votaram contra o projeto no que se diz respeito à cobrança. Vale destacar que os vereadores que votaram contra o projeto de Lei 26/2016, não são contra o trabalho de conscientização ao meio ambiente, mas sim contra a população pagar uma multa, pois o povo já paga muito imposto.

 

Voto a favor da multa

Altair Lourenço de Souza;

Altamir Moreira de Castilho;

Carlos Romeu Bueno;

Carlos Humberto Topolski;

Gilmar Jarentchuk;

Luilson Schwartz;

Ziliotto Daldin;

Waldir Luiz Cortellini

 

 

Voto contra a multa

Valdecir José Ratko;

Daniel Fernando Rocha;

Mario Lúcio Pereira Ferreira;

Julio Adilson Pires;

Ricardo Adriano Sass;

Na manhã desta quarta-feira, 04 de maio, o jornalismo da Rádio Colmeia esteve na Câmara de Vereadores de União da Vitória, e conversou com dois vereadores, o Valdecir José Ratko e o Mario Lúcio Pereira Ferreira. Ambos votaram contra o projeto e explicaram o motivo de dizer “não”.

Com a palavra o vereador Valdecir José Ratko.

 

 

Com a palavra o vereador Mario Lúcio Pereira Ferreira.

 

 

O projeto aprovado foi enviado para a Prefeitura, onde espera pela assinatura do prefeito Pedro Ivo Ilkiu (PT) para ter validade.

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

2 respostas para “Cinco vereadores votam contra a multa da sacola”

  1. vilmar josé macheli disse:

    Gostaria de saber se está lei, desde que seja assinada pelo prefeito não seria inconstitucional, com a palavra o promotor de justiça da varal civil do Fórum de União da Vitória. Sou contra a multa.

  2. Ana Silveira disse:

    Sou totalmente contra a multa. Existem os dias corretos para colocarmos o lixo reciclável para ser coletado e ponto final. Independentemente da cor da sacola, foi colocado para coleta no dia certo, então basta apenas coletá-los. E aproveitando, gostaria de fazer uma reclamação, já que ligar não adiantou. Existem materiais recicláveis que não tem como colocá-los em uma sacola devido o seu tamanho (galão d’água 5 litros), e para minha surpresa (indignação), o que os coletores fizeram? Jogaram o material em frente a minha casa, em um terreno baldio. Depois reclamam de dengue! Sem falar que não levam todo o material reciclável que juntamos. E no final ele acaba sendo levado em outro dia pela coleta seletiva de material orgânico. Próxima vez que eu ver isso irei fotografar, filmar e divulgar nas redes sociais. E para finalizar, seja a sacola laranja, preta, azul etc, é só aproveitar e reciclá-la também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Paraná Bom de Bola começa nesta sexta e abre o calendário de jogos oficiais do Paraná

Começa nesta sexta-feira (26) a fase regional da 4ª edição do Paraná Bom de Bola, evento que abre o calendário 2024 dos Jogos Oficiais organizados pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Esporte (SEES). A partir deste fim de semana, têm início as competições que ocorrem ao longo do ano: Jogos de Aventura […]

Com apoio de cão, PM apreende 2 toneladas de maconha em caminhão em Iguaraçu

Uma operação conduzida por policiais militares do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) resultou na apreensão de um caminhão que transportava arroz carregado também com drogas na cidade de Iguaraçu, na terça-feira (23). Os militares realizavam abordagens de rotina na rodovia quando abordaram esse veículo e um cão de faro indicou a presença de ilícitos. Foram […]

Governador Jorginho Mello anuncia data para início da dragagem do Rio Itajaí-Açu para mitigar enchentes no Vale

O governador Jorginho Mello anunciou na manhã desta segunda-feira, 22, a data para o início da tão aguardada dragagem do rio Itajaí-Açu, no Alto Vale de Santa Catarina. A medida é crucial para minimizar os impactos das enchentes na região que é uma das mais atingidas por cheias no estado e de forma recorrente. Um […]