Cine Teatro Luz virou banheiro público

Escute a rádio

Cine Teatro Luz virou banheiro público


18 de novembro de 2015

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Há tempos que o espaço público que deveria ser utilizado para grandes eventos, está fechado por falta de manutenção e reparos.

A comunidade de União da Vitória, espera a um ano que as portas do Cine Teatro Luz voltem a ser reabertas para grandes eventos, assim como foi no ano passado. Segundo a administração pública da cidade, o espaço está fechado devido a reformas necessárias, mas o que realmente a população vê é um patrimônio público cultural fechado e sem as reformas.

Na metade desse ano até se viu uma empresa prestando serviço de melhorias no local, mas de lá para cá não se teve mais notícias de obras ou melhorias no espaço e nem de quando será sua possível abertura.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Quem passa pela frente pode ver uma placa que foi colocada no tempo em que o espaço passou por uma revitalização do governo do então Governador, Jaime Lener, onde diz “Velho Cinema Novo”, que passava a ideia de que o espaço realmente tinha sido reformado.

Outro ponto questionado há mais de quatro anos e até hoje não foi dado uma explicação, é que nem foi colocado o nome do Cine Teatro Luz no alto da fachada do prédio.

 

O Cine Luz é banheiro público:

 

Os moradores e visitantes que passam pela frente do Cine Teatro Luz, situado na rua Drº Carlos Cavalcanti, devem colocar a mão no nariz para não sentir o cheio de urina. Mendigos estão utilizando os pilares de sustentação do prédio como urinóis.

Na frente, é possível ver uma possa de urina, além de pessoas desabrigadas dormindo sobre um papelão.

Em um passado não muito distante, tinha pessoas que utilizavam as laterais do Cine Luz como banheiro, mas os moradores que residem em um beco começaram a chamar a atenção e tais acontecimentos não foram mais registrados com tanta frequência.

 

Estrutura:

 

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

A estrutura do Cine Teatro Luz hoje se encontra em uma situação de falta de manutenção e cuidados com o patrimônio. A frente está totalmente suja e o pilar principal de entrada está sendo utilizado como banheiro público.

Outro ponto observado é que a porta de vidro virou encosto para se dormir a noite toda, além de quebraduras na falta de cuidados com o prédio.

Nas laterais demorou, mas a administração pública retirou os pedaços de madeira que faziam o suporte dos novos ar condicionado, mas a fiação elétrica é outro problema que se vê em todo o entorno do Cine Teatro Luz.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Não é diferente na parte de trás, onde é possível ver o total abandono dos chamados camarins e no alto do cinema á buracos e rachaduras, bem próximo aos tubos do ar condicionado.

Outro aspecto de abandono é a pintura e o não cuidado com a placa de “Velho Cinema Novo”, do Governo do Paraná.

Lembrando que no Governo do então governador do Paraná, Jaime Lener, foi feito uma revitalização do espaço, onde todo o telhado do cinema, as poltronas, escadaria, banheiros, luzes e palco e muitos outros detalhes foram revitalizados trazendo para União da Vitória o resgate da história.

 História do “Luz”:

José Cleto, prefeito Municipal de União da Vitória, de 1947 a 1951, homem justo, amante do saber e da cultura, dentre os muitos sonhos e as muitas realizações, queria dotar a cidade de União da Vitória de um cine-teatro, pois o que já existia estava situado na cidade de Porto União, o Cine Odeon.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Para que este empreendimento se concretizasse, José Cleto contou com o apoio dos vereadores, criou leis que beneficiariam quem se propusesse a desenvolver a obra. Não havendo interessados, ele mesmo em busca de lideres da comunidade capazes de executar a tarefa proposta. Reuniu um punhado de homens que desejavam o desenvolvimento de União da Vitória e os envolveu de imediato com a causa, incentivando a todos para que fossem em frente e contassem com o seu apoio, como de fato aconteceu.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

A história do Cine Luz é cheia de percalços e alegrias e nos mostra que, com idealismo, perseverança e trabalho, o objetivo final é alcançado.

O Cine Luz, um empreendimento notável que nasceu da pujança de um punhado de idealistas que sabiamente contribuíram para a cultura das cidades gêmeas, não poderia jamais perecer.

 

 

A história passo a passo:

 

 

 

História noticiada:

 

O “Luz” Fecha suas portas

 

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Após 38 anos de funcionamento, o Cine Luz teve sua última sessão às 21h15 min, do dia 24 de setembro de 1989, com um público de 110 espectadores, com o filme “Fogo e Prazer”.

Somente um artigo do jornalista Aramis Millarch publicado no jornal “O Estado do Paraná”, do ia 8 de outubro de 1989, mencionou o fato.

No ano de 1989 como em 2001, o Cine Teatro Luz, passou por uma revitalização. No ano de 2002, o então Governador Jaime Lener, esteve em União da Vitória com o então deputado Estadual Valdir Luiz Rossoni, fazendo a entrega oficial do Cine Teatro Luz e da revitalização da Estação União no lado do Paraná.

De lá para cá o espaço Cine Luz, não recebeu mais melhorias de grande porte e hoje está fechado.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Se você quiser mais detalhes da história do Cine Teatro Luz de União da Vitória, dirija-se a biblioteca púbica  ou de alguma escola da cidade de União da Vitória e leia o livro “Cine Luz no tempo do Cinema”.

 

Fonte de pesquisa:

 

Livro: Cine Luz no Tempo do Cinema

Autor da obra: Cordovan Frederico de Melo Júnior

1ª edição 1996 / Coleção Nossa Memória n° 01

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a primeira metade da parcela do 13º salário, a partir desta quarta-feira (24). Em geral, a primeira parcela do abono anual, também conhecido como 13º dos beneficiários da Previdência Social, ocorre em agosto de cada ano. No mês passado, o governo […]

Nova feira dos produtores rurais em União da Vitória promete surpreender

A feira contará com uma ampla gama de comodidades, incluindo uma cobertura de policarbonato em estrutura metálica, barracas externas com toldo e calçadas União da Vitória está prestes a receber uma adição marcante, com Nova Feira dos Produtores Rurais. Esta iniciativa, que está sendo realizada pela Prefeitura com investimento federal através de emenda do Deputado […]

Transformação digital: novo sistema comercial da Celesc disponibilizará mais de 80 serviços online

Migração vai acontecer no fim deste mês, quando o atendimento funcionará de forma parcial por três dias úteis A partir de 07 de maio, os mais de 3,5 milhões de clientes da Celesc terão acesso a todos os serviços da distribuidora de forma mais ágil, prática e intuitiva, sem precisar sair de casa. Isto porque, […]