Clac projeta reativação » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Clac projeta reativação


26 de fevereiro de 2013

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

A Cooperativa de Laticínios Curitiba (Clac) está prestes a reiniciar suas atividades no município de União da Vitória, reassumindo o espaço próximo ao trevo do Mallon. O prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, está auxiliando a administração da Clac, junto ao Banco do Brasil e Governo Federal, para rever dívidas existentes e saná-las.

Posteriormente, o prefeito pretende incluir a Clac num programa regional de produção de leite. Primeiramente, é necessário articular a renegociação das pendências que a cooperativa possuí. Para isso Pedro Ivo fez contato com o ex-senador Osmar Dias, responsável pela pasta de agronegócios do Banco do Brasil.

Em União da Vitória, a Clac abriu seu entreposto na época do prefeito Alcides Fernandes, gerando vários empregos. Contudo, problemas de gestão comprometeram a situação administrativa e endividaram a associação. Para retomar as atividades é necessário resolver a questão financeira.

 

Lançamento de programa

 

Outra informação importante para o setor é o lançamento de uma série de incentivos para a produção leiteira. Apenas duas regiões do Paraná serão contempladas com liberação de recursos e incentivos para suas bacias leiteiras: o Sudoeste e União da Vitória, por articulação de Pedro Ivo junto a Osmar Dias e Casa Civil. O lançamento do programa será no mês de abril de 2013, em União da Vitória, com a presença da Ministra Chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.

Tendo a Clac atuando, o prefeito quer viabilizar parcerias por meio da Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar). O objetivo é fortalecer a atividade e agrupar os produtores de toda a região. Pedro Ivo reforça ainda a importância de qualificar o produtor para melhor a qualidade do leite e permitir uma renda melhor.

Essa qualificação acontecerá por meio do Pronatec Campo, Casa Familiar Rural, que será construída no distrito de São Domingos e outros cursos. “Tem produtor que recebe R$ 1 por litro outros R$ 0,60 por não terem a mesma qualidade”, justifica.

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Paraná Bom de Bola começa nesta sexta e abre o calendário de jogos oficiais do Paraná

Começa nesta sexta-feira (26) a fase regional da 4ª edição do Paraná Bom de Bola, evento que abre o calendário 2024 dos Jogos Oficiais organizados pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Esporte (SEES). A partir deste fim de semana, têm início as competições que ocorrem ao longo do ano: Jogos de Aventura […]

Com apoio de cão, PM apreende 2 toneladas de maconha em caminhão em Iguaraçu

Uma operação conduzida por policiais militares do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) resultou na apreensão de um caminhão que transportava arroz carregado também com drogas na cidade de Iguaraçu, na terça-feira (23). Os militares realizavam abordagens de rotina na rodovia quando abordaram esse veículo e um cão de faro indicou a presença de ilícitos. Foram […]

Governador Jorginho Mello anuncia data para início da dragagem do Rio Itajaí-Açu para mitigar enchentes no Vale

O governador Jorginho Mello anunciou na manhã desta segunda-feira, 22, a data para o início da tão aguardada dragagem do rio Itajaí-Açu, no Alto Vale de Santa Catarina. A medida é crucial para minimizar os impactos das enchentes na região que é uma das mais atingidas por cheias no estado e de forma recorrente. Um […]