COVID-19: Prefeitura de Bituruna decreta situação de emergência » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

COVID-19: Prefeitura de Bituruna decreta situação de emergência


20 de março de 2020

Imagem Gisele Ovitski/ Rádio Colmeia

A Prefeitura de Bituruna emitiu nesta tarde de sexta- feira, 20, o decreto 045/2020, que declara situação de emergência ao município, limitando por 15 dias as atividades do comércio e intensificando as medidas de prevenção ao Coronavírus.

A decisão foi tomada após reunião com líderes religiosos, Associação Comercial de Bituruna e integrantes da Câmara de Dirigentes Lojistas, ficando definido que apenas serviços essenciais podem atender no município. Importante ressaltar que Bituruna segue sem nenhum caso confirmado e ou suspeito de Coronavírus, sendo esta medida tomada, a fim de limitar as barreiras da possível entrada da doença.

De acordo com o decreto 045/2020, podem continuar funcionando: farmácias, clínicas médicas, odontológicas e veterinárias, supermercados, açougues, padarias, postos de combustíveis, serviços funerários e distribuidoras de água e gás. O atendimento dentro do estabelecimento deve ser limitado a metragem do local. Restaurantes, bares, lanchonetes, padarias e atividades afins podem realizar apenas serviço de delivery. As atividades religiosas estão suspensas por 15 dias.

A Prefeitura também suspenderá o atendimento de livre demanda, ou seja, quem precisar dos serviços deve ligar e agendar atendimento. A medida não se aplica aos órgãos de saúde que continuarão com atendimento normal. Os servidores com mais de 60 anos, doenças crônicas, gestantes, lactantes e problemas respiratórios já foram dispensados. O Setor de Tributação vai prorrogar em 120 dias o pagamento de tributos que venceriam neste período. As aulas da rede municipal de ensino, atividades nas áreas de lazer e campeonatos de Futebol Sete Aberto e Futebol Sete do Interior também estão suspensos. As viagens através do Tratamento Fora de Domicílio serão mantidas apenas para pacientes que vão realizar quimioterapia, radioterapia e hemodiálise.

A Administração Municipal reforça que não há motivo para pânico, o objetivo é intensificar as medidas de prevenção. Novas informações serão atualizadas no www.bituruna.pr.gov.br e a população pode solicitar orientações das 8h às 17h no telefone: (42) 3553-8000, pedido o encaminhamento da ligação para a Vigilância Epidemiológica ou através do WhatsApp: (42) 3553-8011.

A Fundação Municipal de Saúde lembra a importância em aderir ao isolamento voluntário, manter as mãos sempre limpas e higienizá-las com álcool em gel regularmente, evitar locais com aglomeração de pessoas, manter ambientes ventilados, evitar apertos de mão e comprimentos onde há contato.

Imagem Divulgação

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Maior café do mundo usa 300 kg de pó e água de caminhão pipa; é brasileiro

O maior café do mundo tem dono e é brasileiro. Vem de Brejetuba, interior do Espírito Santo. A cidade é conhecida como a “Capital Estadual do Café Arábica”. Para o preparo da bebida, são necessários mais de 300 quilos de pó de café e 4 mil litros de água quente, bombeados por um cano de […]

Máquinas iniciam trabalhos emergenciais no morro do Dona Mercedes em União da Vitória

O investimento do Governo do Estado é de R$ 31.608.111,24 e se trata de mais uma conquista que vem por meio do trabalho incansável do deputado Hussein Bakri As máquinas e trabalhadores da empresa Engemass já estão mobilizados no morro do Dona Mercedes em União da Vitória. A obra que se inicia nesta quarta-feira, dia […]

Inaugurado primeiro frigorífico de coelhos do Planalto Norte Catarinense

O Planalto Norte saiu na frente e nesta sexta-feira, 12, inaugurou o primeiro frigorífico de coelhos do Estado com registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) emitido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O Frigorífico da Associação dos Pequenos Agricultores Ecológicos e Orgânicos (Apaeco) fica na Colônia […]