Cruz Machado promove encontro de rotulagem de produtos hortícolas in natura

Escute a rádio

Cruz Machado promove encontro de rotulagem de produtos hortícolas in natura


2 de outubro de 2015

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) publicou a Resolução nº 748/2014, que regulamenta a rotulagem de produtos hortícolas in natura a granel e embalados, que sejam produzidos, distribuídos ou comercializados no Paraná.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O cumprimento dessa legislação beneficiará os produtores rurais, cujos nomes estarão associados aos alimentos por eles produzidos, os comerciantes que poderão identificar e qualificar seus fornecedores e a sociedade como um todo, em especial os consumidores, ao respeitar o direito à informação.

A Prefeitura de Cruz Machado realizou nesta quinta-feira, 1º, no auditório da igreja luterana, um encontro sobre orientações da regulamentação e rotulagem de frutas, verduras e legumes. O evento foi organizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

O encontro contou com a participação de produtores e comerciantes do município. Eles receberam uma cartilha sobre a nova regulamentação e também receberam orientações de técnicos. A reunião buscou esclarecer dúvidas e dar orientações para a aplicação da rotulagem aos produtos.

Frutas, verduras e legumes embalados e a granel precisam ser rotulados ou etiquetados desde a origem até os pontos de venda para o consumidor. No rótulo ou etiqueta, para todos os alimentos hortícolas in natura devem constar de forma legível informações que identifiquem a origem e o produto, lote, peso líquido e serviço de atendimento ao consumidor. Apenas no caso dos alimentos embalados prontos para o consumo, além dessas informações, devem constar a validade e forma de conservação.

Entre os benefícios que a medida oferece está o maior controle da segurança dos alimentos comercializados; a possibilidade de resolver mais facilmente problemas de saúde pública, pois o lote com produtos contaminados pode ser identificado e retirado de circulação; além de identificar bons produtores, distribuidores e comerciantes, de modo que a marca, o produto e os estabelecimentos passam a ser reconhecidos.

Por meio da resolução será possível identificar o produtor responsável, o que garantirá ao consumidor maior segurança sobre o produto que está adquirindo, escolhendo o de melhor qualidade. A identificação facilitará também a fiscalização quando o produto for de qualidade duvidosa, agilizando a suspensão da distribuição para venda dos produtos que possam prejudicar a saúde do consumidor.

Via comunicação Prefeitura de Cruz Machado

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Produção de alho e cebola ainda sente efeito das chuvas de 2023, aponta Boletim Agropecuário de abril

Os preços do alho e da cebola aumentaram gradativamente desde o início deste ano. No mês de março, o preço médio pago ao produtor catarinense de cebola chegou ao maior valor nominal desde novembro de 2019: R$3,82 por quilo. Já o preço do alho, das três faixas levantadas pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), mais que dobrou […]

Porque comemos bolo e assopramos velas nos aniversários?

Entenda de onde veio a tradição que está presente nas festas de aniversário Amigos queridos, boa música, comida gostosa e claro, um bolo para compartilhar e velas para assoprar. No Brasil e em grande parte do mundo, é uma fortíssima tradição ter um bolo feito especialmente para a festa de aniversário com velinhas em cima. […]

Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa

Obras estão expostas na Prefeitura Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa Para festejar os 62 anos da cidade de Matos Costa, a sede da Prefeitura do município, recebeu na noite de segunda-feira, 22 de abril, a 1ª Mostra de Artes Plásticas com obras da Associação dos Artistas Plásticos […]