Rádio Colmeia

Cruz Machado realiza 3º Congresso da Erva Mate

agosto 10
10:36 2019

Foto: Comunicação Prefeitura de Cruz Machado

Em uma promoção da Prefeitura de Cruz Machado em parceria com a Associação Vale do Mate, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cruz Machado, aconteceu na última quinta-feira, 08, o 3º Congresso da Erva Mate do Vale do Iguaçu, com o tema “Boas Práticas Agrícolas, Políticas Públicas e Cenários do Mercado Futuro para o Desenvolvimento Sustentável do Complexo Ervateiro no Vale do Iguaçu”.

Realizado no Clube Recreativo Sete de Setembro, mais de 700 pessoas participaram do evento, dentre elas produtores rurais, tarefeiros, ervateiros, viveiristas, membros de entidades representativas do Setor Ervateiro, autoridades, técnicos, estudantes e a comunidade em geral de Cruz Machado e outros municípios, como União da Vitória, Turvo, Tijucas do Sul, São Mateus do Sul, São João do Triunfo, Santa Cecília, Rebouças, Quedas do Iguaçu, Prudentópolis, Porto Vitória, Porto União, Mallet, Paulo Frontin, Paula Freitas, Palmas, Jaraguá do Sul, Irineópolis, Irati, Ibumiri, Inácio Martins, Guarapuáva, General Carneiro, Florianópolis, Espigão Alto do Iguaçu, Erechim, Dois Vizinhos, Curitiba, Contenda, Colônia Vitória, Cascavel, Canoinhas, Campo Magro, Venâncio Aires, Bituruna e Antonio Olinto.

Foto: Comunicação Prefeitura de Cruz Machado

O prefeito de Cruz Machado, Euclides Bibi Pasa, agradeceu aos visitantes, a equipe organizadora e todos que estiveram envolvidos com o evento, afirmando que ficou muito honrado em receber todas estas pessoas, que além de estarem participando estarão levando o nome e a marca de Cruz Machado, município que conta com mais de 3500 produtores que trabalham e cultivam a erva-mate. “Fico contente em ver tantas pessoas participando deste encontro tão importante, que irá contribuir muito no dia a dia do produtor. Cada vez que conseguimos levar o nome de Cruz Machado a outros lugares estaremos fortalecendo ainda mais o nosso produto, a erva-mate, que somos um dos maiores produtores do Brasil” destacou Bibi.

Pela manhã duas palestras movimentaram o Congresso. A primeira delas com o tema Tecnologias e Inovações em Termos de Produtos, Consumo e Fabricação da Erva Mate, ministrada por Daiane Marlise Ehrhardt, seguida pela palestra Importância Econômica, Social e Ambiental da Cadeia Produtiva Erva Mate no Paraná, com o palestrante Norberto Anacleto Ortigara, que é o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná. Em entrevista, Norberto destacou que este congresso é muito importante para aperfeiçoamento e aprendizado, o que sempre gera evolução, pois inovações e mudanças acabam visando novos resultados. Comentou ainda que atualmente é explorado muito pouco da cadeia da erva-mate, tendo o chimarrão e tererê como principais produtos, mas existe um leque muito grande de produtos que podem ser mais explorados antes que o mundo econômico os descubra e agregue valor antes dos produtores e quem vive do mate atualmente. “Momentos como este mantem vivo o entusiasmo por um produto tão importante como a erva-mate e nos traz aqui para apoiar e ajudar a todos. Parabenizo Cruz Machado, parabenizo a todos e fico feliz por participar de um evento tão importante”, finalizou o Secretário do Governo Estadual.

No período da tarde mais duas palestras: a primeira com o tema “Erva Mate, recurso Natural renovável e evolução das pesquisas na cadeia produtiva da Erva Mate”, pela Palestrante Alice Valduga e finalizando o evento a palestra “Boas Práticas Agrícolas e de Fabricação: Sobrevivência ou Instrumentos para conquista, ampliação e consolidação de mercado, e, a atual concepção do Rio Grande do Sul no Ramo da Erva Mate”, ministrada por Ilvandro Barreto de Melo.

Segundo o presidente do Ibramate, Alberto Tomelero, o encontro foi de grande importância, pois a economia da região depende muito da atividade ervateira e todos que estiveram reunidos vieram buscar novos conhecimentos para explorar ainda mais a erva-mate. “O grande desafio que encontramos hoje são novas parceria com o setor ervateiro, precisamos buscar novos consumidores para que não ocorra em breve, excesso de produção para pouco mercado”, destacou ele, afirmando que novas parcerias e novos produtos provindos do mate irão ajudar a não sobrecarregar a produção. Marcos Brambilla, salientou que o diferencial na qualidade do produto é o cuidado com o cultivo e a forma que a região produz conspira a favor de um produto de qualidade, afirmando que a Fetaep sempre será parceira disso: “sou testemunha de todo o esforço que esta região tem feito para colocar a erva-mate com um produto com a marca paranaense de qualidade e é significativa a contribuição para a economia do estado, importante para a agricultura familiar e nós do Fetaep continuaremos incentivando ainda mais” finalizou Brambilla, Presidente da Fetaep.

Para o Presidente da Associação Vale do Mate, João Chavarski, o evento conseguiu unir o setor ervateiro da região, sendo este o primeiro passo para conseguir mais retorno através da erva-mate. “Precisamos produzir e manter a qualidade e isso nós temos através da erva-mate nativa e sombreada, fazendo que com que as ervateiras consigam entrar no mercado com um produto diferenciado com potencial para competir com as demais, pois sempre a qualidade é o caminho do sucesso e o que vai prevalecer, assim estamos no rumo certo”, destacou.

Foto: Comunicação Prefeitura de Cruz Machado

Diversos produtores estiveram presentes no encontro. Para Claudinei Vilmar Klein, morador da Linha Iguaçu Norte, o Congresso é bastante útil, gera bastante conhecimento, ainda mais depois dos frios intensos deste ano, fato este que irá gerar perdas na produção. “Eventos como este servem para nos aperfeiçoar e cada vez mais saber trabalhar com a erva-mate, sempre em constante aprendizado para produzir ainda mais e com qualidade” frisou Claudinei.

Durante o evento vários pratos à base da erva-mate ou então com sabor do mate foram servidos, tais como bolos, tortas, pão de queijo, quibes, e ainda duas novidades: o sorvete e chopp de erva-mate, novidades do mercado que em breve estarão disponíveis em estabelecimentos comerciais de toda nossa região.

Sobre o resultado deste 3º Congresso da Erva-mate, o Secretário de Agricultura de Cruz Machado destacou que foi bastante produtivo, com grandes palestras que irão contribuir ainda mais aos conhecimentos que o produtor já possui, sendo este um evento para agregar valor e conhecimento e foi o que realmente aconteceu. “Como organizador nós ficamos bastante feliz com o resultado. Hoje tivemos mais de 700 pessoas aqui reunidas, isso mostra ainda mais a importância desta cultura para todos nós. Tivemos aqui pessoas de nosso município, região e diversas cidades, que vieram para conhecer ainda mais sobre o setor ervateiro, este setor que é sinônimo de prosperidade ao nosso município. Só tenho a agradecer a todos que estiveram envolvidos, sabemos que não é fácil realizar um congresso deste porte, mas com a ajuda e colaboração de todos deixamos este dia marcado na história com grande sucesso”, destacou Valdir.

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há nenhum comentário no momento, você quer adicionar um?

Escrever comentário

Escrever comentário

Calendário

agosto 2019
D S T Q Q S S
« jul    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Últimos Cometários

Pois é se tivece com o cinto de segurança não teria caído...

é pessoal, esperamos que aquelas lombadas nas calçadas terminem. calçada...

Muito triste nico sensacional comentarista sem comentários pra quem o conheceu pedia pra...

Colméia no Facebook