Rádio Colmeia

Cruz Machado realiza II Fórum Municipal da Segurança Alimentar e Nutricional

fevereiro 27
12:47 2014
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal da Agricultura em parceria com a Secretaria Municipal da Educação realizaram nessa terça-feira, 25, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), o II Fórum Municipal da Segurança Alimentar e Nutricional.

O encontro foi ministrado pelas nutricionistas Kelly Paintner Barczak e Daniela Gavasso Wierzbick e contou com a presença do Secretário Municipal da Agricultura, Silmar Kazenoh, da Secretária Municipal de Educação, Oliveti Brautigam, e demais autoridades das entidades governamentais e não governamentais.

A Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) é a garantia de acesso a uma alimentação de qualidade e em quantidade suficiente, de modo permanente, baseada em práticas alimentares promotoras de saúde e que respeitem as características culturais e ambientais de cada região. Consiste em garantir condições de acesso a alimentos de qualidade em quantidade suficiente, de modo permanente e sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, com base em práticas alimentares saudáveis, contribuindo assim para uma existência digna.

A Secretaria Municipal da Agricultura será a responsável pela Segurança Alimentar e Nutricional no município de Cruz Machado. No fórum foram abordadas questões referentes ao Programa Nacional da Segurança Alimentar e Nutricional, de que forma é composta, qual a importância e o que faz o conselho da segurança alimentar e nutricional.

O próximo passo do conselho será a elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que será desenvolvido pelas secretarias municipais da Agricultura, Assistência Social, Educação e Saúde.

Na área de segurança alimentar e nutricional o controle se faz através de um conselho que terá a função de verificar no município a execução do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e também ver se a população está sendo alimentada adequadamente, com uma alimentação nutritiva e saudável.

 

O Conselho Municipal é responsável por elaborar diretrizes para implantar o plano e a política local de SAN, em sintonia com as diretrizes traçadas pelo conselhos estadual e nacional e com a Política Nacional de SAN; orienta a implantação de programas sociais ligadas á alimentação, estabelecendo diretrizes e prioridades; e articula a participação da sociedade civil.

Share

Sobre o Autor

marciel

marciel

Marciel Borges é jornalista graduado pelo Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), onde atualmente faz pós-graduação em MBA Gestão de Produção Criativa em Comunicação. Marciel atuou em emissoras de rádio Comunitária da região e na área da internet, onde pode adquirir conhecimento. No ano de 2012, realizou o seu trabalho de conclusão de Curso (TCC) contanto a História da Rádio Colmeia, sendo convidado para fazer parte do jornalismo digital da emissora.

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há nenhum comentário no momento, você quer adicionar um?

Escrever comentário

Escrever comentário

Calendário

agosto 2018
DSTQQSS
« jul  
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Últimos Cometários

Adorei o site, vou recomendá-lo....

Parabéns a Rádio Colmeia e parabéns ao repórter Marciel que entrevistou o juiz João Marcos...

Parabéns a Rádio Colméia por cobrir tão grandioso evento e parabéns ao repórter Marciel pela...

Colméia no Facebook