Defesa Civil de SC investe em prevenção em Porto União » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Defesa Civil de SC investe em prevenção em Porto União


14 de novembro de 2019

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

A Defesa Civil do estado de Santa Catarina, realizou na cidade de Canoinhas, a entrega do material “Carta de Inundação” para as cidades do Planalto Norte, em prol de ajudar as equipes da Defesa Civil de cada município, em ações devido à chuva. A entrega ocorreu na tarde de terça-feira, 12 de novembro, na Câmara de Vereadores de Canoinhas.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O trabalho da Defesa Civil de fazer a Carta de Inundação, teve como objetivo dar uma direção as equipes locais no caso de ações rápidas para ajudar a sociedade em momentos de chuva e pós chuva em áreas de risco. A entrega dos documentos foi feita pelo chefe da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, João Batista Carneiro Junior, que destacou a importância do material para a equipe da Defesa Civil, acompanhe:

 

 

A cidade de Porto União foi representado pelo vice-prefeito Percy Storck, que recebeu das mãos do chefe da Defesa Civil de Santa Catarina e do coordenador da Defesa Civil no Planalto Norte, Clodoaldo dos Santos, o documento. Percy destaca a importância da carta de Inundação para ações de prevenção na cidade de Porto União.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

 

O documento busca instrumentalizar as defesas civis no controle e previsão de cheias, inundações e no apoio em operações e ações de proteção. As Cartas também serão usadas no mapeamento e análise de riscos hidrológicos e redes de monitoramento e alerta.

Segundo o coordenador regional de Defesa Civil, Clodoaldo Ribas dos Santos, atualmente os municípios da região da Amplanorte estão trabalhando na revisão dos planos diretores, e essa ferramenta vem no momento certo. “A prevenção no ordenamento urbano dos municípios é a melhor forma de se evitar futuras perdas, sejam elas econômicas ou de vidas”, destacou o coordenador.

Já o coordenador de monitoramento e alerta da Defesa Civil de Santa Catarina, Frederico Rudorff, destacou que é uma ação de prevenção e de planejamento que vai impactar diretamente nos municípios beneficiados com a entrega. “Podemos minimizar os prejuízos com sistemas de alertas e gestão de cheias. A informação antecipada pode minimizar danos, prejuízos e preservar vidas. Assim preparamos nosso Estado para os mais diferentes fenômenos meteorológicos”, completou.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Maior café do mundo usa 300 kg de pó e água de caminhão pipa; é brasileiro

O maior café do mundo tem dono e é brasileiro. Vem de Brejetuba, interior do Espírito Santo. A cidade é conhecida como a “Capital Estadual do Café Arábica”. Para o preparo da bebida, são necessários mais de 300 quilos de pó de café e 4 mil litros de água quente, bombeados por um cano de […]

Máquinas iniciam trabalhos emergenciais no morro do Dona Mercedes em União da Vitória

O investimento do Governo do Estado é de R$ 31.608.111,24 e se trata de mais uma conquista que vem por meio do trabalho incansável do deputado Hussein Bakri As máquinas e trabalhadores da empresa Engemass já estão mobilizados no morro do Dona Mercedes em União da Vitória. A obra que se inicia nesta quarta-feira, dia […]

Inaugurado primeiro frigorífico de coelhos do Planalto Norte Catarinense

O Planalto Norte saiu na frente e nesta sexta-feira, 12, inaugurou o primeiro frigorífico de coelhos do Estado com registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) emitido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O Frigorífico da Associação dos Pequenos Agricultores Ecológicos e Orgânicos (Apaeco) fica na Colônia […]