Desmistificação da negatividade da cultura negra através da arte é tema da formação de docentes » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Desmistificação da negatividade da cultura negra através da arte é tema da formação de docentes


29 de julho de 2013

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A animação dos educadores da rede municipal de União da Vitória, no II Curso de formação docente: desmistificação da negatividade da cultura negra através da arte é contagiante. O evento conta com a realização de palestras, apresentações culturais e oficinas, com toda a dinâmica voltada para a contemplação do expresso na lei 10.639/09, que determina a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira.

A abertura do Curso de formação docente aconteceu na noite de quarta-feira, 24, no Cine Opera, quando a professora, Mara Evaristo, coordenadora do Núcleo de Relações Étnico Raciais, na Gerência de Coordenação da Política Pedagógica e de Formação da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, ministrou palestra referente à Lei 10.639/09.

Na oportunidade, também foram realizadas apresentações culturais. Cyda Morenyx apresentou o monólogo Pés negros nas estrelas. E o grupo local, Ekamba, também realizou uma apresentação de dança afro-brasileira.

Na quinta e sexta-feira, 25 e 26, o evento prosseguiu na Faculdade Estadual de Filosofia Ciência e Letras (Fafiuv), com a realização das oficinas, ministradas por integrantes da Associação Sócio-Cultural Bataka.

Evandro passos, presidente da entidade ministrou a oficina danças afro-brasileiras na Educação. Escultura africana nas paredes foi trabalhada por Marciel Avilia. Rosemary Ramos trabalhou máscara africana: modelagem. Brinquedos e brincadeiras ficaram sob responsabilidade de Wellison Mauricio Pimenta da Silva. Denílson Tourinho ministrou a oficina teatro na educação através da cultura afro-brasileira. Penteados étnicos – afro-brasileiros foram repassados por Valéria Silva. Felipe Gomes de Oliveira trabalhou a construção de instrumentos: da sucata à musica. A oficina de contação de histórias afro-brasileiras foi apresentada por Maria do Carmo Pereira da Costa. Marcio Martins trabalhou a percussão afro-brasileira e africana. E Ocácia Terezinha ministrou a oficina cantigas e rodas afro-brasileiras.

O evento é realizado pela Prefeitura de União da Vitória, por meio de sua Secretaria de Educação, juntamente com a Fafiuv, com a participação efetiva do coordenador do curso de História da instituição, o professor Ilton Cesar Martins e o apoio da Câmara Municipal de Vereadores.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Paraná Bom de Bola começa nesta sexta e abre o calendário de jogos oficiais do Paraná

Começa nesta sexta-feira (26) a fase regional da 4ª edição do Paraná Bom de Bola, evento que abre o calendário 2024 dos Jogos Oficiais organizados pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Esporte (SEES). A partir deste fim de semana, têm início as competições que ocorrem ao longo do ano: Jogos de Aventura […]

Com apoio de cão, PM apreende 2 toneladas de maconha em caminhão em Iguaraçu

Uma operação conduzida por policiais militares do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) resultou na apreensão de um caminhão que transportava arroz carregado também com drogas na cidade de Iguaraçu, na terça-feira (23). Os militares realizavam abordagens de rotina na rodovia quando abordaram esse veículo e um cão de faro indicou a presença de ilícitos. Foram […]

Governador Jorginho Mello anuncia data para início da dragagem do Rio Itajaí-Açu para mitigar enchentes no Vale

O governador Jorginho Mello anunciou na manhã desta segunda-feira, 22, a data para o início da tão aguardada dragagem do rio Itajaí-Açu, no Alto Vale de Santa Catarina. A medida é crucial para minimizar os impactos das enchentes na região que é uma das mais atingidas por cheias no estado e de forma recorrente. Um […]