Rádio Colmeia

Dicas da Polícia Militar para manter sua casa segura

janeiro 06
17:27 2016

A equipe da Policia Militar de União da Vitória, pensando na tranquilidade e segurança de todos os cidadãos da região durante este período de férias, deixa algumas orientações preventivas para proteger a sua residência.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Lembrando, que a Policia Militar da 2ª Companhia Independente, trabalha ostensivamente com o policiamento no Módulo móvel, que funciona igualmente como um Posto Policial e tem o objetivo de se aproximar da comunidade e levar ainda mais segurança. O Módulo disponibiliza policiais para o atendimento no micro – ônibus e motos, intensificando os patrulhamentos.

Porém, o Capitão Marco Antonio da Silva, no livro de sua autoria, “Prevenindo Crimes e Acidentes”, afirma que; “Num País onde as desigualdades sociais são alarmantes, as taxas de desemprego assustam (…), os cidadãos não podem apenas esperar que a Polícia Militar esteja presente em cada esquina, em cada porta. Isso por sinal, é algo impossível de acontecer. A PM deve sim, estar presente potencialmente nos bairros, ou seja, estar presente quando for solicitada, chegando com rapidez e atuando de maneira correta e eficiente. Já as pessoas, podem tomar certas providências que colaborem com a queda no índice de crimes e acidentes na região onde moram. São atitudes que não requerem praticamente nenhum esforço demasiado dos moradores e são extremamente úteis”.

Diante disso, a equipe disponibiliza algumas dicas de segurança para serem tomadas antes de viajar.

– Peça para pessoas de sua confiança recolher suas correspondências, ou suspenda temporariamente a entrega de jornais e revistas que sua família assina.

– Não divulgue a todos que irá viajar, principalmente se tratando das redes sociais, procure avisar apenas os vizinhos de sua confiança, comunique a data de saída e retorno e peça para que eles prestem atenção na movimentação em frente e próxima a residência. Caso perceba a movimentação de pessoas desconhecidas ou veículo suspeitos, acione a equipe da polícia militar para averiguação.

– Tranque seu portão com correntes. Utilize corrente grossa e cadeado resistente, porém, deixe a corrente frouxa, para dificultar o efeito alavanca provocado pelo famoso pé de cabra.

-Não guarde joias, dinheiro e documentos importantes em casa, opte por cofres no banco. Evite também, deixar expostos sobre mesas ou móveis, aparelhos eletrônicos como: câmeras fotográficas, celulares, notebooks, tablets, entre outros. Escolha um local apropriado e discreto para guardá-los.

– Não se esqueça de fechar bem as portas e janelas, e também de retirar todos os plugues de aparelhos elétricos das tomadas. Desligue a campainha para não acusar sua ausência, feche o gás e o registro de água.
– Programe seu telefone fixo para o modo “siga-me”, assim, qualquer ligação para sua residência será transferida automaticamente para o número telefônico que você indicar.

– Instale sensores de presença para acionar as luzes ao redor de sua casa, ou timers, o equipamento possui baixo custo e existem modelos bem práticos a serem colocados no próprio bocal da lâmpada. É mais eficiente do que deixar uma lâmpada acesa, o que acaba expondo durante o dia que não há ninguém em casa.

– Alarme residencial também é uma boa opção. Existem as que além de disparar sirenes ao identificar uma invasão, enviam um sinal a empresa de segurança, a qual acionará a polícia.

– Câmeras de segurança sempre provocam efeito inibitório e desestimulam a ação de bandidos. As imagens devem ser gravadas digitalmente. Se ligadas à internet, poderão ser monitoradas à distância pelos familiares.

Antes do Lazer, pense na prevenção, conte sempre com a Polícia Militar e Boa Viagem!

Tags
Share

Sobre o Autor

marciel

marciel

Marciel Borges é jornalista graduado pelo Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), onde atualmente faz pós-graduação em MBA Gestão de Produção Criativa em Comunicação. Marciel atuou em emissoras de rádio Comunitária da região e na área da internet, onde pode adquirir conhecimento. No ano de 2012, realizou o seu trabalho de conclusão de Curso (TCC) contanto a História da Rádio Colmeia, sendo convidado para fazer parte do jornalismo digital da emissora.

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há nenhum comentário no momento, você quer adicionar um?

Escrever comentário

Escrever comentário

Calendário

novembro 2018
D S T Q Q S S
« out    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Últimos Cometários

Sou motorista de caminhão operador de máquinas e pedreiro já trabalhei em pch me...

Justo o que procurava, muito obrigada!!...

Atenderia muito mais a população se recuperrassem a ciclovia do nosso bairro, o passeio ao...

Colméia no Facebook