Equipe do CPRM realiza trabalho em Porto União » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Equipe do CPRM realiza trabalho em Porto União


16 de maio de 2014

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Serviço Geológico do Brasil ou simplesmente CPRM é o responsável pelo Programa Geologia do Brasil, do Governo Federal, que incluem as atividades de mapeamentos geológicos e geoquímicos e riscos geológicos em todo o País.

Nesta quarta-feira, 14, o geólogo Diogo Rodrigues e o técnico de geociência Paulo da Silva estiveram em Porto União realizando este trabalho em parceria com a Defesa Civil do Estado e do Município.

Segundo explicou Rodrigues o projeto de identificar os pontos e áreas de riscos no País, aconteceu após os deslizamentos que atingiram os estados Rio de Janeiro e Santa Catarina, onde centenas de pessoas morreram. Este projeto é vinculado a Casa Civil da Presidência da República. “Realizamos essas visitas in loco e é repassada uma lista para a Defesa Civil Nacional, onde identificamos as áreas de risco de inundações e deslizamentos, especificamente onde há moradias e pode haver riscos de mortes. Vamos hoje (quarta-feira) identificar os pontos apontados pela defesa civil municipal e documentar com fotos, descrição e coordenadas. Após isso, será feito um relatório identificando essas áreas de risco, somente as de alto e muito alto risco serão catalogadas. Essas informações serão passadas para Cemaden (O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), que a partir disso passam um alerta para a Defesa Civil Nacional que irá orientar a Defesa Civil do Estado e do Município”, explicou.

De acordo com o geólogo este relatório não vai ser encaminhado para obter recursos para obras e melhorias, mas se o município quiser, pode o utilizar como instrumento para isso. “O nosso trabalho não é indicar o que fazer, e sim identificar o problema”, completa.

Para o coordenador da Defesa Civil de Porto União, Adhemar Lírio, essa visita estava no cronograma de trabalho. “Porto União ainda não tem esse mapeamento, agora fica uma situação legalizada, onde há áreas de risco. Isso é interessante para dar embasamento para o município, de onde pode ser feito qualquer tipo de obra. Esse mapeamento irá trazer também subsidio para o município se preparar para uma catástrofe”, afirma Lírio. Acompanhou os trabalhos, o coordenador regional da Defesa Civil de Santa Catarina, Edson Antocheski.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Maior café do mundo usa 300 kg de pó e água de caminhão pipa; é brasileiro

O maior café do mundo tem dono e é brasileiro. Vem de Brejetuba, interior do Espírito Santo. A cidade é conhecida como a “Capital Estadual do Café Arábica”. Para o preparo da bebida, são necessários mais de 300 quilos de pó de café e 4 mil litros de água quente, bombeados por um cano de […]

Máquinas iniciam trabalhos emergenciais no morro do Dona Mercedes em União da Vitória

O investimento do Governo do Estado é de R$ 31.608.111,24 e se trata de mais uma conquista que vem por meio do trabalho incansável do deputado Hussein Bakri As máquinas e trabalhadores da empresa Engemass já estão mobilizados no morro do Dona Mercedes em União da Vitória. A obra que se inicia nesta quarta-feira, dia […]

Inaugurado primeiro frigorífico de coelhos do Planalto Norte Catarinense

O Planalto Norte saiu na frente e nesta sexta-feira, 12, inaugurou o primeiro frigorífico de coelhos do Estado com registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) emitido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O Frigorífico da Associação dos Pequenos Agricultores Ecológicos e Orgânicos (Apaeco) fica na Colônia […]