Rádio Colmeia

Espetáculo Histórias à Brasileira chega ao Sul do PR

outubro 21
23:51 2017

Foto Lucas Rachinski

Três cidades do Sul do Paraná, sendo Bituruna, Porto Vitória e Cruz Machado, receberam na próxima semana ações culturais, por parte do Governo do Paraná, numa parceria com a Companhia de Energia do Paraná (Copel), e realização da Travessia Arte e Educação, com o Espetáculo Histórias à Brasileira – Causos e Cantoria para Crianças.

O projeto tem como objetivo levar para as crianças das escolas Municipais e Estaduais das cidades um pouco da história, do principal rio do Paraná, sendo o rio Iguaçu, que passa por União da Vitória e tem fundamental importância nas cidades de Bituruna, Porto Vitória e Cruz Machado. As informações que serão repassadas para os alunos serão apresentadas em forma de história, mas cantada. Além das três cidades da nossa região, os municípios de Porto Amazonas, Balsa Nova, Mangueirinha, Rio Bonito do Iguaçu e Nova Prata do Iguaçu, que ao todo são oito cidades que tem menos de 20 mil habitantes cada uma terão este momento de cultura.

 

O projeto:

 

O projeto já recebeu vários prêmios e passou por diversas cidades: Curitiba, Brasília, Recife, Salvador e também pelos municípios do Vale do Ribeira (PR).

O repertório escolhido inclui grandes autores de contos da tradição oral brasileira como Ana Maria Machado, Figueiredo Pimentel, Ricardo Azevedo, Monteiro Lobato e Câmara Cascudo. O objetivo principal do projeto é estimular o gosto pela leitura, promovendo a difusão da produção literária brasileira. E também, incentivar o gosto pelo folclore nacional, a partir da valorização da nossa literatura oral. “Nossa forma de atuação e dramaturgia são inspiradas em um folclore vivo, que ainda é praticado em várias regiões do país. São músicas e histórias que através de seus símbolos e metáforas falam à alma, destacando o saber e o poder da cultura popular. Histórias à Brasileira busca reproduzir a voz viva do caboclo, do contador de causos que vai enredando o ouvinte até conduzi-lo ao desfecho surpreendente, com humor e criatividade”, conta Vinícius Mazzon, responsável pelo projeto.

“Descer o Iguaçu reflete o desejo de aprofundarmo-nos no interior do estado, levando os resultados de nossas pesquisas. É uma grande oportunidade para conhecer a cultura popular vivida às margens desse grande rio”, comemoraMazzon. “A oralidade em nosso país é muito rica e exuberante e, em cada região se expressa de forma muito própria. Nosso folclore é um patrimônio cultural e deve chegar até as crianças brasileiras, suas legítimas herdeiras”, acrescenta.

Foto Lucas Rachinski

Vinícius Mazzon

 

Vinícius Mazzon: Nascido em Campo Largo/PR, é ator desde os 19 anos de idade. Já trabalhou com companhias de teatro no Brasil e exterior. Há mais de 10 anos realiza projetos de narração de histórias populares como forma de incentivo à leitura. Escreve roteiros para teatro e cinema. Residente em Curitiba é diretor da Travessia – Arte e Educação. Já recebeu prêmios na área do teatro, do rádio e do cinema.

 

Agenda:

 

Bituruna, 23 e 24/10

Porto Vitória, 25 e 26/10

Balsa Nova, 30/10 e 01/11

Mangueirinha e Cruz Machado, 27/11 e 01/12

Rio Bonito do Iguaçu: 04 e 05/12

Nova Prata do Iguaçu: 07 e 08/12

 

Para ter acesso a imagens e vídeo das apresentações e conhecer melhor o projeto acesse os contatos.

 

Fotos: https://goo.gl/3RkbRY

 

Vídeos do projeto:

https://youtu.be/BtqesGsU6L8

 

https://www.youtube.com/watch?v=JzmHB7PiC38&t=1951s

Foto Lucas Rachinski

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há nenhum comentário no momento, você quer adicionar um?

Escrever comentário

Escrever comentário

Calendário

setembro 2018
DSTQQSS
« ago  
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30 

Últimos Cometários

Parabéns pelo seu profissionalismo que Deus te guie no seu caminhar e que venha grandes...

Parabéns pelo seu profissionalismo que Deus te guie em todo seu caminhar com grandes vitórias...

Nossa um absurdo atrás do outro, lamentável...

Colméia no Facebook