Exclusivo: O Cine Teatro Luz de hoje

Escute a rádio

Exclusivo: O Cine Teatro Luz de hoje


14 de dezembro de 2016

É a primeira vez que uma equipe de reportagem tem a autorização para entrar e mostrar para a sociedade de Porto União da Vitória e região, a real situação do “Velho Cinema Novo”, o Cine Teatro Luz, localizado na rua Dr Carlos Cavalcanti, área central de União da Vitória. Nesta abertura a equipe da Secretaria Estadual da Cultura do Paraná, também fez uma fiscalização no espaço a pedido do Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (Uniuv). 

Em uma das salas do Cine Teatro Luz, foi possível encontrar o letreiro que deveria estar no alto do prédio Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Em uma das salas do Cine Teatro Luz, foi possível encontrar o letreiro que deveria estar no alto do prédio
Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Quando se fala em cultura na cidade de União da Vitória, o município pode considerar que nos últimos quatro anos a cidade não está tendo a real atenção que deveria ter. Com isso, há mais de dois anos, um espaço que ficou no comando da Prefeitura de União da Vitória, ficou abandonado, e os cuidados que deveriam ter com a história, foi esquecida e destruída.

A menos de um ano, a Câmara de Vereadores de União da Vitória concedeu o Cine Teatro Luz, por concessão de 10 anos renovados por mais 10, para o Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (Uniuv), que agora vai ter o dever de reformar e manter a história do local para o povo.

Segundo o reitor da Uniuv, professor Alysson Frantz, no momento em que a documentação e a chave do Cine Teatro Luz foram repassadas para a Uniuv, o primeiro passo foi ver a real situação do espaço cultural e ter acesso a todos os documentos do Cine Luz, pois o local é um espaço tombado historicamente.

A Uniuv esperava que ainda no ano de 2016 as obras de revitalização e melhorias já estivessem no inicio, para a programação de Natal da cidade o Cine Teatro Luz estar de portas abertas, mas infelizmente a situação do local é tão crítica que a direção da instituição teve que fazer várias viagens para Curitiba, na sede da Secretaria Estadual da Cultura e entidades ligadas a história do Paraná, para obter documentações verdadeiras do Cine Teatro Luz, para ai sim iniciar as obras.

No mês de setembro, o reitor Alysson recebeu às 12h, a visita breve da equipe de Cultura de Curitiba, que realizaram uma vistoria no espaço e afirmaram que o local não está de acordo com as normas e nem com a documentação que deveria ser seguido, sendo que é um prédio tombado historicamente. Em conversa com a reportagem da Rádio Colmeia, o reitor afirmou que a equipe da Cultura ficou perplexa com o abandono da Prefeitura da cidade com o local, e que as obras foram feitas irregularmente, como a colocação de ar condicionado e outras pequenas reformas que não seguem a base legal do seu projeto.

 

O cinema hoje:

 

Placa de reinauguração do projeto "Velho Cinema Novo", que contou com a presença do ex-governador do Paraná Jaime Lener, em União da Vitória Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Placa de reinauguração do projeto “Velho Cinema Novo”, que contou com a presença do ex-governador do Paraná Jaime Lener, em União da Vitória
Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

A equipe de jornalismo da Rádio Colmeia esteve por muitas vezes em conversa com a reitoria da Uniuv para ter acesso ao Cine Teatro Luz. O objetivo era mostrar para a sociedade de Porto União da Vitória e região, a real situação do espaço cultural.

Depois de muita conversa a primeira equipe de reportagem da região Sul do Paraná e Norte de Santa Catarina a ter a autorização para fotografar e mostrar com exclusividade, é a Rádio Colmeia.

A nossa reportagem foi composta pela repórter Gisele Ovitski e por Marciel Borges, que juntamente com um colaborador da Uniuv, tiveram acesso a todos os locais do Velho Cinema Novo.

 

A entrada e todo o Cinema:

A Uniuv, abriu as portas do Cine Teatro Luz, para o jornalismo da Rádio Colmeia, para mostrar para a sociedade o real estado do espaço cultural Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

A Uniuv, abriu as portas do Cine Teatro Luz, para o jornalismo da Rádio Colmeia, para mostrar para a sociedade o real estado do espaço cultural
Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Hoje quem passa pela frente do Cine Teatro Luz vê muitos papeis no chão, sujeira, e um cheiro desagradável, pois muitos moradores de rua utilizavam a porta para dormir e fazer as suas necessidades.

Quando a porta foi aberta, observamos que as escadas vermelhas estão bem cuidadas, mas dobrando para a sua esquerda, local onde deveria ter uma lanchonete, o que se vê é o abandono total. Vários buracos na parede e objetos sendo estragados com o mofo.

Os banheiros estão conservados, mas todos os sanitários estão abertos e com muita sujeira.

O impacto maior da falta e cuidado por parte da Prefeitura de União da Vitória nos últimos anos com a Cultura do seu povo foi constatado ao chegar ao palco. As poltronas vermelhas estão todas quebradas e mofadas, o chão do cinema que é de taco, estão soltas, e os cupins estão destruindo o que sobra.

Para a obra de revitalização, todo o chão vai ser refeito e deve seguir as normas com os mesmo tacos.

O teto do cinema está caindo, e até uma parte de uma das placas já caiu e está em dos corredores, a espera de ser colocado em seu devido espaço. Ainda segundo a reitora da Uniuv, um laudo foi feito e tudo aponta que todo o telhado e estrutura do teto deveram ser feitos juntamente com o sistema de ar condicionado.

No palco onde deveria estar acontecendo várias apresentações de dança, música, palestras e formaturas, o que se vê são várias fiações elétricas a mostra, e boa parte do chão está podre. O poço que fica ao fundo do palco está cheio, podendo alagar e destruir mais ainda a história do Cine Teatro Luz.

Os camarins estão bem preservados, pois na reforma feita na gestão do ex-governador Jaime Lerner, o espaço foi refeito e com isso, o local hoje só precisa de uma boa limpeza e continuar a ser cuidado.

Quando se fala em cinema, vem à mente os equipamentos de projeção de vários filmes do tempo do rolo ou com a tecnologia dos filme em DVDs ou digitalizados, porém, quem entra na sala de projeção tem uma visão de total abandono e destruição do coração de um cinema. O projetor antigo do Cine Teatro Luz está todo danificado, e o mais moderno que custa mais de cinco mil reais, deve passar por uma ampla manutenção para poder voltar a funcionar. Fios, cabos, e a central de produção estão danificados e vai ser necessário fazer uma nova central de filmes.

A visita terminou no setor de administração do Cine Teatro Luz, onde vários banners de filmes estavam jogados no chão ou amontoados pelos cantos empoeirados. Em uma sala avistamos boa parte do letreiro que deveria estar no alto do prédio, e em outra sala, achamos a outra parte, mostrando que a atual administração da cidade destruiu a história e o real papel da ação cultural de União da Vitória.

Para o reitor da Uniuv, Alysson Frantz, a instituição vai ter muito trabalho para buscar e manter a história do Cine Teatro Luz, mas espera que até o fim de 2017, a Uniuv venha presentear a sociedade com a abertura do “Velho Cinema Novo”, contando com uma super programação.

 

História:

 

José Cleto, prefeito Municipal de União da Vitória de 1947 a 1951, homem justo, amante do saber e da cultura, dentre os muitos sonhos e as muitas realizações, queria dotar a cidade de União da Vitória de um cine-teatro, pois o que já existia estava situado na cidade de Porto União, o Cine Odeon.

Para que este empreendimento se concretizasse, José Cleto contou com o apoio dos vereadores e criou leis que beneficiariam quem se propusesse a desenvolver a obra. Não havendo interessados, ele mesmo foi em busca de lideres da comunidade para executarem a tarefa proposta.

Reuniu um punhado de homens que desejavam o desenvolvimento de União da Vitória e os envolveu de imediato com a causa, incentivando a todos para que fossem em frente e contassem com o seu apoio, como de fato aconteceu.

A história do Cine Luz é cheia de percalços e alegrias, e mostra que com idealismo, perseverança e trabalho, o objetivo final é alcançado.

O Cine Luz é um empreendimento notável que nasceu da pujança de um punhado de idealistas que sabiamente contribuíram para a cultura das cidades irmãs.

 

E tudo que a sociedade pede hoje, é respeito e a revitalização da “casa” da cultura e da história de União da Vitória.

 

Fotos: Gisele Ovitski e Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Maior café do mundo usa 300 kg de pó e água de caminhão pipa; é brasileiro

O maior café do mundo tem dono e é brasileiro. Vem de Brejetuba, interior do Espírito Santo. A cidade é conhecida como a “Capital Estadual do Café Arábica”. Para o preparo da bebida, são necessários mais de 300 quilos de pó de café e 4 mil litros de água quente, bombeados por um cano de […]

Máquinas iniciam trabalhos emergenciais no morro do Dona Mercedes em União da Vitória

O investimento do Governo do Estado é de R$ 31.608.111,24 e se trata de mais uma conquista que vem por meio do trabalho incansável do deputado Hussein Bakri As máquinas e trabalhadores da empresa Engemass já estão mobilizados no morro do Dona Mercedes em União da Vitória. A obra que se inicia nesta quarta-feira, dia […]

Inaugurado primeiro frigorífico de coelhos do Planalto Norte Catarinense

O Planalto Norte saiu na frente e nesta sexta-feira, 12, inaugurou o primeiro frigorífico de coelhos do Estado com registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) emitido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O Frigorífico da Associação dos Pequenos Agricultores Ecológicos e Orgânicos (Apaeco) fica na Colônia […]