Executores em teste rápido de HIV e Sífilis recebem treinamento » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Executores em teste rápido de HIV e Sífilis recebem treinamento


7 de março de 2013

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nesta semana, nas dependências da 6ª Regional de Saúde de União da Vitória, executores em teste rápido de HIV e Sífilis/ Mãe Paranaense e HIV nas Maternidades, que atuam na Atenção Básica de Saúde, participam de uma capacitação.

Esse treinamento faz parte da Programação Anual de Metas da Aids e é realizado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvale), em parceria com a Coordenação Regional de DST/Aids.

A Secretária Municipal de Saúde de União da Vitória, Margarete Olivo, ressalta que essa capacitação objetiva a preparação dos profissionais para a realização dos testes em qualquer ocasião e que o diagnóstico precoce possibilita mais agilidade no tratamento, e consequentemente, uma melhor qualidade de vida ao paciente.

A capacitação é dividida em quatro etapas e ao todo, devem ser treinados 80 enfermeiros e bioquímicos, que integram a 6ª Regional de Saúde.

Na semana passada, profissionais que atuam em hospitais receberam o treinamento.

 

Conheça mais sobre o assunto

 

O que é o teste rápido do HIV

 

Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. O sangue é colocado em dois dispositivos de testagem e para checar o resultado, o profissional que realiza o teste, segue um fluxo determinado cientificamente. Se os dois dispositivos tiverem o mesmo resultado, o diagnóstico já é fechado. Porém, se houver discordância entre os dois resultados, é realizado outro teste para confirmar o diagnóstico.

 

Transmissão do HIV

 

O HIV pode ser transmitido por:

Relações sexuais desprotegidas, (sem o uso do preservativo);

Pelo compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas;

De mãe para filho, durante a gestação, o parto e a amamentação;

Por transfusão de sangue;

O HIV não é transmitido pelo beijo, toque, abraço, aperto de mão, compartimento de toalhas, talheres, pratos, suor e lágrimas.  O diagnóstico de AIDS é gratuito, sigiloso e um direito do cidadão.

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Maior café do mundo usa 300 kg de pó e água de caminhão pipa; é brasileiro

O maior café do mundo tem dono e é brasileiro. Vem de Brejetuba, interior do Espírito Santo. A cidade é conhecida como a “Capital Estadual do Café Arábica”. Para o preparo da bebida, são necessários mais de 300 quilos de pó de café e 4 mil litros de água quente, bombeados por um cano de […]

Máquinas iniciam trabalhos emergenciais no morro do Dona Mercedes em União da Vitória

O investimento do Governo do Estado é de R$ 31.608.111,24 e se trata de mais uma conquista que vem por meio do trabalho incansável do deputado Hussein Bakri As máquinas e trabalhadores da empresa Engemass já estão mobilizados no morro do Dona Mercedes em União da Vitória. A obra que se inicia nesta quarta-feira, dia […]

Inaugurado primeiro frigorífico de coelhos do Planalto Norte Catarinense

O Planalto Norte saiu na frente e nesta sexta-feira, 12, inaugurou o primeiro frigorífico de coelhos do Estado com registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) emitido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O Frigorífico da Associação dos Pequenos Agricultores Ecológicos e Orgânicos (Apaeco) fica na Colônia […]