Rádio Colmeia

Exposição dá início aos festejos dos 60 anos da Unespar

março 03
09:29 2020

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O espaço da Galeria Erich Will, na Estação União, na cidade de União da Vitória, ficou pequena para receber a comunidade para a abertura da exposição “60 anos de Educação”, em comemoração ao aniversário da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) de União da Vitória. O evento cultural é uma idealização da Associação dos Artistas Plástico do Vale do Iguaçu e ocorreu na noite desta segunda-feira, 02 de março.

Todas as obras foram feitas por artistas da Associação e que são de várias cidades da região Sul do Paraná que é área de atuação da Unespar. Ao todo foram feitos 25 obras com temas relacionados a educação e a história de sucesso da antiga Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (FAFI) e hoje Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Em sua fala o vice-prefeito e secretário de Cultura de União da Vitória, Bachir Abbas, destacou a importância de fazer uma exposição que marca a história de uma instituição de ensino que já formou e sem dúvida vai formar muitas pessoas para o mercado de trabalho e para as cidades da região. Confira a fala de Bachir;

 

 

Muito emocionado o diretor da Unespar de União da Vitória, professor Valderlei Garcias, que está atuando há 35 anos da instituição, falou da alegria de dar início a programação festiva dos 60 anos, com uma linda exposição e relembrar fatos importantes desta história em prol da educação de União da Vitória e região. Confira:

 

 

Todas as obras ficam em exposição até o dia 16 de março, segunda-feira, e após está data todas as obras serão levadas para a Unespar, e ficaram numa sala dedicada a cultura da instituição. As obras foram doadas por todos os artistas que na oportunidade fizeram a assinatura do documento de doação e em seguida receberam o seu certificado.

O presidente da Associação dos Artistas Plásticos do Vale do Iguaçu, Israel Checozi, destacou em sua fala aos convidados e para a Rádio Colmeia, do papel fundamental de uma instituição leal e de marca de sucesso na história do Brasil, que passou por vários momento, mas que se mantem firme em valorizar a educação. Confira a fala Israel:

 

 

Serviço:

 

A exposição “60 anos de Educação”, em comemoração aos 60 anos da Unespar de União da Vitória, ficará aberta até o dia 16 de março das 12h às 17h, com entrada gratuita. Vale destacar que durante o ano de 2020, a Unespar fará vários eventos para festejar a sua história.

 

História:

 

Em 1960, realizou-se o 1° Concurso Vestibular, no qual foram aprovados 16 candidatos para o Curso de História. A aula Inaugural foi proferida em 28/03/1960, às 10:00 horas, com a presença do Excelentíssimo Sr. Governador do Estado Moisés Lupion, Secretário de Educação e Cultura, Sr. Nivon Weigert, o ex-secretário Dr. Plínio Franco Ferreira da Costa, comandante do 5° BEC, Tenente Coronel Gerson de Sá Tavares, autoridades da Comitiva Governamental, autoridades locais e dos municípios vizinhos, professores, acadêmicos, intelectuais da cidade e outras pessoas da comunidade. A mesma esteve a cargo do professor da Universidade Federal do Paraná, Dr. José Loureiro Fernandes, Professor Catedrático da Cadeira de Antropologia, que proferiu palestra com o tema As Populações Primitivas do Paraná, baseado em pesquisas realizadas nas jazidas antropológicas do litoral e interior do estado, em Sessão Solene no Salão Nobre da escola Normal Secundária Professora Amazília.

Desde então o curso iniciou suas atividades didáticas, pedagógicas e culturais, tendo como primeiro Diretor da Faculdade o Dr. Luiz Wolski. A primeira formatura deu-se em 18 de dezembro de 1963, com 8 alunos, no auditório do Cine Teatro Luz. Após a imposição de grau, houve uma premiação de honra ao mérito ao 1° colocado do curso, o aluno Joaquim Osório Ribas. A 1ª reunião do Departamento de História (16/09/1963) ocorreu na sala da congregação da FAFI tendo como diretor do Departamento o professor Aniz Domingos. A assembléia teve por objetivo a necessidade urgente de se elaborar o Estatuto do Departamento.

Desde o início do curso esteve presente a preocupação do Departamento em promover eventos sócio-culturais como: Organização de exposições de valores históricos brasileiros principalmente regionais, organização de outras Exposições, Seminários, Pesquisa Histórica, Simpósio de História, Oficinas Cursos de extensão e Conferências.

A criação de CEPEH (1976), Centro de Estudos e Pesquisa em História tem como objetivo incentivar o gosto pela pesquisa Histórica. Hoje ele é coordenado por um grupo de acadêmicos do curso sob supervisão do Chefe do Departamento.

Em 23 de março de 1979 deu-se a fusão do Departamento de História e Geografia em Departamento de Ciências Sociais, conforme determinava o Regimento da Faculdade em seu artigo 72 seção IV. Em 11 de março de 1981, dissolveu-se o Departamento de Ciências Sociais voltando a ser Departamento de História em virtude da vigência do Novo Regimento Interno da Faculdade, aprovado pelo Conselho Federal de Educação conforme parecer n° 1153/80.

Atualmente as atividades mencionadas acima continuam sendo oferecidas aos acadêmicos, professores e comunidade, acrescidos pela assistência as escolas, com a atuação dos acadêmicos e mini-cursos. Realizam-se também viagens Histórico-Cultural à cidades Históricas, Museus Históricos e Arqueológicos.

Em 1999, foi criado o Arquivo Histórico do Departamento, Acervo Documental, com a finalidade de contribuir com acadêmicos professores e pesquisadores, em geral, que buscam o conhecimento do passado , que é intrínseca ao ser humano que sempre preocupou-se com suas origens. Também possibilita aos acadêmicos a participação efetiva em atividade diferenciadas, no âmbito da pesquisa e organização arquivística, além de preservar a memória histórica da sociedade local pela guarda da documentação, contamos com o trabalho de todos que se dedicam ao estudo e a pesquisa histórica, oportunizando meios de colaborar e construir conhecimento.

Atualmente, o Curso de História da FAFIUV desenvolve ainda uma série de projetos de pesquisa e extensão, envolvendo-se diretamente no contexto acadêmico nacional e atuando prontamente junto a comunidade e a rede de ensino local. A preocupação com o processo educativo em História nos leva a uma contribuição mais sólida e precisa junto a esta Instituição de Ensino Superior e a seus participantes, para que o seu dedicado esforço em cumprir sua missão de gerar e universalizar conhecimentos para a sociedade, se concretize.

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há nenhum comentário no momento, você quer adicionar um?

Escrever comentário

Escrever comentário

Calendário

abril 2020
D S T Q Q S S
« mar    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Últimos Cometários

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Acompanhe como foi o processo de investigações sobre a morte de Marisa AQUI ...

dois estavam em uma caminhonete VW/Amarok com placas de Campo Largo –Paraná, que colidiu...

Colméia no Facebook