Rádio Colmeia

Ferroviário de PU conta a história da estrada de ferro

março 31
14:50 2017

Imagine a Estação União e a Maria fumada 310 e uma voz gritando “Partida em cinco minutos sentido ao Rio Grande do Sul”. Pois bem, Porto União vai completar 100 anos, e está história irá ser recontada pelos ferroviários.

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Os Avós têm muito a contar sobre a história da cidade de Porto União, que no dia 5 de setembro, irá completar 100 anos de história.

Na noite desta quinta-feira, 30 de março, foi realizada a terceira edição do projeto: “Avós com Voz”, que recebeu o ferroviário aposentado, Antônio Xavier Paes, que fez com que os convidados viajassem ao passado na Estrada de Ferro.

Paes foi chamado para ficar no local de destaque, e claro, foi vestido como se tivesse saído a poucos minutos do seu posto na Estação União. Ao sentar no local de honra, fez questão de colocar a sua boina azul escura como se estivesse dentro de um dos trens que ele trabalhou com muito orgulho por muito tempo.

O ferroviário contou várias histórias que ele presenciou nos 30 anos de trabalho, como as dificuldades que ele e os colegas enfrentaram no dia a dia. “Todos os funcionários tinham que ficar bem atentos para a chegada do trem, para ver por onde ele passava. Lembro-me quando o trem passava na Estação de Engenheiro Mello, onde havia um rapaz que atendia em tudo o que precisávamos, era ele que passava um sinal de telegrafo para a Estação União, informando que o trem já havia saído. O trem era usado para tudo, além da carga de milho, feijão, soja, tinha os vagões dos passageiros da “Primavera” classe das pessoas,” contou com um sorriso.

Em suas palavras, o ferroviário lembrou-se de como a Rede Ferroviária Paraná Santa Catarina, foi acabando, e passando para outras empresas até chegar aos dias atuais, que é da ALL. Antônio Xavier Paes acredita que se o Governo Federal tivesse interesse em valorizar a Estrada de Ferro, seria muito bem vinda uma linha do Rio Grande do Sul até Brasília, pois assim, acabaria com as estradas cheias de caminhão e traria muita mais economia ao País.

O cenário para contar a história da Estrada de Ferro de Porto União, contou com a presença de várias imagens em preto e branco, estações, trilhos da nossa região e documentos da história de Antônio Xavier Paes, que comprova a sua presença como ferroviário.

A noite de “Avós com Voz” foi marcada com muita história e lembranças do que um dia, foi a Estrada de Ferro na cidade de Porto União (SC) e União da Vitória (PR).

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Dados

 

RFFSA Rede Ferroviária Federal

 

Criada em 1957

Privatizada em 1996

Extinta em 2007

De Itararé a Uruguai são 883 km de extensão.

 

Relato de 30 anos de Estrada de Ferro:

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O trem está de partida e o ferroviário Antônio Xavier Paes, conta um pouco dos 30 anos de trabalho na RFFSA Rede Ferroviária Federal.

 

Fotos Marciel Borges / Rádio Colmeia:

 

 

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há nenhum comentário no momento, você quer adicionar um?

Escrever comentário

Escrever comentário

Calendário

setembro 2018
DSTQQSS
« ago  
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30 

Últimos Cometários

Liberaram o pobre animal pra continuar sofrendo maus tratos é? Francamente, quanta insensibilidade......

Parabéns pelo seu profissionalismo que Deus te guie no seu caminhar e que venha grandes...

Parabéns pelo seu profissionalismo que Deus te guie em todo seu caminhar com grandes vitórias...

Colméia no Facebook