Fusa prioriza atendimento do programa Hiperdia » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Fusa prioriza atendimento do programa Hiperdia


19 de março de 2013

 

Em União da Vitória, o programa Hiperdia, desenvolvido pela Fundação de Saúde (Fusa), visa manter um cuidado especial com as pessoas que sofrem com a hipertensão arterial, popularmente conhecida como “pressão alta” e com o diabetes.

Este programa é realizado nas unidades do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), onde a equipe de profissionais de saúde executa, mensalmente, ações educativas e palestras, com os pacientes.
Na tarde de quinta-feira, 14, o encontro foi realizado no Bairro da Salete, no distrito de São Cristovão e contou com a participação de mais de 60 pessoas, que além de aferirem a pressão arterial, verificaram a taxa de glicose, receberam o medicamento e a orientação sobre o uso correto e o acondicionamento da medicação de uso contínuo.

 

Hipertensão

 

É uma doença democrática que acomete crianças, adultos e idosos, homens e mulheres de todas as classes sociais e financeiras. Popularmente conhecida como “pressão alta”, está relacionada a força que o sangue faz contra as paredes das artérias para conseguir circular por todo o corpo. O estreitamento das artérias aumenta a necessidade do coração bombear com mais força para impulsionar o sangue e recebê-lo de volta. Como conseqüência, a hipertensão dilata o coração e danifica a artéria.

 

Sintomas

 

A hipertensão arterial é uma doença que só provoca sintomas em fases muito avançadas ou quando a pressão arterial aumenta de forma abrupta e exagerada. Algumas pessoas podem apresentar sintomas, como dores de cabeça, no peito e tonturas que representam um sinal de alerta. Considera- se hipertensa a pessoa que, aferindo a pressão arterial em repouso, apresente valores iguais ou acima de 14 por 9. Hipertensos têm maior propensão para apresentar comprometimentos vasculares, tanto cerebrais, quanto cardíacos.

 

Programa   

 

O Hiperdia é um sistema de cadastramento e acompanhamento de hipertensos e diabéticos captados no Plano Nacional de Reorganização da Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes, em todas as unidades ambulatoriais do Sistema Único de Saúde (SUS), que gera informações para os gestores das secretarias municipais, estaduais e para o Ministério da Saúde.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Paraná Bom de Bola começa nesta sexta e abre o calendário de jogos oficiais do Paraná

Começa nesta sexta-feira (26) a fase regional da 4ª edição do Paraná Bom de Bola, evento que abre o calendário 2024 dos Jogos Oficiais organizados pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Esporte (SEES). A partir deste fim de semana, têm início as competições que ocorrem ao longo do ano: Jogos de Aventura […]

Com apoio de cão, PM apreende 2 toneladas de maconha em caminhão em Iguaraçu

Uma operação conduzida por policiais militares do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) resultou na apreensão de um caminhão que transportava arroz carregado também com drogas na cidade de Iguaraçu, na terça-feira (23). Os militares realizavam abordagens de rotina na rodovia quando abordaram esse veículo e um cão de faro indicou a presença de ilícitos. Foram […]

Governador Jorginho Mello anuncia data para início da dragagem do Rio Itajaí-Açu para mitigar enchentes no Vale

O governador Jorginho Mello anunciou na manhã desta segunda-feira, 22, a data para o início da tão aguardada dragagem do rio Itajaí-Açu, no Alto Vale de Santa Catarina. A medida é crucial para minimizar os impactos das enchentes na região que é uma das mais atingidas por cheias no estado e de forma recorrente. Um […]