Fusa promove palestra voltada à saúde do homem » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Fusa promove palestra voltada à saúde do homem


29 de agosto de 2013

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Tiveram continuidade, em União da Vitória, as atividades desenvolvidas dentro da programação da Campanha Agosto Azul, promovida pela Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC), com o apoio da Fundação Municipal de Saúde (Fusa). A campanha “Agosto Azul” tem como objetivo alertar e conscientizar sobre a necessidade de cuidados com a saúde do homem, principalmente, na prevenção contra o câncer de próstata, que ainda envolve preconceitos entre a população masculina.

Na manhã desta quarta-feira, 28, no Auditório da Fundação Municipal de Cultura, o médico urologista, Florêncio de Mattos Leão, e a diretora-superintendente da Fusa, Margarete Olivo (médica especialista em saúde pública), ministraram palestra referente à campanha.

O encontro foi direcionado aos médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliares e técnicos de enfermagem e agentes que atuam nas unidades básicas de saúde do município, e teve como meta, atualizar e capacitar as equipes de saúde sobre a necessidade de cuidados e prevenção da saúde do homem.

Segundo o urologista, no Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma), e apenas 20% dos casos apresentam sintomas, o que reforça a importância de exames de rotina. “O homem ainda carrega um preconceito histórico contra o exame do toque retal e isso precisa mudar. Por causa do preconceito, muitos homens acabam demorando de chegar ao diagnóstico do câncer, e quando descobrem, muitas vezes, já é tarde”, explica.  “A partir dos 50 anos, o homem deve procurar atendimento específico para fazer os exames, ou aos 45 anos, caso haja histórico de câncer na família”, reforça.

O médico ainda falou sobre câncer de testículo e pênis.

Após a palestra do urologista, a diretora-superintendente da Fusa repassou informações sobre o programa de Política Nacional de Saúde do Homem, criado em 2011, pelo Ministério da Saúde.

Segundo ela, o homem não tinha uma política especifica de saúde e não recebia uma atenção diferenciada, ao contrário das crianças, idosos e mulheres. “A partir de 2011, o Ministério da Saúde, estabeleceu que o homem merece uma atenção especial, com ênfase na saúde reprodutiva”, informa. Antes das palestras, o grupo de teatro de fantoches, Provart, formado por voluntários que trabalham no Programa Estratégia Saúde da Família, do bairro Nossa Senhora da Salete, apresentou uma peça, voltada para os cuidados e prevenção do câncer de próstata.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Paraná Bom de Bola começa nesta sexta e abre o calendário de jogos oficiais do Paraná

Começa nesta sexta-feira (26) a fase regional da 4ª edição do Paraná Bom de Bola, evento que abre o calendário 2024 dos Jogos Oficiais organizados pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Esporte (SEES). A partir deste fim de semana, têm início as competições que ocorrem ao longo do ano: Jogos de Aventura […]

Com apoio de cão, PM apreende 2 toneladas de maconha em caminhão em Iguaraçu

Uma operação conduzida por policiais militares do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) resultou na apreensão de um caminhão que transportava arroz carregado também com drogas na cidade de Iguaraçu, na terça-feira (23). Os militares realizavam abordagens de rotina na rodovia quando abordaram esse veículo e um cão de faro indicou a presença de ilícitos. Foram […]

Governador Jorginho Mello anuncia data para início da dragagem do Rio Itajaí-Açu para mitigar enchentes no Vale

O governador Jorginho Mello anunciou na manhã desta segunda-feira, 22, a data para o início da tão aguardada dragagem do rio Itajaí-Açu, no Alto Vale de Santa Catarina. A medida é crucial para minimizar os impactos das enchentes na região que é uma das mais atingidas por cheias no estado e de forma recorrente. Um […]