Rádio Colmeia

Fusa promove segundo curso em hipertensão arterial e diabetes

julho 15
13:53 2013

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Fundação Municipal de Saúde (Fusa) de União da Vitória, realizou na manhã desta sexta-feira, 12, o segundo curso de atualização em hipertensão arterial e diabetes. A capacitação foi direcionada aos agentes de saúde, médicos e enfermeiros, que atuam nas unidades básicas de saúde.

O encontro aconteceu no auditório da 6ª Regional de Saúde de União da Vitória e teve como palestrantes, o médico cardiologista e intensivista, Pedro Muller, e o médico endocrinologista, Teófilo Mancarz, que repassaram informações sobre hipertensão arterial e diabetes, respectivamente.

Os conferencistas discorreram sobre as integralidades das ações, a prevenção da saúde e a prevenção das complicações decorrentes destas, bem como, o tratamento das referidas doenças.

Segundo Pedro Muller, a hipertensão arterial é o principal fator de risco para o desenvolvimento das doenças cardiovasculares, do tipo enfarto do coração, derrame cerebral e insuficiência renal, com necessidade de análise.

Já Mancarz destaca que, em relação ao diabetes, podem acontecer problemas renais, cardiovasculares e até cegueira e amputação.

Para os palestrantes, os números impressionam. Entre a população adulta no País, são mais de 30 milhões de hipertensos. E os diabéticos já passam de 12 milhões.

Segundo os profissionais, tanto a hipertensão, como o diabetes são doenças crônicas, que não tem cura, mas podem ser controladas com medicamentos e bons hábitos de vida, exercícios físicos, alimentação regrada, sem cigarro e bebida alcoólica, e, sempre estar de “olho na balança“. Do contrário, os médicos alertam que, as duas doenças costumam ter graves consequências.

Share

Sobre o Autor

marciel

marciel

Marciel Borges é jornalista graduado pelo Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), onde atualmente faz pós-graduação em MBA Gestão de Produção Criativa em Comunicação. Marciel atuou em emissoras de rádio Comunitária da região e na área da internet, onde pode adquirir conhecimento. No ano de 2012, realizou o seu trabalho de conclusão de Curso (TCC) contanto a História da Rádio Colmeia, sendo convidado para fazer parte do jornalismo digital da emissora.

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há nenhum comentário no momento, você quer adicionar um?

Escrever comentário

Escrever comentário

Calendário

setembro 2019
D S T Q Q S S
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Últimos Cometários

anao por que nao adoa este leite a pobreza carente...

definam "preço justo", seria mais barato para deixar o carro o dia inteiro? de que...

ta me cheirando a pilantragem isso aí ......

Colméia no Facebook