Rádio Colmeia

General Carneiro promove ações ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração

maio 17
16:57 2018
Foto: Comunicação Prefeitura de General Carneiro

Foto: Comunicação Prefeitura de General Carneiro

A Prefeitura de General Carneiro, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social realizará nesta sexta-feira, 18 de maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Ás 09h, em frente ao terminal Rodoviário, será feito uma caminhada até a Câmara Municipal de Vereadores, após terá uma Palestra Magna com o tema: “Combate a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Dê Voz a Quem Não Tem”, para os alunos das turmas do 9º ao 3º ano do ensino médio da rede estadual de ensino.

O encontro terá como objetivo, mobilizar e convocar a sociedade a participar do enfrentamento e prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente, o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Sobre o dia:

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo, “Caso Araceli” como ficou conhecido. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos.

A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº 9.970/2000.

Abuso X Exploração:

Foto: Comunicação Prefeitura de General Carneiro

O abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa mais velha e poderosa. O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para uma satisfação sexual.

Já a exploração sexual é quando se paga para ter sexo com pessoa de idade inferior a 18 anos, com intenção de lucros financeiros ou qualquer outra espécie. Há quatro formas de exploração sexual: redes de prostituição, parágrafo, redes de tráfico e turismo sexual.

A violência sexual praticada contra a criança e ao adolescente, envolvem vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de geração, de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social e de condições econômicas.

Tags
Share

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há nenhum comentário no momento, você quer adicionar um?

Escrever comentário

Escrever comentário

Calendário

novembro 2018
D S T Q Q S S
« out    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Últimos Cometários

Atenderia muito mais a população se recuperrassem a ciclovia do nosso bairro, o passeio ao...

A notícia é boa, mas contraria a tendência de infraestrutura dos aeroportos regionais. Tudo indica...

Quero participar, como faço?...

Colméia no Facebook