Contas de 2008 da Companhia de Habitação de União da Vitória são desaprovadas » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Contas de 2008 da Companhia de Habitação de União da Vitória são desaprovadas


4 de março de 2015

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) julgou irregulares as contas de 2008 da Companhia Municipal de Desenvolvimento e Habitação de União da Vitória (Região Sul). Em função disso, os ex-gestores da entidade, Waldomiro Antônio de Souza (que exerceu a função entre 1º de janeiro e 8 de dezembro daquele ano) e Rudimar Empinotti (de 9 a 31 de dezembro), receberam multa de R$ 145,10 cada um. O atual prefeito de União da Vitória, Pedro Ivo Ilkiv, também foi multado em R$ 145,10. As sanções estão previstas no Artigo 87 da Lei Orgânica do TCE-PR (Lei Complementar Estadual nº 113/2005).

Além da ausência de diversos documentos relativos à prestação de contas da companhia, duas irregularidades motivaram a desaprovação das contas. A primeira foi a falta de constituição de “Provisão Para Devedores Duvidosos” no plano de contas da entidade. A segunda irregularidade foi a ausência de indicação dos valores relativos ao exercício 2007 no balanço patrimonial e na demonstração do resultado do exercício.

Entre os documentos exigidos pela Instrução Normativa nº 34/2009 do TCE-PR faltaram ser juntados ao processo: relatório da diretoria, de auditoria e os demais exigidos no artigo 47 da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000); certidão de habilitação profissional do responsável técnico pela contabilidade e certificado de regularidade dos recolhimentos de valores ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); demonstrações dos fluxos de caixa e da movimentação de pessoal no exercício; declaração de bens e renda firmada pelo responsável pelo setor de pessoal; cópias dos editais de convocação e das atas das assembleias; parecer do conselho fiscal; notas explicativas; e exemplares da publicação dos demonstrativos financeiros.

Também faltaram as relações dos devedores inscritos, com débitos e datas de vencimento; dos bens do ativo permanente imobilizado; dos bens incorporados no exercício; dos bens desincorporados no exercício; das sentenças judiciais pendentes de pagamento; dos processos de reclamações judiciais em andamento; e das licitações realizadas no exercício.

Em sua defesa, a atual presidente da companhia, Marilda Aparecida Pattene Macnicki, peticionou com argumentos e documentos que já haviam sido apresentados, sem demonstrar novos fatos. O atual prefeito de União da Vitória foi intimado pelo Tribunal, mas não se manifestou.

A Diretoria de Contas Municipais (DCM), responsável pela instrução do processo, opinou pela irregularidade das contas. O Ministério Público de Contas (MPC) concordou com a proposta da DCM e sugeriu a aplicação de multas aos ex-gestores.

O relator do processo, conselheiro Nestor Baptista, acatou as manifestações da DCM e do MPC. Ele aplicou as multas aos ex-gestores, por não encaminhar os documentos exigidos, e ao prefeito, por não atender à diligência do Tribunal.

Os conselheiros acompanharam o voto do relator por unanimidade. A decisão, da qual cabe recurso, foi tomada na sessão da Segunda Câmara de 4 de fevereiro. Os prazos para recurso passaram a contar a partir da publicação do acórdão, em 9 de fevereiro, na edição 1.058 do Diário Eletrônico do TCE-PR. O prefeito Pedro Ivo Ilkiv já ingressou com Recurso de Revista da decisão, que deverão ser julgado pelo Pleno do Tribunal.

 

Serviço

 

Processo nº: 136742/09

Acórdão nº: 310/15 – Segunda Câmara

Assunto: Prestação de Contas Municipal

Entidade: Companhia Municipal de Desenvolvimento e Habitação de União da Vitória

Interessados: Marcelo Roveda, Waldomiro Antônio de Souza, Rudimar Empinotti, Jamar Rossoni Clivatti e Pedro Ivo Ilkiv

Relator: Conselheiro Nestor Baptista

 

Autor: Diretoria de Comunicação SocialFonte: TCE/PR

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Paraná Bom de Bola começa nesta sexta e abre o calendário de jogos oficiais do Paraná

Começa nesta sexta-feira (26) a fase regional da 4ª edição do Paraná Bom de Bola, evento que abre o calendário 2024 dos Jogos Oficiais organizados pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Esporte (SEES). A partir deste fim de semana, têm início as competições que ocorrem ao longo do ano: Jogos de Aventura […]

Com apoio de cão, PM apreende 2 toneladas de maconha em caminhão em Iguaraçu

Uma operação conduzida por policiais militares do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) resultou na apreensão de um caminhão que transportava arroz carregado também com drogas na cidade de Iguaraçu, na terça-feira (23). Os militares realizavam abordagens de rotina na rodovia quando abordaram esse veículo e um cão de faro indicou a presença de ilícitos. Foram […]

Governador Jorginho Mello anuncia data para início da dragagem do Rio Itajaí-Açu para mitigar enchentes no Vale

O governador Jorginho Mello anunciou na manhã desta segunda-feira, 22, a data para o início da tão aguardada dragagem do rio Itajaí-Açu, no Alto Vale de Santa Catarina. A medida é crucial para minimizar os impactos das enchentes na região que é uma das mais atingidas por cheias no estado e de forma recorrente. Um […]