Prefeito Anízio participa de abertura de programa em Santa Cruz do Timbó » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Prefeito Anízio participa de abertura de programa em Santa Cruz do Timbó


22 de julho de 2014

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O prefeito Anízio de Souza participou na manhã desta segunda-feira, 21, da abertura do Programa organizado pela Cooperalfa, de Olho na Qualidade Total Rural, realizado em Santa Cruz do Timbó. O evento foi coordenado pelo consultor do Sebrae, Ricardo José Lara, que deu as diretrizes do programa aos empresários rurais.

O programa tem como objetivo o treinamento e consultoria dos proprietários de empresas rurais a implantar as ferramentas do ‘5 esses’ para pequenos negócios (O Programa teve origem no Japão na década de 50 e é chamado de 5 S’s porque as palavras em japonês começam pela letra “S” – Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke), a partir da apresentação dos conceitos e princípios relacionados à eliminação do Desperdício, Descarte, Organização, Limpeza, Higiene e Ordem Mantida.

Direcionado a grupos de 15 a 18 empresas rurais, o Programa é composto de seis módulos, totalizando 23 horas de treinamento e cinco horas de consultoria nas propriedades rurais.

Cada módulo é desenvolvido em reuniões com um grupo formado por dois participantes de cada empresa rural (empresários e membros da família ou trabalhador).

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A cada reunião, os participantes são preparados para conduzir uma determinada etapa da implantação dos 5 S’s da qualidade em suas empresas rurais.

“Este programa existe há 17 anos e está sendo trazido pela Cooperalfa para seus associados. Mostramos como a empresa pode desenvolver valores e como fazer a gestão dessa empresa. Com isso, queremos que os empresários rurais consigam visualizar melhor a empresa e que isso venha melhorar a qualidade de vida deles”, explicou Lara.

“Este é um programa da Cooperalfa muito importante para a formação profissional e capacitação dos agricultores familiares, preparando eles para produzir com sustentabilidade econômica, social e ambiental e acima de tudo, gerando uma melhora na qualidade de vida para essas famílias”.

Para estar capacitado para a implantação de cada uma das etapas, o empresário rural é orientado sobre o passo a passo das tarefas de implantação, recebendo, além de textos de apoio, a orientação do consultor do SEBRAE na própria propriedade rural.

“Vocês não são proprietários rurais, vocês são empreendedores rurais, suas propriedades são empresas. E a empresa tem que ser organizada para ter lucro. É uma oportunidade de o agricultor ter conhecimento de aperfeiçoar a sua propriedade. Esse programa já foi oferecido aos produtores rurais antes e está de volta este ano”, falou Anízio.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Maior café do mundo usa 300 kg de pó e água de caminhão pipa; é brasileiro

O maior café do mundo tem dono e é brasileiro. Vem de Brejetuba, interior do Espírito Santo. A cidade é conhecida como a “Capital Estadual do Café Arábica”. Para o preparo da bebida, são necessários mais de 300 quilos de pó de café e 4 mil litros de água quente, bombeados por um cano de […]

Máquinas iniciam trabalhos emergenciais no morro do Dona Mercedes em União da Vitória

O investimento do Governo do Estado é de R$ 31.608.111,24 e se trata de mais uma conquista que vem por meio do trabalho incansável do deputado Hussein Bakri As máquinas e trabalhadores da empresa Engemass já estão mobilizados no morro do Dona Mercedes em União da Vitória. A obra que se inicia nesta quarta-feira, dia […]

Inaugurado primeiro frigorífico de coelhos do Planalto Norte Catarinense

O Planalto Norte saiu na frente e nesta sexta-feira, 12, inaugurou o primeiro frigorífico de coelhos do Estado com registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) emitido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O Frigorífico da Associação dos Pequenos Agricultores Ecológicos e Orgânicos (Apaeco) fica na Colônia […]