Rádio Colmeia

Governo do PR garante apoio à produção de Erva-Mate

junho 26
12:15 2019

Foto: Comunicação deputado Hussein Bakri

Em uma agenda articulada pelo deputado Estadual Hussein Bakri, o Governador Ratinho Junior recebeu nessa terça-feira, 25 de junho, a Diretoria do Conselho Gestor da Erva Mate do Vale do Iguaçu (Cogemate). No encontro que ocorreu no Palácio Iguaçu em Curitiba, o grupo destacou a importância do produto para o Sul do Paraná e pediu apoio do Governo do Estado nas demandas que vão fortalecer a cadeia produtiva local.

“Nasci em União da Vitória e meu pai sempre dizia que éramos a terceira economia do Paraná, mas, ao longo dos anos, perdemos espaço e infelizmente grande parte da região está hoje deprimida economicamente. Entendemos que o melhor caminho para voltar a gerar emprego e renda é fortalecendo a cadeia da erva mate por meio de uma política pública voltada ao produto”, afirmou Hussein Bakri que é Líder do Governo e representante do Sul do Estado na Assembleia Legislativa.

Criado em 25 de abril deste ano para organizar e desenvolver a cadeia produtiva da erva mate na região, o Cogemate reúne representantes das indústrias, associações dos produtores, Associação dos Municípios Sul Paraná (Amsulpar), Secretaria Estadual da Agricultura, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). No total, o grupo representa mais de 100 mil pessoas ligadas à produção local.

No encontro, foi destacado que o Vale do Iguaçu é o maior produtor de Erva-Mate sombreada do mundo, que é mais lucrativa, tem um sabor mais suave e, além disso, auxilia na preservação de espécies nativas. “A saída para desenvolver o Paraná é a industrialização dos alimentos. Vocês têm um grande produto na mão e essa organização do Cogemate facilita que o poder público possa colaborar na cadeia da erva mate ao criar um ambiente favorável a investimentos privados na região, e não podemos nos esquecer do marketing e da publicidade, por meio de estratégias que mostrem para o mundo esse diamante que é a Erva-Mate do Paraná”, disse Ratinho Junior.

O Governador declarou apoio à pauta de 12 itens nos quais o Cogemate pede apoio do Governo do Estado, a começar pela inclusão da erva mate na merenda escolar. Também foram debatidos a criação do Arranjo Produtivo Local (APL) e de leis estaduais de manejo sustentável, que amparem o cultivo do produto em meio à mata nativa; uma parceria com a Companhia Paranaense de Energia (Copel) para o plantio embaixo das redes de energia e o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas em torno da erva mate.

“Agradeço ao Governador e ao deputado Hussein pela oportunidade de termos vindo aqui expor o nosso trabalho. Nossa missão é buscar parcerias com o poder público para inovar, trazer desenvolvimento e organizar o setor, já que a erva mate está passando por um momento espetacular. O exterior está conhecendo a erva mate do Paraná e é uma oportunidade ímpar de levarmos desenvolvimento a todo o Sul do Paraná”, comemorou Naldo Vaz, Presidente do Cogemate.

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há nenhum comentário no momento, você quer adicionar um?

Escrever comentário

Escrever comentário

Calendário

dezembro 2019
D S T Q Q S S
« nov    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Últimos Cometários

lindas casas muito bem construidas parabens a todos os que estao trabalhando nessa obra,ao nosso...

Parabéns pelo artigo,adorei!...

mas entao, eu vou falar este leve comentario. de inicio te digo parabens pelo excelente...

Colméia no Facebook