Grupo de Fraiburgo conhece trabalho na agricultura de Porto União » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Grupo de Fraiburgo conhece trabalho na agricultura de Porto União


14 de abril de 2014

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Um grupo de produtores de Fraiburgo esteve em Porto União na sexta-feira, 11, para conhecer o sistema de produção de queijo artesanal e criações bovinas e suínas.

Na parte da manhã, acompanhado do secretário de Agricultura, Roberto Bonfleur, e pelo Engenheiro Agrônomo da secretaria,Paulo Cesar Hickmann Potaczinski, o grupo conheceu o sistema da feira, que acontece atrás do Terminal Urbano de Porto União. No período da tarde, o grupo foi para o interior onde conheceu as queijarias e produtores de vinhos e sucos. As propriedades de Ulisses Scolaro, Caetano e Zely Scolaro, Queijaria do Cerne da família Freisleben e a queijaria de Mário Orth foram visitadas pelo grupo.

“Recebemos uma comissão de Fraiburgo para conhecer em especial o desenvolvimento da feira e a produção de queijo artesanal. Já vem de vários anos que temos um crescimento muito importante com a criação das casas de queijo, orientado pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Somente em 2013 mais de 12 toneladas de queijos foram fabricadas no município. O grupo também conheceu as diversidades fabricadas pelos nossos agricultores como vinhos, sucos e doces”, disse. Em parceria com a Epagri através do auxílio técnico do Engenheiro Agrônomo Daniel Dalgallo, a Prefeitura auxilia na estruturação das propriedades dos agricultores.

Para o Engenheiro Agrônomo da secretaria de Agricultura de Fraiburgo, Sighard Seidel, a visita possibilitou aos produtores conhecerem como são feitos e como funciona a agroindústria artesanal de queijos e como é realizada a feira livre municipal. “O que ficou bastante registrado nessa oportunidade é que a tradição forte de Porto União contribui de forma significativa. Conhecendo in loco, podemos usar esses exemplos para os agricultores do nosso município. Não temos como repassar com curso de capacitação o que vimos hoje. Somente com essa vivência do agricultor é possível aprender. Por isso essa integração”, explicou.

O prefeito Anízio de Souza foi até a feira realizada atrás do Terminal Urbano e conversou com o grupo. “Isto mostra que estamos no caminho certo, pois estamos sendo exemplo para outras cidades. Fico feliz em saber disso e estamos cada vez mais, dando oportunidade ao nosso agricultor crescer e produzir mais”, exaltou o prefeito.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Maior café do mundo usa 300 kg de pó e água de caminhão pipa; é brasileiro

O maior café do mundo tem dono e é brasileiro. Vem de Brejetuba, interior do Espírito Santo. A cidade é conhecida como a “Capital Estadual do Café Arábica”. Para o preparo da bebida, são necessários mais de 300 quilos de pó de café e 4 mil litros de água quente, bombeados por um cano de […]

Máquinas iniciam trabalhos emergenciais no morro do Dona Mercedes em União da Vitória

O investimento do Governo do Estado é de R$ 31.608.111,24 e se trata de mais uma conquista que vem por meio do trabalho incansável do deputado Hussein Bakri As máquinas e trabalhadores da empresa Engemass já estão mobilizados no morro do Dona Mercedes em União da Vitória. A obra que se inicia nesta quarta-feira, dia […]

Inaugurado primeiro frigorífico de coelhos do Planalto Norte Catarinense

O Planalto Norte saiu na frente e nesta sexta-feira, 12, inaugurou o primeiro frigorífico de coelhos do Estado com registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) emitido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O Frigorífico da Associação dos Pequenos Agricultores Ecológicos e Orgânicos (Apaeco) fica na Colônia […]