Rádio Colmeia

História do Hotel Iguassu, faz parte dos 100 de PU

abril 27
21:29 2017

Na noite dessa quinta-feira, 27 de abril, a Secretária Municipal de Cultura, da cidade de Porto União, realizou a 4° edição do projeto “Avós com Voz”, que faz um resgate dos 100 anos da cidade portuniense. O convidado da noite foi o senhor Mário Ouvoisin. 

Foto: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Dando continuidade as ações dos 100 anos, da cidade de Porto União, que será comemorada no dia 5 de setembro de 2017, a Secretaria Municipal de Cultura do município, realizou na noite dessa quinta-feira, 27, mais uma edição do projeto “Avós com Voz”, que faz um resgate da história da cidade.

Com a edição dessa noite já foram realizadas quarta encontros, que teve como temas o Carnaval em Porto União, a Estrada de Ferro, o relato sobre a primeira empresa Ford no Estado de Santa Catarina, que foi no centro da cidade e na noite dessa quinta, o surgimento do Hotel Iguassu, no relato do senhor Mário Ouvoisin.

O evento foi feito na Casa Cultural Aníbal Khury (Castelinho), que recebeu amigos e personalidades que admiram a história é cultura de sua terra.

Para dar início à programação da noite o vice-prefeito de Porto União, Percy Storck, deu as boas vindas a todos e destacou o espaço do Castelinho, que faz parte da história do município e em seguida afirmou que é um prazer poder ouvir do senhor Mário a História do Hotel Iguassu, que foi o primeiro hotel da cidade.

Quem chegava ao espaço cultural, poderia fazer uma visita a primeira sala, aonde foi postado cinco imagens da história da Família Ouvoisin e no cenário principal mais fotografias. “Hoje para fazer este relato da Família Ouvoisin, como de todas as imagens e do sucesso que foi o Hotel Iguassu, fiz várias pesquisas em livros em Porto União e União da Vitória, como também várias viagens e até em cemitério, para contar bem certo estes acontecimentos”, destacou Mário.

Em entrevista para a Rádio Colmeia, o convidado especial da noite contou um pouco do trabalho feito de garimpo dessa história e do seu trabalho como funcionário do antigo Banco do Estado de Santa Catarina (Besc).

 

 

A comunidade presente no encontro “Avós com Voz”, também participaram no evento fazendo relatos de valorização e da importância do Hotel Iguassu, na cidade de Porto União, como também de como era o local, como também a presença de um bar ao lado do empreendimento e ao fundo do estabelecimento de bebidas tinha um rádio, que trazia a boa música como as notícias da época no Brasil, no mundo em destaque da Alemanha.

Ao fim do evento o senhor Mário Ouvoisin, recebeu da equipe da Secretaria Municipal de Cultura de Porto União, um certificado de participação no evento dos 100 anos da cidade de Porto União.

 

Fotos: Marciel Borges/ Rádio Colmeia

Sobre o Autor

marciel

marciel

Marciel Borges é jornalista graduado pelo Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), onde atualmente faz pós-graduação em MBA Gestão de Produção Criativa em Comunicação. Marciel atuou em emissoras de rádio Comunitária da região e na área da internet, onde pode adquirir conhecimento. No ano de 2012, realizou o seu trabalho de conclusão de Curso (TCC) contanto a História da Rádio Colmeia, sendo convidado para fazer parte do jornalismo digital da emissora.

Artigos Relacionados

0 Comentários

Ainda não há comentários!

Não há nenhum comentário no momento, você quer adicionar um?

Escrever comentário

Escrever comentário

Calendário

julho 2017
DSTQQSS
« jun  
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031 

Últimos Cometários

Parabéns mais uma vez pelo trabalho jornalístico....

Muito bom esse encontros sobre a agricultura....

Que bom , mas deveriam asfalta de cruz machado a foz do areia para melhorar...

Colméia no Facebook