IAP divulga laudo de morte de peixes no Sul do Paraná

Escute a rádio

IAP divulga laudo de morte de peixes no Sul do Paraná


13 de janeiro de 2017

Nesta quarta-feira, 11 de janeiro, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), divulgou oficialmente o laudo das mortes de vários peixes na represa de Foz do Areia, no Sul do Paraná. Segundo o IAP, o motivo da morte dos peixes da espécie Dourada foi o clima da água na região.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulgou oficialmente o laudo das mortes de vários peixes da espécie Dourado na região Sul do Paraná, na área que corresponde a Represa de Foz do Areia. Segundo o laudo, a morte foi por causa do ambiente deferente da qual o Dourado é acostumado a viver.

Em entrevista para a reportagem da Rádio Colmeia, o chefe do o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) de União da Vitória, Andre Aleixo, a nossa região está tentando trazer outras espécies de peixes como o Dourado, mas com o período da Piracema e com a mudança da temperatura da água que em algumas horas ficam quentes, e outras como na nascente é um pouco mais fria, o peixe está tendo dificuldade para sobreviver e com isso, sofre uma pressão.

Ainda segundo o chefe do (IAP) de União da Vitória, não é somente a espécie do Dourado que pode sofrer com a mudança fora do seu habitat natural, mas podem acontecer várias mortes com outras espécies. O IAP está acompanhando e fica a orientação que ninguém pegue nestes peixes mortos e leves os para casa. É proibido seu consumo.

Com a palavra o chefe do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), de União da Vitória, Andre Aleixo, fala do laudo.

 

 

Piracema:

 

A piracema é um fenômeno que ocorre com diversas espécies de peixes ao redor do mundo. A palavra vem do tupi e significa “subida do peixe”. O processo recebe esse nome porque todos os anos eles nadam rio acima para realizar a desova.

Durante a piracema, os peixes nadam contra a correnteza. Esse processo é extremamente importante para o sucesso reprodutivo, uma vez que o esforço físico aumenta e a produção de hormônios causa a queima de gordura. Os testículos dos peixes machos nesse período aumentam de tamanho, ficando repletos de sêmen.

 

 

Multa:

 

A pessoa que for flagrada pescando em desacordo com as restrições determinadas pela portaria será enquadrada na lei de crimes ambientais.
A multa é de aproximadamente R$ 700,00 por pescador e mais de R$ 20,00 por quilo de peixe pescado. Além disso, o produto da pesca e materiais como varas, redes e embarcações poderá ser apreendido pelos fiscais.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

4 respostas para “IAP divulga laudo de morte de peixes no Sul do Paraná”

  1. Marlon disse:

    Não concordo. Já passou o período de adaptação, apenas bem sensivel a micropoluentes.

  2. Marlon disse:

    NÃO CONCORDO. Já passou pelo período de adaptação .

  3. Sidnei disse:

    Não concordo, se for ver bem o que mais acaba com as espécies, não é nem mesmo a pesca predatória, e sim a falta de limites que hj nem existem, por causa de vários poluentes nos rios..
    Quando o governo realmente se incomodar provavelmente já vai ser tarde e o rio Iguaçu vai virar um esgoto como o Tietê.

  4. joão disse:

    Mentira absurda, foi a copel que jogou veneno

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Paraná Bom de Bola começa nesta sexta e abre o calendário de jogos oficiais do Paraná

Começa nesta sexta-feira (26) a fase regional da 4ª edição do Paraná Bom de Bola, evento que abre o calendário 2024 dos Jogos Oficiais organizados pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Esporte (SEES). A partir deste fim de semana, têm início as competições que ocorrem ao longo do ano: Jogos de Aventura […]

Com apoio de cão, PM apreende 2 toneladas de maconha em caminhão em Iguaraçu

Uma operação conduzida por policiais militares do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) resultou na apreensão de um caminhão que transportava arroz carregado também com drogas na cidade de Iguaraçu, na terça-feira (23). Os militares realizavam abordagens de rotina na rodovia quando abordaram esse veículo e um cão de faro indicou a presença de ilícitos. Foram […]

Governador Jorginho Mello anuncia data para início da dragagem do Rio Itajaí-Açu para mitigar enchentes no Vale

O governador Jorginho Mello anunciou na manhã desta segunda-feira, 22, a data para o início da tão aguardada dragagem do rio Itajaí-Açu, no Alto Vale de Santa Catarina. A medida é crucial para minimizar os impactos das enchentes na região que é uma das mais atingidas por cheias no estado e de forma recorrente. Um […]